Marte e o nosso Poder de Ação
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Por Tiná Silva
Instagram: Casa Astrológica
Na Astrologia Marte faz parte dos planetas pessoais, assim como Vênus e Mercúrio, já o Sol e Lua por estarem mais próximos da Terra e serem facilmente vistos, são chamados de luminares. Esses cinco astros são associados a características individuais. Enquanto Júpiter e Saturno são considerados planetas sociais, pois se relacionam com os contextos sociais e relacionais no Mapa Astral. Já Urano, Netuno e Plutão, pertencem aos chamados planetas geracionais, pois tratam de características de uma geração.
De maneira geral Marte no Mapa Astral está relacionado:
- A ação pessoal, o impulso, dinamismo, força, coragem.
- Independência, autonomia, iniciativa, decisão, capacidade de empreender, conquistas.
- Atitude, audácia, vitória, afirmação, posicionamento, objetividade, assertividade, “direto ao ponto.”
- Vigor, ânimo, vitalidade, expressão de desejo, paixão, libido.
- Competição, esportes.
- Disputas, guerras. Marte na mitologia grega está relacionado aos deuses da guerra, força e luta, o guerreiro intrépido.
- Febre, queimaduras, acidentes.
- Também se relaciona com o masculino e isso não tem a ver com gênero, mas com a energia de polaridade, todos nós temos o feminino e o masculino internos, como bem explica os termos yin yang pelas filosofias orientais, assim como Vênus está associado a polaridade feminina, energia yin e Marte yang.
Algumas características desarmônicas: competitividade nociva, violência, brigas, agressividade, belicosidade, imprudência, raiva, ódio, impaciência, impulsividade.
Marte é regente dos signos: áries e escorpião. Cada signo possui um planeta regente, ou seja, um planeta cuja natureza se relaciona com a natureza de determinado signo, há uma conexão.
O signo para onde o planeta Marte está direcionado
Ou seja, a divisão do céu a partir do ponto de vista da Terra, para onde Marte se direcionava no momento de nascimento. De modo geral, o signo na posição de Marte apresenta a maneira comportamental de, por exemplo: o modo como agimos impulsivamente, nossa maneira de conquistar o que desejamos, nosso ímpeto de ação direcionada, a maneira de tomar iniciativas e como nos destacamos por nossas atitudes.
Por exemplo:
– Marte em signos de ar, gêmeos, libra e aquário pode pensar muito antes de agir, o ponto de atenção aqui seria o cuidado de não ficar só no plano das ideias.
– Marte em signos de água, câncer, escorpião e peixes pode considerar muito os outros antes de tomar qualquer atitude, o cuidado aqui seria de ficar inseguro pelo que os outros podem achar de suas atitudes ou se auto anular.
– Marte em signos de fogo, áries, leão e sagitário, nestes signos a ação fica mais direcionada, impulsionada, energética, favorecendo o dinamismo e velocidade para tomar atitudes.
– Marte em signos de terra, touro, virgem e capricórnio, a tomada de ação nestes signos pode ser muito bem planejada, segura, com foco e determinação.
A casa para onde Marte está direcionado
Ou seja, a divisão do céu a partir do ponto de vista da Terra, para onde Marte se direcionava no momento de nascimento. De maneira geral, apresenta em quais setores de vida podemos, por exemplo: ser mais dominante, independentes, assertivos ou ter muitas atividades, mais dinamismo em determinado setor. Marte na casa 4 por exemplo, que é uma casa que está associada a família, a pessoa pode ser bastante ativa junto a seus familiares, ser pioneira em algo na família, mas também deve tomar cuidado com brigas constantes nessas relações.
Há muitas outras análises a serem consideradas
Como o planeta regente da casa onde Marte está direcionado, seus aspectos harmônicos ou desarmônicos entre outras informações que irão agregar e fazer diferença na interpretação… por isso a importância de compreendermos que cada Mapa é único, mas para tal precisa ser levado em conta essas, outras análises e o contexto individual.
Todos temos um poder de ação e podemos direcioná-lo, que possamos cada vez mais empreendermos ações a favor do amor, da consciência coletiva e do autoconhecimento, pois quanto mais nos autoconhecemos, mais desenvolvemos o discernimento das melhores ações a serem tomadas.
Veja também:
- Mercúrio, o planeta regente de 2022: confira as previsões e trânsitos para este ano
- Arcano regente de 2022: Os Enamorados age, vibra, integra e conecta
- Fases da Lua 2022 — Calendário, tendências e previsões para o seu ano