A Grande Mutação de 2021 — A conjunção Júpiter e Saturno em Aquário


Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Desde os primórdios da humanidade os astrólogos estudam as correspondências ao observarem os acontecimentos mundanos, ao mesmo tempo em que os macro-ciclos cósmicos planetários.
Há diversos ciclos acontecendo ao mesmo tempo, e dentro das grandes eras cósmicas e históricas, ocorrem microciclos e etapas, que correspondem às mudanças de paradigmas conhecidos muitas vezes como “ordem mundial”.
Isto não acontece em apenas um dia exato, e este artigo segue a linha de pensamento que considera áreas de transição entre uma era e outra, sendo isto, em correspondência à realidade histórica e antropológica.
Dia 21 de dezembro ocorre a conjunção de Saturno e Júpiter a 0 graus e 19´de Aquário, no zodíaco tropical. O que é diferente em outros sistemas de astrologias.
A conjunção entre estes dois astros ocorre a cada 20 anos, porém, o ciclo completo em que as conjunções passam pelos 4 elementos, ocorre a cada 800 anos.
E por isso, é uma das principais referências astrológicas para as tendências dos acontecimentos históricos, políticos, econômicos e sociais mundiais.
Como o próximo ciclo em torno de 240 anos ocorrerá no elemento ar, isto muda os paradigmas de referência em valores e as energias que conduzem a humanidade, em que os significados simbólicos dos signos Gêmeos, Libra, e Aquário, serão enfatizados.
Ao associarmos com a história, o último período em que ocorreu ênfase no elemento terra, nos últimos 240 anos, ocorreu forte valor aos recursos materiais.
A política demonstrou-se territorial, financeira, e profundamente associada com a revolução industrial. Vivemos agora, portanto, um momento em que as estruturas e valores entraram em colapso.
A crise despertada pela pandemia do covid revelou os limites do urbanismo, e da incapacidade das estruturas das cidades lidarem com emergências em seus serviços. E todas as instâncias econômicas e políticas estão sendo colocadas à prova.
A invenção da Imprensa no século XV
O último período em que vigorou a ênfase no elemento ar ocorreu próximo ao período em que mudaram os paradigmas, por meio do avanço das ideias no período renascentista.
Uma das maiores revoluções ocorridas na história da comunicação e informação, escrita e leitura, foi a invenção da Imprensa. Por Johann Gutenberg no século XV. Um elemento fundamental dos signos de ar.
Antes da invenção da tipografia, o conhecimento, a leitura, e a escrita estavam restritos a uma pequena elite de escribas. “Um monge poderia passar a vida toda para compor um ou dois livros”, segundo o exemplo citado na obra A História do Esoterismo Mundial de Levenberger.
Após a invenção, houve um crescimento constante de expansão da comunicação e escrita. Entre as consequências mais fortes, ocorreu a reforma protestante, e a partir desta, o início da ruína da ordem de poder centrada anteriormente na Igreja.
O que permitiu a revolução mental e a formação mais próxima do que são os países hoje.
Alguns presságios na transição de Eras
O ciclo atual de transição pelo qual estamos passando amargamente se conclui por etapas, sendo que a primeira quando Júpiter e Saturno iniciarem em Aquário, dia 21 de dezembro.
Vimos que as energias de muitos ciclos acontecem ao mesmo tempo, porém, a energia tensa do stellium (conjunto de astros) de Capricórnio como ápice em 2020 concluiu-se.
No início de 2021 teremos alguns momentos de rupturas e instabilidades devido à quadratura de astros nos signos de Touro, por força de Marte em conjunção a Urano.
O ano de 2021 terá a regência de Vênus e isso trará força para as energias de diplomacia, anseios de partilha, trocas emocionais e financeiras, e busca de conforto e harmonia.
Vênus fará um aspecto de conjunção superior ao Sol em Áries trará Vênus Vésper. Um momento de maior sabedoria e maturidade nos sentimentos e nas relações, a partir de 26 de março.
E em abril Vênus fará conjunção a Touro trazendo oportunidades extraordinárias de viradas no amor e no financeiro.
Mais a longo prazo, a energia de Júpiter em Peixes a partir de 2022 será predominante, ao abrir oportunidades para maior abundância, generosidade e paz. Principalmente quando fizer aspectos com Urano e Plutão.
Os anos de 2023 e 2024 terão forte tendência à estabilização. A partir de 2025, Saturno e Netuno em Áries iniciam o novo ciclo em sextil a Plutão em Aquário, e a Urano em Gêmeos. O que será uma etapa realmente evidente de mais um avanço para a Era de Aquário.
A Energia do Final do Ano: a turbulência de transição no Mapa do Eclipse
Uma das linhas de pesquisa de estudos sobre as projeções na astrologia tradicional, considera o estudo do Mapa Astral do Eclipse mais próximo a uma grande conjunção, para o estudo de seus possíveis efeitos.
O Mapa precisaria ser feito com o horário da região onde o Eclipse será visto. Senão vejamos, o Mapa do Momento do Eclipse do dia 14/12/2020, a considerar para vias gerais de estudos, sem considerarmos o horário, mas apenas o céu do momento.
Os efeitos de um Eclipse são reais nas regiões onde possam ser vistos. E na vida pessoal das pessoas são significativos àquelas que estiverem conscientes e perceberem as energias à sua volta.
Temos em destaque a conjunção do Sol e Mercúrio, no contexto da Lunação de Sagitário, por ocasião da Lua Nova. E o Eclipse Solar.
Os astros próximos a 23 graus de Sagitário estão em quadratura separativa a Netuno em 18 graus de Peixes. Indicando a finalização do ciclo, dentro dos próximos dois meses.
A quadratura, ou seja, o cabo de tensão entre as energias de Sagitário e de Peixes, moduladas por estes astros, vão trazer situações no setor do mapa onde o nativo tenha estes signos e se tiver algum astro ou ângulo próximo a este grau.
Será um momento de “saideira” com alguns acontecimentos caóticos para o final do ano mais difícil de nossas vidas.
São ambos signos mutáveis que revelam instabilidade, dispersão, e sendo que co-regidos por Júpiter tem os efeitos ampliados, e sendo co-regidos por Netuno aumentam o poder da imaginação, muitas vezes sem ligação com a realidade.
Isto pode elevar a expectativa otimista de forma que possa aumentar também a frustração, quando a realidade não acontecer conforme o imaginado. No lado pessimista, pode ampliar os pensamentos negativos e autodestrutivos, mesmo que o problema não seja grave.
Por isso é imperativo que se busque apoio de profissionais de psicologia, e médicos. Assim como, no conhecimento de métodos e práticas de alívio e neutralização da ansiedade.
Faça de tudo para sintonizar-se com a natureza, invista no silêncio. Procure pisar no jardim. Tome Sol. Medite no sentido mais profundo de esvaziar os pensamentos.
Quando esvaziamos os pensamentos, damos chance para que nossos corpos mentais sejam renovados, e entrem em equilíbrio com o corpo físico. Quando deixamos as emoções fluírem, podemos purificar nossos sentimentos.
Diga palavras de acolhimento e calma para si mesmo, como se você fosse o próprio filho. E espere a “tempestade energética” passar.
Não é recomendável resolver definitivamente ou tomar decisões neste momento, se possível adiar. Se não puder adiar, tome decisões parciais e temporárias.
Marte a 20 graus de Marte está em trígono ao Sol, Lua e Mercúrio em Sagitário. O que potencializa o potencial explosivo e impulsivo da configuração.
Ainda mais porque faz quadratura com Plutão, Saturno e Júpiter nos últimos instantes de Capricórnio. Vênus a 27 graus de Escorpião faz sextil.
Marte em quadratura com Plutão até o dia 23 de dezembro poderá trazer alto índice de frustração a quem investir em desejos e busca imediata de conquistas.
Melhor canalizar a intensidade de energia para esportes moderados, caminhadas, e atividades práticas seguras. Muito cuidado com acidentes, minimize os riscos.
Um dos aspectos mais estabilizadores acontecerá pela força de Vênus em Escorpião em sextil com Plutão, enfatizando o poder de regeneração e controle das emoções.
Desde que não se alimente obsessões e compulsões emocionais.
Infelizmente, esta configuração astrológica significa o potencial destrutivo e caótico no contexto da pandemia. E os efeitos poderão durar até março de 2021.
Se puder tomar as medidas de precaução e evitar contatos e aglomerações nas festas de fim de ano, poderá ajudar a salvar vidas.
Neste final de ano, a mais nobre manifestação será espiritualista. Em gratidão profunda pela vida. E com a máxima responsabilidade possível com a sociedade e ao próximo, e claro, com si mesmo.
A energia do próximo ciclo começará realmente por ocasião do início do ano novo astrológico, após o equinócio de março. Quando coincide com o final dos efeitos desta Lunação e Eclipse.
Com amor ao conhecimento e profunda gratidão,
Bibliografia consultada para este artigo, para quem quiser aprofundar os estudos!
Dane Rudhyar. Astrologia da Personalidade. Editora Pensamento. 10ª edição. 1985.
Hans-Dieter Leuenberger. História do Esoterismo Mundial. Editora Pensamento.
Saiba mais :