Mudança de carreira: por onde começar esse passo tão importante?
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
O primeiro passo é montar uma estratégia, pois mudar de carreira vai além de uma simples vontade
Nicole Cantagallo, de AnaMaria Digital
A rotina profissional do então despachante operacional de voo Thiago Alencar, de 37 anos, envolvia, basicamente, decidir qual caminho o avião iria percorrer, entre outras funções. Mas ele sentia que faltava algo: “Por trabalhar com regulamentação aeronáutica, comecei a me interessar um pouco mais por pelo mundo das leis. Ainda sem nível superior, parti para a faculdade de Direito em 2011”, conta.
Se, assim como Thiago, você já sentiu vontade de trocar de área profissional, saiba que é possível realizar esta grande mudança de vida seguindo algumas orientações, que separamos para você!
SEJA ESTRATÉGICO
O primeiro passo é montar uma estratégia, pois mudar de carreira vai além de uma simples vontade, requerendo uma série de questões a serem pensadas. Para auxiliar na decisão, Simone Castro, que é mentora em Gestão de Carreiras, recomenda o exercício dos Prós e Contras. Basicamente, a ideia é que você liste 10 vantagens e 10 desvantagens em mudar de área profissional. O resultado fornecerá mais segurança e consciência visual da escolha, garante ela.
Também é importante ter um motivo para mudar o rumo profissional e, então, planejar os processos de adaptação para outra área. Nesta fase do processo, Madalena Feliciano, que é CEO da Outliners Careers, recomenda a prática do autoconhecimento, que é conhecer os próprios talentos e valores. Mais importante do que isso, você precisa encontrar uma atividade que te dê prazer em realizar, a ponto de ser feita até de graça.
Mesmo seguindo esses passos, é natural que ainda existam algumas inseguranças. Madalena ressalta que o medo faz parte do processo: “E geralmente, interfere nos desejos de cada um. Assim, precisamos pensar no que queremos para a vida, e sobre qual o motivo de deixar o medo te impedir de realizar esse seu desejo”, explica.
ESTOU DISPOSTO E AGORA?
O processo pode demorar um pouco. Thiago, por exemplo, cursou Direito durante cinco anos para conseguir se graduar. E, apenas dois anos após sua formação, foi que prestou a prova da OAB. A boa notícia é que você pode não precisar, necessariamente, de uma nova faculdade.
Segundo Madalena, uma nova graduação é apenas um dos caminhos, mas também é possível fazer diversos cursos livres, especialmente na internet, que vão ajudar no seu processo de transição de carreira. Já a recrutadora Simone Castro também sugere pós-graduações, que são bem direcionadas, têm um custo menor e levam menos tempo.
O hoje advogado confessa que a rotina de conciliar estudos e trabalho foi um dos maiores desafios dessa transição de carreira. Thiago lembra que tinha apenas três horas de sono por dia, o que quase o fez deixar o sonho de lado no terceiro ano da faculdade. “Foi nesse momento em que eu procurei ajuda psicológica e era como um pilar, um profissional que pudesse me manter ali na sanidade, algo que a privação do sono tira”, conta.
Madalena reforça a importância desse apoio, especialmente das pessoas próximas. Entretanto, na falta deste, se ater ao foco no objetivo e na busca por recursos são essenciais para um bom resultado. Apesar disso, a gestora de carreiras ressalta: “Um bom acompanhamento profissional fará toda diferença”. Ele conseguiu abrir o próprio escritório em 2018, momento em que deixou a antiga empresa, após 13 anos de serviços prestados.
VALEU A PENA?
Thiago garante estar feliz da vida com a nova perspectiva profissional. Para ele, o segredo da mudança ter sido um sucesso está em se planejar, inclusive financeiramente. “Ajuda muito para que o sonho da vida profissional não se torne um pesadelo”, avalia.
Madalena Feliciano também recomenda a execução de planos e aconselha: “Avalie se seus medos são reais ou imaginários, conversem com outras pessoas, planeje e acima de tudo aja.” Já Simone Castro ressalta a importância de um mentor para um futuro de sucesso. “É alguém que já viveu algo que você busca -ou que está vivendo- e, com isso, consegue facilitar seu caminho e fazer você usar seu discernimento com destreza”. Por fim, se você está atrás de uma “receita de bolo” para fazer essa transição, o passo a passo pede dedicação, pesquisa e estratégia, para uma transição segura, eficaz e saudável.
Leia também:
- 10 orientações astrais para conseguir um novo emprego
- Ritual para conquistar riquezas e sucesso profissional
- Profissão de cada signo: qual carreira mais combina com você?