Empático: como ter empatia?
A empatia é uma palavra proveniente do grego que podemos dividir em dois morfemas, o “em” (em, dentro) e “patia” que vem de páthos (emoção, paixão). Ou seja, muitas pessoas a definem como o estado de “estar em paixão” ou de “ser em emoção”.
Empatia então é sair de nosso ponto de vista padrão e se lançar a entender o próximo. Abandonar qualquer traço de egoísmo ou egocentrismo e saber reconhecer que o próximo também tem a sua visão particular de mundo, assim como opiniões e ideias pessoais.
Mais empatia? Diminua os julgamentos
Para ser uma pessoa mais empática e preocupada com o próximo, precisamos começar pelo primeiro passo: deixar de lado o nosso eu e imaginar o que o próximo está vivendo. Isto implica um afastamento do julgar, ou seja, dizer se é verdade ou mentira não vem ao caso.
Julgar algo não ajuda ninguém, isto apenas afasta a confiança do próximo em te confiar alguns segredos. Este é o primeiro passo, procure ver o que você recebe de maneira imparcial.
Clique Aqui: Empatia: o que é?
Empatia: a retirada do “eu”
Quando falamos em apagar o nosso “eu”, não estamos falando em nos esquecermos, mas sim em ver apenas o outro, sem traços nossos de egocentrismo. Assim, quando alguém te diz alguma coisa ou opinião, o primeiro passo não é questioná-lo logo de cara, mas tentar entender melhor o que ele diz a fundo.
Por muitas vezes, esta compreensão é tão benéfica que acaba até mesmo ampliando os conhecimentos da pessoa empática.
Empatia: sem autoritarismo
Ser autoritário – o famoso “mandão” – não é condescendente com o conceito perfeito de empatia. Quando somos muito mandões, acabamos colocando todas as nossas cartas sobre as nossas ordens e esqueçamos que o outro pode não pensar assim.
Cada pessoa tem o seu ponto de vista e a empatia, por meio do contato correspondente, procura manter um respeito entre estes pontos. Nem sempre iremos concordar com o nosso próximo, mas isto não é motivo para que se cesse o diálogo, o debate é sempre importante para uma riqueza de ideias.
Clique Aqui: Empatia: as virtudes da pessoa empática
Empatia: benefícios
E, por fim, os benefícios da empatia são para ambos os lados. A pessoa empática terá o prazer de enriquecer o seu conhecimento de mundo e de humanidade pelo tato com o outro e este ganhará, por sua vez, o imenso prazer de ser entendido e compreendido. Nada é tão essencial e prazeroso, num diálogo, como a sensação de ser escutado e respeitado!
Saiba mais :