.
Melhor Lua para plantar em 2019: confira as dicas de planejamento

Melhor Lua para plantar em 2019: confira as dicas de planejamento

Você pode até não ter se atentado a isso, mas existe um outro astro, além do Sol, que influencia fortemente na quantidade e na qualidade de toda uma plantação. Estamos falando da Lua, nosso satélite natural capaz de determinar um padrão de cultivo para cada uma de suas fases. Fique de olho em qual a melhor Lua para plantar em 2019 e tenha uma excelente colheita!

Melhor Lua para plantar em 2019: Lua Nova

Em sua primeira fase, a Lua começa timidamente a exercer sua influência sobre a Terra. A seiva das plantas passa a se manifestar em maior quantidade nos caules, migrando em direção aos ramos.

Diante desse comportamento das plantas, o cultivo de hortaliças como couve, almeirão, espinafre e cebolinha são bastante indicados. Se você tem o costume de utilizar plantas medicinais, aproveite também a Lua Nova para cultiva-las.

O momento é desfavorável apenas para o plantio de vegetais folhosos que crescem em um aglomerado de folhas (também chamado de “cabeça”). Isso acontece, por exemplo, com a alface, o repolho, a chicória, a couve-chinesa e outras.

Se o seu plantio tem como objetivo a produção de madeira, cultivar árvores para essa finalidade também mostra bons resultados.

Em 2019, você terá a chegada da Lua Nova nos seguintes dias: 05 de janeiro / 04 de fevereiro / 06 de março / 05 de abril / 04 de maio / 03 de junho / 02 de julho / 01 de agosto / 30 de agosto / 28 de setembro / 28 de outubro / 26 de novembro / 26 de dezembro.


Clique Aqui: Lua Nova em 2019: iniciando planos e projetos


Melhor Lua para plantar em 2019: Lua Crescente

Durante a Lua Crescente, o plantio e o desenvolvimento dos cereais e leguminosas é bastante favorecido. Isso acontece devido a uma presença de seiva em maior quantidade no caule, ramos e folhas das plantas. O período é recomendado também para enxertos e podas, com a intenção de que planta brote mais rápido.

Você pode apostar no cultivo de alimentos como abóbora, berinjela, milho, arroz, feijão (vagem), pepino, pimentão, tomate e outros, sejam legumes, frutas ou cereais. O tomate, quando plantado nessa fase lunar, produz em maior quantidade e as pencas ficam mais próximas umas das outras.

Em 2019, você terá a chegada da Lua Crescente nos seguintes dias: 14 de janeiro / 12 de fevereiro / 14 de março / 12 de abril / 11 de maio / 10 de junho / 09 de julho / 07 de agosto / 06 de setembro / 05 de outubro / 04 de novembro / 04 de dezembro.


Clique Aqui: Lua Crescente em 2019: o momento de ação


Melhor Lua para plantar em 2019: Lua Cheia

Como era de se esperar, a Lua Cheia é a fase em que a terra chega em seu ponto máximo. Entretanto, para aproveitar todos os seus benefícios, é importante cuidar do plantio e da colheita durante os primeiros dias da lunação. Da metade para o final do período, a terra já pode estar sentindo a influência da Lua Minguante.

Aqui nós temos uma fase ótima para o plantio de flores e hortaliças, especialmente o repolho, a couve-flor, chicória, alface e outras semelhantes. A Lua Cheia é também o melhor período para colher frutos. Durante essa fase, se encontram mais suculentos devido a maior quantidade de seiva presente neles — concentrada nos ramos e folhas das plantas.

Se quiser plantar tomate durante a Lua Cheia, tenha cautela. A planta pode até vegetar mais, mas terá menos frutos por penca e terá uma grande probabilidade de sofrer com o ataque de pragas.

Em 2019, você terá a chegada da Lua Crescente nos seguintes dias: 21 de janeiro / 19 de fevereiro / 20 de março / 19 de abril / 18 de maio / 17 de junho / 16 de julho / 15 de agosto / 14 de setembro / 13 de outubro / 12 de novembro / 12 de dezembro.


Clique Aqui: Lua Cheia em 2019: amor, sensibilidade e muita energia


Melhor Lua para plantar em 2019: Lua Minguante

Durante a Lua Minguante, como seu próprio nome já sugere, a força que o astro exerce sobre a Terra começa a minguar. Diante dessa baixa intensidade — quase insignificante —, a energia da terra é exercida para baixo, favorecendo a germinação de raízes e tubérculos.

Se você é uma pessoa experiente nesse assunto, já deve ter ouvido alguém dizer (especialmente os mais velhos) que tudo o que cresce da terra para fora, mingua; e o que cresce de fora para dentro, vigora. Pois bem, este é um sábio pensamento, e deve ser seguido no seu plantio durante a Lua Minguante.

Algumas sugestões para cultivar nessa época estão especialmente alimentos como as cenouras, batatas, mandioca, cebola, rabanetes, beterrabas e outras nesse mesmo padrão. Seguir esse cultivo é importante pois, durante essa fase da Lua, o enraizamento é a primeira parte a ser fortalecida ao germinar.

Há uma demora ao nascer e crescer, gerando plantas menores, mas de raízes bem mais desenvolvidas. A planta também absorve menos seiva em seu caule, nos ramos e nas folhas. O período é propício para a poda com intenção de retardar a brotação (a mesma deve ser feita com cautela, pois pode enfraquecer a planta).

Durante a Lua Minguante, você também poderá retirar, com mais qualidade, bambus e madeiras voltadas para a construção de modo geral.


Clique Aqui: Lua Minguante em 2019: reflexão, autoconhecimento e sabedoria


Lua Minguante inibe as pragas

Muitos agricultores, mesmo cientes de uma possível queda na produção, aproveitam a Lua Minguante para plantar milho, feijão e até mesmo algumas plantas frutíferas a fim de evitar o surgimento de lagartas e outros insetos.

Boa fase para a colheita de vagens e raízes, pois nesse período o alimento se encontra com menos seiva, o que facilita seu cozimento. A colheita de milho, arroz, abóbora e outros alimentos destinados a armazenamento também são mais aconselháveis aqui, pois são mais resistentes aos ataques de carunchos, gorgulhos e outros.

Em 2019, você terá a chegada da Lua Crescente nos seguintes dias: 27 de janeiro / 26 de fevereiro / 28 de março / 26 de abril / 26 de maio / 25 de junho / 24 de julho / 23 de agosto / 21 de setembro / 21 de outubro / 19 de novembro / 19 de dezembro.


Saiba mais :