O que é e como funciona um hexagrama no Feng Shui
O Feng Shui é uma antiga técnica chinesa que foi criada há mais de 4.000 anos, baseando-se nos elementos da natureza e na sua relação energética com as necessidades humanas. Segunda essa abordagem, tudo o que existe no universo, inclusive os seres humanos e a natureza, é composto por uma energia denominada Chi, a qual seria responsável por administrar, sustentar e orientar todos os seres vivos existentes.
Uma das formas encontradas pelos praticantes do Feng Shui para descobrir distúrbios e carências nestas energias, é através do uso de uma espécie de mapa octogonal, conhecido como Baguá.
Leia Também: Interpretando os significados do Baguá no Feng Shui
Os trigramas e o hexagrama Feng Shui
Um Baguá do Feng Shui é composto por oito trigramas, os quais contém um conjunto de três linhas cada uma. Tais linhas podem ser contínuas ou segmentadas, de forma que as linhas contínuas simbolizam a força masculina Yang e as linhas segmentadas simbolizam a força feminina Ying.
Estes oito trigramas são uma espécie de refinamento do Taiji, o yin e o yang, e assim apresentam um movimento constante de mutação. Representam ainda as áreas da vida humana, podendo receber também o nome de elementos, sendo eles o Céu, a Terra, o Trovão, a Água, a Montanha, a Vento, a Fogo e o Lago – veja o que significam.
O trigrama do Céu (Ch’ien), conhecido como o Criativo, é formado por três linhas yang;
O trigrama do Lago (Tui), conhecido como a Suavidade, é formado por uma linha yin sobre duas linhas yang;
O trigrama do Fogo (Li), conhecido como a Luminosidade, é formado por uma linha yin cercada por duas linhas yang;
O trigrama do Trovão (Chen), conhecido como o Incitar, é formado por uma linha yang debaixo de duas linhas yin;
O trigrama do Vento (Sun), conhecido como a Serenidade, é formado por uma linha yin debaixo de duas linhas yang;
O trigrama da Água (Kan), conhecido como o Abismo, é formado por uma linha yang cercada por duas linhas yin;
O trigrama da Montanha (Ken), conhecido como a Quietude, é formado por uma linha yang no topo de duas linhas yin;
O trigrama da Terra (Kun), conhecido como o Receptivo, é formado por Três linhas yin.
Estes trigramas quando sobrepostos, formam o que é chamado de Hexagrama Feng Shui, por reunirem seis linhas em conjunto. Dizem alguns estudiosos que eles foram reunidos pelo Rei Wen do Estado de Zhou em cerca de 1123 a.C.
Quando combinados todos os oito trigramas, é possível criar os sessenta e quatro hexagramas que pautam o oráculo no Feng Shui. Cada dois trigramas podem produzir na realidade um hexagrama estável ou dois já que possuem um caráter mutagênico e de movimento. Por esse motivo, para utilizar os Hexagramas é preciso realizar um profundo estudo da interação de dois trigramas, de seu significado, seu simbolismo e suas relações.
Veja também:
- O impacto dos elementos sobre as técnicas de Feng Shui.
- A relação entre Feng Shui e a energia vital.
- As plantas e o Feng Shui: como conciliar sua utilização em casa.