.
Benefícios do Yoga na terceira idade

Benefícios do Yoga na terceira idade

Muitas posturas de yoga concentram-se no equilíbrio e na estabilidade, ambos extremamente importantes à medida que você envelhece. Fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio evita a probabilidade de quedas, o que pode ser uma preocupação comum para os idosos.

Yoga melhora a flexibilidade e a saúde das articulações

Se você está procurando um exercício suave que aumenta a flexibilidade, o yoga é uma ótima opção. Flexibilidade exercícios como yoga são ótimos se suas articulações tendem a ter problemas.

Em um estudo que analisou a eficácia do yoga como um exercício para controlar a osteoartrite (ou artrose) em mulheres idosas, os pesquisadores descobriram que a atividade forneceu benefícios terapêuticos.

Esses movimentos de baixo impacto não apenas soltam seus músculos, mas também podem tonificar seus músculos e ajudar a evitar lesões.


Clique aqui para saber tudo sobre Yoga!


Yoga melhora a respiração

Com a idade chegam também as limitações respiratórias e a redução da tolerância ao esforço físico. Qualquer coisa que reduza o oxigênio no sistema respiratório pode ter efeitos negativos na mente e no corpo. Estudos recentes mostraram que um programa de yoga de 12 semanas melhorou significativamente a função respiratória em mulheres idosas.

Respirar é o fundamento da vida. Os humanos podem passar semanas sem comida, mas você não pode ficar mais do que alguns minutos sem respirar, então é uma boa ideia manter seu sistema respiratório em boa forma em qualquer idade.


Yoga reduz a pressão arterial elevada

Hipertensão, ou hipertensão arterial, pode levar a doenças cardiovasculares e é a segunda principal causa de doença renal. Estudos recentes descobriram que o yoga reduz o estresse oxidativo em idosos. O estresse oxidativo é uma das causas subjacentes da hipertensão arterial e, especialmente para os idosos, é um forte fator de risco para ataques cardíacos.


Yoga reduz a ansiedade

As aulas de yoga são calmas, relaxando o corpo e a mente – especialmente para os idosos. Quando praticado regularmente, o yoga pode reduzir a ansiedade ou acalmar seu sistema nervoso, cujos problemas podem causar inflamações de todos os tipos e fazer estragos em sua mente e corpo.

A prática de yoga envolve a concentração na respiração e movimentos lentos, que podem ajudar a ativar o sistema nervoso parassimpático, reduzindo o estresse e sentimentos de ansiedade.


Clique Aqui: Poses de Yoga de acordo com fases da Lua


Yoga incentiva a atenção plena

Uma vez que muito do yoga é focado em respirar e ouvir o seu corpo, um benefício adicional é a consciência expandida através da prática. Ao praticar yoga e tornar-se consciente não apenas do seu corpo, mas também de seus pensamentos e emoções, você se tornará mais conectado e consciente do seu ambiente, da sua comunidade e do mundo ao seu redor.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.