.
Chás, dietas e exercícios de Ayurveda para controlar o mau humor

Chás, dietas e exercícios de Ayurveda para controlar o mau humor

Enquanto alguns acordam de mau humor, outros vivem mau humorados, prejudicando seus relacionamentos interpessoais e afetando a própria saúde — física, mental e emocional. A partir do momento em que esse comportamento se torna constante ou apresenta efeitos nocivos, a Ayurveda pode atuar de modo a proporcionar mais equilíbrio e qualidade de vida.

Ayurveda no controle do mau humor

A Ayurveda é uma ciência de cura milenar que se baseia muito na resolução de problemas diretamente em suas causas, bem como na prevenção dos mesmos. Talvez por isso ela atue especialmente na parte alimentar e se preocupe tanto com a qualidade de vida.

Qualidade de vida é a palavra-chave para a Ayurveda. Uma pessoa saudável é muito mais propensa a ser alegre, feliz, com um emocional estável e, portanto, livre do mau humor.

O mau humor é uma manifestação emocional de um sentimento de raiva, emoção difícil de reagir, entender e, o mais importante, de controlar. Apesar disso, a raiva é umas emoções humanas mais comuns e que pode sim ser facilmente compreendida uma vez que se chegue a raiz causadora do problema — problema que se torna mais complicado quando se manifesta em outra pessoa.

Dentre todos os campos que dedicam estudos ao comportamento emocional humano, poucos têm estudos tão antigos e extensos como a Ayurveda. Esse conjunto de conhecimentos indianos se aprofundou de forma surpreendente no funcionamento do corpo e da mente, de modo que praticamente não encontramos enfermidades para os quais a Ayurveda não tenha estudos — e respostas — a apresentar.

Todas as respostas e soluções apresentadas pela Ayurveda são baseadas em terapias naturais que tentam fortalecer o corpo e a mente de modo a atingir a raiz do problema, e não os sintomas. Esse é um dos motivos pelos quais essa medicina apresenta resultados mais a longo prazo, porém extremamente eficientes e sólidos, com retornos muito positivos de seus adeptos.


Clique Aqui: Como dormir bem? 6 ervas da Ayurveda têm a resposta


Chás e dietas para controlar o mau humor

Tratando especificamente sobre o mau humor, a Ayurveda sugere uma série de práticas que visam acalmar a raiva e, assim como em outros tratamentos, envolvem alguns exercícios simples e uma série de condutas alimentares — nem mesmo as bebidas ficam de fora dessa reeducação.

O Dr. Vasant Lad é um estudioso da Ayurveda e, em seu “Livro completo de remédios caseiros da Ayurveda”, diz que a raiva que origina o mau humor é causada quando o dosha pitta ou a energia do fogo do corpo é agravada.

Segundo a Ayurveda, todos nós somos regidos por três doshas principais: pitta, vata e kapha, sendo que cada indivíduo possui um desses doshas em predominância e os demais em menores proporções — todos atuantes sobre diversos aspectos do corpo e mente.

O Dr. Vasant Lad descreve que o dosha pitta é necessário para que sejamos capazes de aplicar o julgamento e o entendimento correto sobre alguma situação. Dessa forma, quando esse dosha está desequilibrado e sob alguma perturbação, ocorrem problemas na capacidade de compreensão e julgamento, e é aí que se cometem erros e se demonstra hostilidade.

Levando isso em consideração, o Dr. Lad sugere uma série de formulações caseiras, todas seguindo princípios ayurvédicos para acalmar a energia do fogo de pitta e controlar o temperamento.

  • Ayurveda para controlar o mau humor - 1

    Chá de Ervas

    A primeira formulação sugerida pelo Dr. Lad é um chá de ervas bem simples. Trata-se do chá “Camomila Tulsi Rose”. Tudo o que você precisa é de um pouco de camomila, tulsi (ou manjericão sagrado) e rosa em pó.

    Primeiramente, ferva um copo d’água para fazer a infusão das ervas. Agora acrescente uma colher de chá contendo os três ingredientes em partes iguais. Deixe que a infusão esfrie e então pode beber.

    A sugestão do Dr. Lad é que se consuma esse chá três vezes ao dia para acalmar o dosha pitta quando este estiver mais exaltado.

  • Ayurveda para controlar o mau humor - 2

    Bebida de Pacificação

    Chamado pelo Dr. Lad de Bebida de Pacificação, essa é uma mistura de suco de uva, cominho, semente de funcho e sândalo. Uma combinação saborosa, fácil de ser preparada e com ingredientes que todos podem ter facilmente em sua casa.

    Para preparar essa mistura basta reservar um copo com um pouco de suco de uva, lembrando que estamos falando de um suco de uva natural, ou seja, deve ser integral e preferencialmente orgânico.

    Junto ao suco de uva deve ser adicionado meia colher de chá de cominho, funcho e pó de sândalo. Essa combinação cria uma bebida que é capaz de apaziguar inúmeros sentimentos de raiva e rancor, especialmente aqueles que não sabemos bem a razão. Além disso, essa bebida é ótima para auxiliar em casos de má digestão e queimação no estômago.

  • Ayurveda para controlar o mau humor - 3

    Dieta Alimentar

    O Dr. Lad intensificou seus estudos sobre o controle do mau humor dentro da Ayurveda de modo que podemos encontrar um capítulo inteiro sobre o tema em seu livro. Nessas páginas, ele procura mapear uma “dieta pacata pitta”, que seja fácil de ser seguida e sirva para controlar o dosha pitta exaltado.

    A sugestão de dieta do Dr. Lad envolve evitar a ingestão de tudo o que gere calor no corpo, incluindo alimentos quentes, condimentados e fermentados em sua maioria — já que esses são alimentos que naturalmente aumentam o dosha pitta.

    Além desses, o Dr. Lad inclui na lista “a serem evitados” uma grande variedade de frutas cítricas e azedas, mas ressalta que elas não devem ser excluídas permanentemente de seu cardápio, apenas precisam ser evitadas até que o dosha pitta em excesso se acalme e volte aos níveis de equilíbrio.

    Algumas bebidas também devem ser excluídas temporariamente de sua dieta até que o dosha se acalme. As mais relevantes seriam as bebidas alcoólicas e qualquer bebida que contenha cafeína. Bebidas e alimentos que combinem o consumo de álcool e cafeína devem passar bem longe de quem está com o pitta elevado.

    Segundo Dr. Lad, pessoas com dosha pitta “exaltado” devem consumir mais alimentos considerados simples dentro da Ayurveda, como aqueles com um teor mais suave e refrescante.

Abordagens extras para controle do mau humor

Em seu livro, o Dr. Lad ainda faz uma série de outras recomendações além de alimentos, os quais ele também considera como remédios para combater o mau humor e que seguem em sua totalidade os princípios da Ayurveda.

Como base o bom controle alimentar, ela procura melhorar a qualidade de vida do ser humano como um todo, e por isso expande seus horizontes para além da alimentação. Na Ayurveda, uma boa rotina de exercícios é tão importante para fortalecer o corpo e a mente quanto uma boa alimentação.

Sendo assim, a recomendação do Dr. Lad inclui ainda a prática de exercício de respiração e meditação como formas de acalmar o pitta agravante. Exercícios como a yoga também podem trazer bons resultados, pois relaxam enquanto exercitam e proporcionam uma maior conexão interior com seus praticantes. Olhar para si e identificar um problema é primeiro e mais importante passo para sua solução.

Toda vez que você se sentir irritado, chateado e quiser brigar com alguém ou agir de maneira grosseira, respire profundamente algumas vezes, perceba melhor a situação e vá fazer um chá restaurador. Um bom relacionamento interpessoal também é capaz de torna-lo mais saudável.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar