O Efeito Holofote: você se sente observado o tempo todo?
Imagine a seguinte cena: você está comendo um hamburguer e sem querer o molho vaza e cai na sua blusa, manchando-a de vermelho. O problema é que você vai ter que participar de um evento com centenas de pessoas em seguida e não tem uma camisa extra para trocar. Você entra no local com a blusa manchada e tem a sensação de que todos estão olhando para você e a sua blusa suja. Você com certeza já viveu algo parecido ou consegue imaginar a situação, não?
Mas de acordo com o Efeito Holofote, você estaria errado em relação à sua imaginação de que todos estariam te notando.
O “efeito holofote” se refere à tendência de pensar que mais pessoas notam algo em você do que elas de fato notam. Dezenas de estudos em psicologia social têm apoiado este fenômeno. Em um teste, alguns estudantes foram instruídos a usar camisetas amarelas brilhantes em uma grande aula de psicologia introdutória. Em seguida, eles fizeram uma estimativa do número de pessoas na classe que eles pensavam ter notado. E como esperado, eles superestimaram muito. Isso é o que chama de Efeito Holofote.
Como explicar o Efeito Holofote?
E de onde vem o “efeito holofote”? Basicamente, ele é o resultado do egocentrismo. Todos nós somos o centro de nossos próprios universos. Isto não quer dizer que sejamos arrogantes ou nos valorizamos mais do que os outros. Ao contrário, toda nossa existência é a partir das nossas próprias experiências e perspectivas. E usamos essas experiências para avaliar o mundo ao nosso redor, incluindo as outras pessoas. Mas as outras pessoas não só não possuem o conhecimento, por exemplo, da mancha da sua camisa, mas também são o centro dos seus próprios universos e, por sua vez, estão focadas em outras coisas.
O realismo ingênuo e o viés do ponto cego também contribuem para isso. Por exemplo, as pessoas normalmente não se percebem como tendenciosas. Elas tendem a assumir que o objeto em que estão focando é algo preciso e objetivo. E isso faz com que elas acreditem que a maioria das outras pessoas também estão focando nesse objeto. Afinal, é algo preciso e objetivo em sua mente.
Combinado, isto cria uma situação em que as pessoas estão usando as suas próprias experiências e pensamentos sobre si mesmas para avaliar os pensamentos e comportamentos de outras pessoas, e superestimando o quanto as suas percepções são compartilhadas por outros e são precisas.
Clique aqui: Como afirmações pela manhã ajudam a diminuir a ansiedade
Como lidar com o Efeito Holofote?
O Efeito Holofote pode ser prejudicial se você sofrer de ansiedade social, tornando cada situação ainda mais assustadora e intimidadora. Entretanto, os sintomas de ansiedade social, incluindo o efeito holofote, podem ser tratados com profissionais especializados.
A terapia cognitiva comportamental com um terapeuta especializado em Ansiedade Social pode ajudar a pessoa a corrigir seus padrões de pensamento negativos. Alguns medicamentos, tais como antidepressivos, podem ser prescritos para ajudá-la a afastar sentimentos de pavor, desamparo e dúvida. A pessoa também pode praticar exercícios aprendidos em terapia para ajudá-la a administrar suas atividades diárias, dando-lhe mais confiança e menos sentimentos de constrangimento.
Se você sofre de Ansiedade Social e perceber os padrões do Efeito do Holofote, não hesite em buscar auxílio e descobrir o melhor tratamento para o seu caso.
Saiba mais :