Dicas para aumentar imunidade
Apesar de você estar diariamente exposto a microorganismos infecciosos, na maioria das vezes você está razoavelmente saudável, certo? Agradeça ao seu sistema imunológico, que o protege dos micróbios causadores de doenças.
Agora, vá além da gratidão para otimizar a função desse sistema e comece por adicionar uma das nossas dicas para aumentar a imunidade na sua vida.
Clique Aqui: 5 ervas ayurvédicas para aumentar a imunidade
Conheça as dicas para aumentar a imunidade:
-
Durma o suficiente e gerencie o estresse
A privação do sono e a sobrecarga de estresse aumentam o hormônio cortisol, cuja elevação prolongada suprime a função imunológica. Uma dica antiga mas bastante válida, durma de 6 a 8 horas por dia e evite o stress. Faça exercícios ou pratique o seu hobby favorito mais frequentemente para não deixar o stress subir à cabeça.
-
Evite fumaça de tabaco
O tabaco mina as defesas imunológicas básicas e aumenta o risco de bronquite e pneumonia em todos, além de infecções do ouvido médio em crianças que convivem com adultos que fumam.
-
Beba menos álcool
O consumo excessivo prejudica o sistema imunológico e aumenta a vulnerabilidade a infecções pulmonares.
-
Coma muitos vegetais, frutas, nozes e sementes
Esses alimentos fornecem ao seu corpo os nutrientes que seu sistema imunológico precisa. Estudos mostram que adultos mais velhos, ao aumentarem a ingestão de frutas e vegetais, melhoram a resposta de anticorpos.
-
Considere probióticos
Estudos indicam que os suplementos reduzem a incidência de infecções respiratórias e gastrointestinais. Produtos lácteos fermentados também demonstraram reduzir infecções respiratórias em adultos e crianças.
-
Se exponha mais ao sol (com cautela)
A luz solar desencadeia a produção de vitamina D na pele. No verão, uma exposição de 10 a 15 minutos (com protetor solar) é suficiente. Em alguns lugares, a luz solar pode ser muito fraca e poucos alimentos contêm essa vitamina. Baixos níveis de vitamina D se correlacionam com um maior risco de infecção respiratória.
-
Use bastante alho
O alho é um agente antimicrobiano de amplo espectro e reforço imunológico. Como o calor desativa o seu nutriente ativo essencial, adicione-o aos alimentos imediatamente antes de servir.
-
Coma cogumelos medicinais, como shitake
Um estudo recente mostrou que um extrato concentrado de shitake melhorava a função imunológica em mulheres, portanto, pode ser uma boa opção para adicionar à sua dieta, com moderação.
-
Tente ervas de suporte imunológico
Se você tiver infecções recorrentes, considere tomar ervas de suporte imunológico, como ginseng siberiano, ginseng asiático, ginseng americano (Panax quinquefolius) ou astragalus. É bom ter essas ervas à mão quando os vírus respiratórios sobrecarregam suas defesas.
Saiba mais :