Conheça o glossário do Feng Shui
Para entender e aplicar o Feng Shui, é preciso compreender os termos que compõem o vocabulário dessa técnica de harmonização de ambientes. Veja no artigo a explicação dos principais conceitos desta técnica milenar chinesa explicados de maneira simples e prática. Descubra os principais termos do Glossário do Feng Shui.
Glossário do Feng Shui: Os principais termos do Feng Shui
Ambiente: Para o Feng Shui, ambiente é todo local onde circula a energia Chi e onde se pode aplicar a técnica de harmonização.
Bagua: O bagua é uma técnica utilizada no Feng Shui para mapear todas as energias do ambiente. O bagua é simbolizado por um octógono, em que cada lado é chamado de ‘guá’ e representa um aspecto importante da nossa vida:
- Família
- Amigos
- Relacionamento afetivo
- Trabalho
- Sabedoria
- Prosperidade
- Fama
- Criatividade
Cada guá representa um dos oitos trigramas do I Ching. Esse mapeamento é feito sobre a planta da casa para mapear as suas energias de modo a equilibrá-las dentro do ambiente.
Bagua de proteção: O bagua de proteção é um talismã de forma octogonal que protege os ambientes de energias negativas. Você pode encontrá-lo em lojas de produtos esotéricos.
Chen: O Chen é um dos trigramas do I Ching e simboliza o trovão.
Chi: É um dos principais pontos do Feng Shui. Chi é a energia vital, que está presente em tudo e em todos e o Feng Shui serve para harmonizar essa energia dentro dos ambientes, favorecendo a sua circulação.
Chien: É outro trigrama do I Ching, este representa o céu.
Cinco Elementos – Cinco Fases: Dentro do ciclo de mutação, o qi assume diversas propriedades diferentes. Cada fase possui uma frequência vibratória que está ligada às cores, formas, materiais e sons utilizados como cura ou remédio pelo Feng Shui.
Cura: Dentro do Feng Shui, cura é a solução de um problema energético encontrado no ambiente. Quando um mestre localiza um problema de harmonização e consegue corrigi-lo diz-se que ele realizou uma cura no ambiente.
Dragão: É um dos animais sagrados do Feng Shui e protege o lado esquerdo da casa.
Elementos: Os 5 elementos que compõe o Feng Shui são a a´gua, o fogo, a terra, o metal e a madeira.
Estrela: É o nome dado a um tipo de energia do Feng Shui, existem ao todo 9 tipos de energia estrela, que se combinam de diferentes formas nos diversos palácios
Feng Shui: É o nome da técnica que equilibra, harmoniza e propicia a circulação da energia Chi dentro de ambientes. É utilizada também para energizar ambientes. Feng significa vento e Shui significa água, que são formas de energia em movimento constante.
Fênix: É um animal sagrado do Feng Shui e representa a parte da frente da nossa casa.
Flechas invisíveis: são cantos vivos da construção que emanam energias negativas para a estrutura vizinha.
Grupo leste: é um grupo constituído por pessoas, móveis e outros objetos do ambiente que estão associados com trigrama 1=Kun, 3=Zhen, 4=Xun e o 9=Li
Grupo oeste: é o grupo oposto ao leste, constituído por pessoas, móveis e outros objetos do ambiente que estão associados com trigrama 2=Kun, 6=Qian, 7=Dui, 8=Gen.
Hexagrama: figura com seis lados, das quais surgem 64 no I Ching.
I Ching: é um oráculo, uma fonte de conhecimento.
Kan: é um dos trigramas de I Chin, que simboliza água
Ken: é um dos trigramas de I Chin, que simboliza montanha
Kun: é um dos trigramas de I Chin, que simboliza terra
Li: é um dos trigramas de I Chin, que simboliza fogo
Pa kua: é um outro nome dado para Bagua
Palácio: é o mesmo que setor, que guá.
QI: significa sopro, energia. O Qi analisado no Feng Shui é constituído da energia dos astros, da terra e dos seres que aqui habitam.
Sha (Shar Chi): é a representação da energia negativa dentro do Feng Shui.
Serpente: é um animal sagrado do Feng Shui que representa o centro do ambiente.
Setor: é um espaço de 45 graus que corresponde a uma das oito direções da Rosa dos Ventos. Em cada setor existe um elemento próprio que possui diversas estrelas fixas e temporárias.
Tai Chi: é o centro do Bagua e simboliza o equilíbrio das forças, a saúde.
Tao: é o símbolo que representa o modo de vida oriental. É aquele famoso círculo dividido ao meio por uma linha sinuosa, de um lado é preto do outro é branco. Ele representa Ying e Yang, duas forças complementares dentro do Feng Shui.
Trigrama: é um conjunto de linhas (que podem estar inteiras ou partidas) em que cada uma possui uma simbologia. Existem no total 8 trigramas (já descritos neste glossário).
Yang: é a representação da força positiva dentro do Tao. Na vida representa a luz, calor e movimento. É também representante da força masculina.
Ying: é a representação da força masculina dentro do Tao. Na vida representa a escuridão, o frio, a ausência de movimento. É também representante da força feminina.
Ying e Yang são os opostos que criam o todo, não existe um sem o outro, eles se complementam e trazem equilíbrio.
Veja também:
- Como decorar e organizar sua casa de acordo com as técnicas de Feng Shui.
- Aplicando o Feng Shui em ambientes pequenos.
- A relação entre Feng Shui e a energia vital.