Chá de Santo Daime, a expansão da consciência e os efeitos adversos
O Chá de Santo Daime é uma bebida que é consumida pelos índios da Amazônia há milhares de anos e que se popularizou devido a seitas que incorporaram o seu consumo durante os rituais como o Santo Daime e a União do Vegetal e se propagaram por todo o país. Descubra os efeitos dessa bebida.
Os efeitos do chá de santo daime – é perigoso?
O chá de Santo Daime, ou chá de Ayahuasca, é obtido através da mistura duas plantas abundantes na floresta Amazônica e no norte do Brasil: o cipó jagube e o arbusto chacrona. O preparo deste chá demora um dia inteiro e tem aspecto concentrado e amarronzado, de sabor amargo.
O chá de Santo Daime é alucinógeno e atua em áreas do cérebro promovendo expansão da visão e da memória durante o efeito. Quando tomam o chá, os usuários relatam que têm visões místicas, sentem uma profunda conexão com o eu interior, gerando autoconhecimento.
O chá também exalta a relação com a natureza e com os seus antepassados, favorece o estado de meditação profundo, gera sensação de calma e dormência. Acredita-se que os efeitos do chá propiciam o contato com outros planos espirituais. É preciso alertar que cada pessoa reage de forma diferente ao ingerir o Santo Daime, não existe um efeito único, cada usuário relata uma experiência diferente, estes são apenas os efeitos mais comuns.
Os efeitos que pode gerar: fique atento
O poder alucinatório do chá de Santo Daime dura entre 10 minutos e uma hora e normalmente gera enjoo, ânsia de vômito, diarréia, náuseas e tontura em quem o ingere.
Por ser alucinógeno, o consumo desse chá precisa ser controlado e não pode ser feito por qualquer pessoa. Devido ao medo do desconhecido ele pode levar a situações de perda de controle e reações de pânico. Quem é pré-disposto a doenças psiquiátricas (como transtorno bipolar ou esquizofrenia, por exemplo) é desaconselhado o consumo pois ele pode levar a quadros psicóticos permanentes. Pessoas que utilizam remédios controlados também são desaconselhadas pelo falta de conhecimento em relação à interação medicamentosa. As grávidas e dependentes químicos também não devem fazer uso do chá.
O chá de Santo Daime está sendo estudado pela ciência
Após a popularização das seitas, o chá de Santo Daime despertou o interesse da ciência, que já tem analisado a dimetiltriptamina, harmina, harmalina e a tetrahidroharmina – substâncias presentes nas ervas do chá e que causam os efeitos alucinógenos e de prazer – para utilizá-los na medicina. Acredita-se que essas substâncias podem funcionar como um antidepressivo natural, já que elas aumentam as taxas de serotonina no cérebro, mas nada ainda foi comprovado e continuam em estudos.
Leia também:
- Chá de Boldo e os seu benefícios ocultos
- Chá de Hibisco: os segredos
- Receitas de Aromaterapia com óleos essenciais