.
Descubra o significado de Samadhi – um estado da meditação

Descubra o significado de Samadhi – um estado da meditação

Quando nos referimos à espiritualidade, é inevitável pensar sobre conexão com o divino, viagem astral, ascensão do espírito, entre outros conceitos que escutamos e ficam em nossa cabeça. A respeito das atividades inclusas em um conceito amplo de espiritualidade, a meditação possui alguns pontos interessantes, que devem ser considerados para que o significado do termo samadhi fique mais claro.

Samadhi ou samádi pode ser traduzido como meditação completa. Na prática da ioga, trata-se da última etapa de evolução, quando se atinge a suspensão, compreensão da existência e comunhão com o universo. Enquanto no Budismo, é usado como um sinônimo para quietude da mente ou concentração. Veja a seguir, um pouco mais sobre meditação e o significado de samadhi.

“Quem se transforma, transforma o mundo”
Dalai Lama

Os pré-conceitos sobre meditação

Quando pensamos em meditação, cria-se logo uma imagem caricata de alguém sentado, com os olhos fechados. Também temos a ideia de que existe uma experiência diferenciada na mente, com luzes coloridas, saída do corpo ou puramente o silêncio da mente. Alguns ainda creem que a meditação está ligada à aptidão e não é algo que todos são capazes de fazer. Todas essas crenças são naturais, mas na realidade a prática da meditação é algo muito diferente.

Essa forma de pensar pode ser acentuada quando falamos de meditação, mas ela existe em vários outros campos. Ao observar a obra de um artista, seu processo criativo fica oculto para nós. Pensamos que Salvador Dali apenas pega a tinta azul, depois a verde e depois a amarela, pinta a tela e o quadro fica pronto. Quem não trabalha com arte não entende a dimensão que envolve fazer uma pintura – a perspectiva, o esboço, o estilo, o ângulo que o quadro é visto, a simbologia dos elementos, a combinação de cores, a emoção do artista e a preocupação com a empatia que será causada no expectador, que por fim define se vamos achar um quadro bom ou não.

Existem tantos aspectos ligados à pintura ou meditação que, quando resumimos a atividade a passar tinta na tela ou sentar de olhos fechados, bloqueamos todo um universo de conhecimento a nossa frente.


Clique aqui: Você conhece a meditação shinsokan?


Mas afinal, o que é meditação?

A meditação é um símbolo da espiritualidade que diferentes mestres espirituais tinham como hábito. O termo meditação abrange diversos pequenos grupos de atividade: exercícios respiratórios, práticas de mobilidade corporal, visualizações energéticas, repetição de mantras, contemplação divina, visualização de imagens e luzes, entre outras. Em um conceito amplo, todas essas atividades podem ser consideradas um tipo de meditação, mas cada uma possui um propósito que deve ser definido por mestre e discípulo.

Tais atividades trazem saúde para o corpo resultando em correção do ph, balanço hormonal, entre diversos outros benefícios físicos. Em aspecto mental, proporciona objetividade em relação a sentimentos, equilíbrio emocional, velocidade de raciocínio, melhora na concentração, capacidade da abstração e apreciação de sua própria natureza.

Por causa dos benefícios psicológicos e físicos já comprovados, a ciência moderna reconhece a prática da meditação como uma ação terapêutica e saudável. No âmbito espiritual, as meditações são reconhecidas como capazes de promover poderes e capacidades extra-sensoriais.

O corpo e a mente funcionam como ferramentas em nossas vidas e a meditação atua nessas duas esferas, assim como na esfera energética e psicofísica. A meditação é um caminho para melhorar o uso de tais ferramentas. Um sábio costumava dizer: banho limpa o corpo, meditação limpa a mente. Uma mente e um corpo limpos são os instrumentos essenciais para traçar um caminho espiritual.


Clique aqui: Acabe com as angústias usando meditação


Quando falamos de meditação, onde entra o samadhi?

Existem diversas definições com outros nomes para samandhi como expansão da individualidade, hiper-consciência, estado transcendental, entre outros. Segundo as escrituras, a etimologia da palavra samadhi é a permanência da mente com absorção em um assunto determinado. No contexto da meditação, o estado de absorção é chamado de samadhi.

Não se trata de um estado transcendental, nem exige expansão de algo especifico. A definição da palavra consciência é aquilo que se vê e não se sujeita à expansão ou redução. É importante ressaltar isso porque a palavra consciência muitas vezes é usada para referir à mente e este não é o caso neste assunto.

Quando um jogador de tênis está no calor da partida, sua mente é absorvida, ele não pensa premeditadamente antes de bater, nem acompanha ou calcula a trajetória da bola. Há uma suspensão cognitiva da ideia de jogador, raquete e bola e nessa mágica a pessoa apenas joga, o violinista apenas toca, o bailarino apenas dança e Salvador Dali, sem pensar, pinta três cores distintas e faz o traço que vai completar a obra com seu toque genial.

A mente humana pode entrar em um estado de absorção chamado de samadhi e um mestre de meditação consegue dominar a entrada da sua mente neste estado. O fenômeno proporciona insights e realização de tarefas com melhor desempenho, porém seu maior objetivo é usá-lo para o entendimento da própria natureza, o autoconhecimento. O samadhi está disponível em toda mente, também está presente em alguns campos de nossa vida e se trata de um processo natural dentro do estudo de meditação.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.