.
O que são lendas urbanas? Confira as 4 mais conhecidas!

O que são lendas urbanas? Confira as 4 mais conhecidas!

Você provavelmente já ouviu várias lendas urbanas por toda a sua vida. São histórias em que alguém lhe conta sobre o irmão mais velho do amigo de seu tio, que encontrou algo sombrio e misterioso – ou algo simplesmente estranho.

Mitos e lendas urbanas existem há séculos, transmitidos de pessoa para pessoa em uma sociedade. Nos dias de hoje, a Internet é um foco de lendas urbanas que podem se espalhar como um incêndio com um simples clique.

Elementos da verdade

Muitas lendas urbanas têm algum elemento de verdade, e é isso que as torna tão plausíveis. Alguns são inspirados por um evento real, mas eles ficam tão distorcidos quando passados ​​de pessoa para pessoa que a história que você ouve tem pouca semelhança com a história original.

Se você quiser experimentar evidências disso, tente o jogo infantil do “telefone sem fio”. Reúna vários de seus amigos e faça com que eles fiquem em fila. Sussurre uma história para uma pessoa e peça-a para passar adiante. É muito raro que a história que chega ao final da linha seja a mesma que foi contada na frente da linha. É assim que as lendas urbanas se desenvolvem e mudam com o tempo.

Nem todas as lendas urbanas têm elementos de verdade nelas. Algumas são fabricações completas. Muitas lendas urbanas vêm de livros ou filmes há muito esquecidos.


Clique aqui para lhe revelarmos as mais misteriosas lendas brasileiras!


Características das Lendas Urbanas

Você já ouviu uma grande história – ou uma história assustadora – e você está se perguntando se é uma lenda urbana? Enquanto os temas das lendas urbanas abrangem uma ampla gama, muitas lendas urbanas têm uma combinação de temas comuns que podem incluir:

  • Humor
  • Horror
  • Atenção
  • Momentos constrangedores
  • Apelo à empatia
  • Moral

Além disso, existem elementos que podem dar uma boa história como uma lenda urbana. Esses elementos incluem:

  • A história é sobre um protagonista não específico (melhor amigo do pai do amigo do irmão) em vez da ação acontecendo com o contador de histórias.
  • Você ouve versões diferentes da mesma história.
  • O tema da história refere-se a medos comuns da sociedade, como morte, constrangimento ou crime.
  • A história tem uma moral ou um aviso inerente à sua narração.
  • A história parece estranha demais para ser verdade.

4 lendas urbanas que você já deve ter ouvido falar

  • Lendas urbanas - 1

    As facas escondidas nos Bonecos Fofão

    Quem nunca ouviu  a grande lenda sobre a faca que vinham escondidas no boneco Fofão? O boneco representava o personagem do programa turma do balão mágico, da década de 80. Tanto sucesso acabou atraindo o rumor de um suposto pacto com o diabo, que era o motivo pelo qual carregava a faca preta.

  • Lendas urbanas - 2

    O pacto da Xuxa com o demo

    Na década de 80, acreditavasse que as músicas da Xuxa, quando tocadas ao contrário diziam palavras macabras ao invés do que realmente queriam dizer. “doce, doce, doce, a vida é um doce”, por exemplo, poderia ser “sangue, sangue, sangue”. Há quem diga ainda que bonecos da cantora matavam as suas donas à noite.

  • Lendas urbanas - 3

    O famoso chupa-cabra

    Quando oito cabras amanheceram mortas com mordidas no pescoço e o sangue completamente drenado, logo veio a lenda do chupa cabra, uma criatura que supostamente teria surgido em Porto Rico. Até mil animais até o fim de 1995 chegaram a morrer da mesma forma, sustentando a existência de uma criatura como o chupa cabra.

  • Lendas urbanas - 4

    A loira no banheiro

    Outra famosa lenda famosa entre as crianças na escola era da loira Murta que Geme, que assombrava os banheiros pedindo por ajuda. Essa lenda, na realidade, pode ser uma lição de moral, pois reza a mesma que a pequena menina loira matava aulas no banheiro. Há várias versões da história, do suícidio ao  escorregar e morrer prematuramente, mas certamente a lenda passa uma lição de moral e ensina as crianças a não fazer o mesmo.


Como verificar a veracidade de um fato ou lenda?

Você ainda não tem certeza de que a história que ouviu ou o e-mail que recebeu é uma lenda urbana? Com o surgimento de lendas urbanas amplamente divulgadas via e-mail, já existem sites na internet capaz de identificar uma lenda ou uma realidade.

As lendas urbanas dizem muito sobre os medos e preocupações da cultura em que eles são distribuídos. Como uma forma de folclore moderno, eles continuam a ser amplamente divulgados para as pessoas desavisadas que estão prontas para uma boa história.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.