Descubra quais religiões que não comemoram a Páscoa

A Páscoa em 2020 será celebrada no dia 12 de abril por muitas religiões que se denominam cristãs, mas existem diversas outras que não comemoram esta data ou para as quais ela não representa a ressurreição de Jesus Cristo. Você sabe quais são elas? Vamos te contar!
Religiões que não celebram a Páscoa
No Judaísmo existe uma festa que acontece no mesmo período da Páscoa, mas ela carrega outro nome e outro significado. A Pessach ou “Festa da Libertação” é uma celebração do povo judeu da sua libertação da escravidão do Egito, remetendo assim a fatos que ocorreram a mais de três mil anos.
Na noite da celebração Pessach, as casas de famílias judias devem estar limpas e arrumadas. Além disso, é proibido o consumo de alimentos fermentados e um dia antes da Festa da Libertação, a família deve jejuar em homenagem aos primogênitos que não foram atingidos pela última das pragas egípcias.
Já para os que seguem a religião das testemunhas de Jeová, a Páscoa é uma data importante, mas não se fazem comemorações especiais para celebrá-la. Há quem diga que isso se dá porque eles acreditam que a atual celebração da Páscoa não se baseia na Bíblia, e que Jesus Cristo teria dito que se deveria celebrar sua morte e não sua ressureição, de acordo com a mensagem de Lucas 22:19,20.
Entre as religiões que não celebram a Páscoa também encontramos o budismo. Isso acontece porque a religião tem suas próprias festas e as que mais são comemoradas são aquelas que fazem menção ao nascimento de Buda.
Já no Islamismo a Páscoa também não é celebrada, pois para eles a data mais importante do ano é o Ramadã. No período os muçulmanos fazem um mês de jejum e celebram a primeira revelação feita por Deus a Maomé e também a peregrinação até Meca.
Clique aqui: Descubra as religiões que não comemoram o Natal
No cristianismo
Para o cristianismo, a Páscoa significa a ressurreição de Jesus Cristo. Ela é uma data que representa a passagem da morte para a vida, lembrando a libertação do povo do Egito rumo à terra prometida.
Como tradição, ela passa uma mensagem de que a paz e a renovação são as coisas mais importantes. É a comemoração da vitória sobre a morte para os cristãos.
Clique aqui: Religiões que não comemoram aniversário
Símbolos da Páscoa
Existem diversos símbolos litúrgicos que são adotados pelos católicos durante a Páscoa. Separamos aqui os principais:
- Coelho: O coelho de Páscoa representa a fertilidade e a esperança de uma nova vida
- Círio Pascal: O círio pascal é uma vela que representa a luz de Jesus Cristo e é usada durante o período pascal
- Água: A água é abençoada
- Ovos de Páscoa: A imagem dos ovos de chocolate ou ovos de Páscoa é uma tradição milenar. Era comum, nos tempos antigos, que as pessoas pintassem os ovos de galinha ocos com cores bem alegres, pois o ovo é um símbolo de nascimento. Entre algumas culturas, como a alemã, por exemplo, esta prática ocorre ainda nos dias de hoje. Em colônias alemãs, no sul do Brasil, encontram-se diversas famílias que pintam os ovos e os recheiam com amendoins ou doces para distribuir entre os entes queridos.
- Vestes roxas: Durante o período de Páscoa, se você for a uma Igreja, encontrará o padre usando vestes de cores roxa, que significam a penitência. Eles utilizam estas cores desde o início da Quaresma, na quarta-feira de cinzas, até o sábado que antecede o Domingo de Ramos.
- Vestes vermelhas: No Domingo de Ramos os padres utilizam a cor vermelha, que simboliza o martírio.
- Vestes brancas ou douradas: No Domingo de Páscoa, para expressar a alergia e vitória, o renascimento de Cristo, os párocos utilizam vestes brancas ou douradas.
Saiba mais :