A história mitológica da constelação de Libra


Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Libra representa a entrada no âmbito do relacionamento. Até aqui, os primeiros seis signos do zodíaco descrevem o desenvolvimento pessoal até chegar à realização no mundo material, ao vencer as necessidades físicas de sobrevivência.
Em Libra a pessoa se conscientiza do eu em relação aos outros. Em Virgem surgiu a exigência do relacionamento com a necessidade exterior, no campo do materialismo e corpo físico. No signo seguinte, a definição ocorre por meio do reflexo sobre as outras pessoas.
Signo cardinal do elemento ar, faz de seus nativos voltados para o ambiente social, adaptando-se à opinião geral apesar de apreciar discussões.
A energia simbólica de Libra se realiza na necessidade de julgamento justo, ponderando-se por um discernimento frio e diplomático. Ainda assim, pede a opinião do parceiro para decidir antes de se comprometer.
É um “tipo pensamento”, no sentido de energia mental de elemento ar, e tem a dificuldade em lidar com tendências ocultas de natureza humana, preferindo os aspectos externos mais agradáveis e estimulantes nos relacionamentos.
A sintonia com a imagem exterior das coisas agradáveis à vista confere uma espécie de requinte à sua conduta exterior.
Enquanto a antítese da impulsividade e imediatismo de Áries, Libra não se apressa, pondera, e prefere que as coisas sejam pacificamente resolvidas depois de ambos os lados da questão terem sido calmamente analisados, podendo-se chegar ao acordo a respeito do que pode ser feito.
O signo revela a necessidade humana de construir um caráter e desenvolver faculdades da mente equilibrada. O aprendizado de pesar uma coisa ou outra, para chegar ao julgamento mais imparcial possível.
Para isto, surge o desafio de encontrar os princípios da imparcialidade, da verdade, da ética, ao contrário de ter um bom comportamento que agrade para ser apreciado pelas pessoas.
Clique Aqui: Horóscopo Semanal | Libra
As deusas da justiça
O símbolo do signo de Libra surge das mãos da deusa, na constelação de Virgem. Libra é a transição dos atributos racionais para os sentimentos nascidos nos relacionamentos humanos. Sendo por isso, regido pelo astro Vênus.
A constelação de Libra é representada pela balança. O objeto aparece nas representações de Themis, filha de Urano e Gaia. Têmis foi a segunda esposa de Zeus. Themis fez da sua filha Diké a deusa da justiça. Outro arquétipo relacionado a esta constelação e signo, revela-se no nascimento de Atena, outro nome para a deusa da justiça.
Zeus havia sido advertido por Urano sobre em caso de gerar uma criança com a primeira esposa Métis, a deusa da sabedoria, ela seria mais poderosa do que ele. Para evitar isto, Zeus engoliu Métis antes que ela pudesse dar à luz a criança que carregava. Zeus ao passar por uma insuportável dor de cabeça , teve sua cabeça aberta pelo machado de Hefesto, e desta ferida aberta nasceu Atena completamente armada, soltando o grito de glória. Sua filha tornou-se a preferida e isto despertou o ciúme dos outros deuses.
Sendo guerreira como o irmão Ares, ao contrário, suas artes se fundamentavam na estratégia, na diplomacia, na lógica, e na inteligência. Tornando-se protetora de muitos heróis, como por exemplo, Perseu, Ulisses, e outros.
Ensinou a arte de domar cavalos, tecelagem, bordados. Uma guerreira, mas antes de tudo uma deusa civilizadora. Simbolicamente, Atena representa a faculdade humana do julgamento reflexivo e do pensamento racional.
Sendo nascida da cabeça do pai, estaria imune ao contato corpóreo que poderia ligá-la ao mundo físico dos instintos. Algo relacionado aos aspectos mais externos e distantes do signo de Libra.
O estágio da necessidade humana de construir um caráter e desenvolver faculdades da mente equilibrada, ocorre a partir do aprendizado de pesar uma coisa ou outra, para chegar ao julgamento mais imparcial possível.
Para isto, há o desafio de encontrar os princípios da imparcialidade, da verdade, da ética, ao contrário de ter um bom comportamento que agrade para ser apreciado pelas pessoas.
Atena ergue-nos além do signo de Virgem para além dos esforços da perfeição concebida pela mente humana e o espírito. Um símbolo de integridade e pureza da faculdade reflexiva que não é influenciada pelo desejo pessoal.
Seus ensinamentos das artes da civilização também refletem a capacidade da mente em manter a natureza indomada sob controle, transformando-a por meio do planejamento claro e objetivo.
Clique para saber a história das constelações e a mitologia de cada signo!
Saiba mais :