.
Os frutos do Ayurveda: conheça os benefícios da manga para a pele

Os frutos do Ayurveda: conheça os benefícios da manga para a pele

Ayurveda é uma ciência que procura se integrar ao máximo com a natureza. Com isso, obter benefícios através de frutas como a manga é algo perfeitamente esperado. Além das descobertas modernas, é possível encontrar referências sobre o fruto também nos Vedas, onde era utilizado em tratamentos para saúde e beleza.

Os benefícios da manga no Ayurveda

A ciência moderna também despertou interesse nessa fruta e já chegou a listar alguns benefícios da manga, mas não pense que suas propriedades foram observadas só aqui no Ocidente. O Ayurveda também já acumulou conhecimentos sobre a fruta o fez em uma visão diferente, por que não dizer, de maneira única.

Como mencionado anteriormente, o Ayurveda possui antigos documentos que listam alguns benefícios da manga, especialmente com relação aos cuidados com a pele. A verdade é que os Vedas, incluindo os textos ayurvédicos, mostram que os benefícios ao corpo e a beleza não incluem apenas os frutos, se estendendo também a outras partes da mangueira.

A manga tem sido tradicionalmente usada em tratamentos ayurvédicos durante séculos, basta uma pequena pesquisa para encontrar referências de usos para partes como a casca, a semente e também o miolo da semente. Dentro do Ayurveda, a utilidade da manga é em toda sua totalidade, sendo mencionados benefícios como aumentar os sete nutrientes corporais, também chamados de dhatus. A manga possui ainda muitos valores nutricionais, e esse é um dos principais motivos de oferecer tantos benefícios à saúde. Tanto a medicina tradicional como o Ayurveda dizem que se pode obter uma maior proteção contra muitas condições de saúde causadas por deficiências nutricionais.

Não é à toa que essa fruta presente também em alguns locais da Ásia é tão consumida nesses locais. Uma fruta abundante, fácil de se cultivar e extremante versátil.

“Fiapos nos dentes, o rosto todo amarelo, é tempo de manga”
Eunice Arruda

A manga também tem ótimos usos nesses países de clima quente, pois é descrita com a capacidade de “resfriar o sistema corpóreo” e combater a insolação — um problema realmente sério em certos locais onde existe a exposição excessiva a altas temperaturas.

Encontramos algumas receitas e formas de preparo para bebidas destinadas especialmente a combater os efeitos dos fortes verões. Pode-se assar a manga em um tradicional fogo aceso em madeira ou carvão e obter disso uma bebida refrescante para os meses de verão. Você ainda pode adicionar ingredientes como folhas de hortelã, sal e especiarias diversas — tudo para evitar a perda de sal e desidratação comum para essa época do ano.


Clique Aqui: A melhor posição para dormir, segundo a Ayurveda


Manga e seus valores nutricionais

Voltando aos valores nutricionais da manga, temos uma grande variedade de vitaminas e minerais, como as vitaminas A, C, E, K, fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Existem ainda grandes quantidades de bioflavonóides, que são poderosos antioxidantes e ajudam a combater os radicais livres do organismo.

Além de evitar inúmeras doenças e aumentar a vitalidade, essas substâncias são excelentes em retardar os sinais visíveis de envelhecimento na pele.

Dentre os componentes nutritivos da manga é possível dar um grande destaque a Vitamina C que, presente em grandes quantidades na manga, fortalece o sistema imunológico e ajuda a manter a pele livre de problemas. Seu conteúdo em Vitamina A nutre a pele, enquanto o alto teor de fibra tem um valioso efeito de limpeza.

Os estudos também revelam que a manga pode ser utilizada em tratamentos de beleza externos dedicados a manutenção da pele, como em cremes e tônicos diversos, pois sendo rica em Vitaminas A e C, ajuda a tonificar e rejuvenescer a pele. Todos esses benefícios estão associados ao retardamento do envelhecimento, bem como a redução de todos os sinais visíveis do envelhecimento da pele. Um dos grandes segredos contra o envelhecimento é a função antioxidante. Se usada regularmente, a manga pode realmente reverter os danos da oxidação, considerada a responsável pelo envelhecimento da pele, e retardar o processo. Além de restaurar o equilíbrio normal, tem um efeito suavizante na pele que deixa a sensação de frescor.

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”
Mahatma Gandhi

Os conhecimentos sobre a manga são muito extensos e os benefícios conhecidos não param por aí. É dito que a manga possui qualidades adstringentes e promove a limpeza dos poros, bem como é capaz de reduzir aquela aparência agressiva de poros excessivamente abertos.

Muitas pessoas, em especial mulheres, recorrem a inúmeros fármacos e cosméticos para reduzir essa aparência dos poros. A verdade que existe um recurso totalmente natural capaz de reduzir esse efeito deixar a apele com uma aparência mais “lisa”. Um dos métodos mais simples é a aplicação periódica de pequenas porções da própria polpa da manga sobre a pele — inclusive sobre a pele do rosto que é mais delicada e não pode receber todo tipo de produto cosmético. Vale mencionar que os benefícios são válidos para peles secas a oleosas.

Uma vez que possui propriedades adstringentes, a manga pode ser muito útil quando aplicada também na pele oleosa, sem ter de recorrer a nenhum produto industrializado para obter ótimos resultados, ajudando a limpar e tonificar toda a pele. Apesar da aparência oleosa à primeira vista, algo que dá a ilusão de que seria prejudicial a peles com esse aspecto, não é o caso, tanto que mesmo aqueles que possuem problemas com acne podem se beneficiar da manga. Como a fruta faz a limpeza dos poros e previne o seu entupimento, ela ajuda as peles mais propensas a acne. A polpa pode ser aplicada no rosto e removida apenas com água após 15 minutos.


Clique Aqui: 4 combinações perigosas com mel de acordo com a Ayurveda


Sugestões de uso para a manga

Com seu sabor relativamente suave é fácil combinar a manga com outras frutas; mesmo os que não muito fãs de seu sabor podem aproveitar os benefícios. Você pode, por exemplo, adiciona-la a outras frutas, como um purê de banana, polpa de mamão papaia maduro, maçã ralada, melancia e assim por diante.

Existem também modos de melhorar os efeitos da manga descritos em alguns textos. Para isso, basta misturar a polpa de manga com ingredientes como farinha de aveia, amêndoas moídas ou farelo de trigo para fazer máscaras faciais. Todos esses ingredientes irão melhorar as propriedades originais da manga e, se preferir, iogurte e mel também podem ser adicionados.

“A natureza não faz nada em vão.”
Aristóteles

Se você deseja fazer um uso externo e quer mais do que simplesmente aplicar diretamente a polpa da manga sobre a pele, uma ótima alternativa é misturar um pouco em argila montmorilonita (também conhecida como Terra Fuller ou multani mitti), criando uma máscara facial ideal para peles oleosas e estações mais quentes e úmidas.

A melhor parte é que você pode combinar com outros itens de sua preferência e dos quais já faça uso normalmente. Existem muitas manteigas corporais que já incluem a manga em sua formulação. Elas são ótimas para nutrir a pele, seja do corpo ou do rosto, mantendo sua pele jovem por muito mais tempo.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar