.
Ayurveda e limpeza do cólon: 5 passos para acabar com a constipação

Ayurveda e limpeza do cólon: 5 passos para acabar com a constipação

É de conhecimento universal que uma evacuação adequada é importante para o processo digestivo e necessária para uma boa saúde. No Ayurveda, a eliminação de toxinas (amas) é fundamental para que o organismo funcione em equilíbrio, prevenindo uma série de doenças e promovendo a saúde física e mental.

O que diz o Ayurveda sobre a limpeza do cólon?

Você anda se sentindo lento e cansado ultimamente? Seus níveis de energia já não estão como costumavam ser? Depois que você se alimenta, tudo o que deseja fazer é tirar uma soneca? E seus pensamentos, não são tão claros e ágeis como gostaria?

Mesmo que você seja cuidadoso com o que coloca no seu corpo, é inevitável em nossa sociedade que seja exposto a alguns poluentes externos. De acordo com o Ayurveda, seu fogo digestivo precisa digerir TUDO aquilo a que ele foi exposto: visões, cheiros, sons, gostos, e exposições através da pele.

Ele também precisa digerir emoções e pensamentos que surgem a partir de cada coisa que entra em contato com você. Essa é uma tarefa difícil, e inevitavelmente muitos de nós acumulamos toxinas que bloqueiam os canais do corpo e desequilibram a saúde.

Uma limpeza ayurvédica se concentra em redefinir o fogo digestivo, permitindo que ele descanse e se fortaleça. A natureza desintoxicante também apoia os mecanismos naturais do corpo para remover as toxinas acumuladas.


Clique Aqui: Ayurveda e o Vegetarianismo — Consumo consciente e a ação do karma


Como fazer a limpeza do cólon com Ayurveda

Embora uma limpeza completa (chamada panchakarma) deva ser feita sob a orientação de um praticante ayurvédico, uma limpeza domiciliar mais simples baseada em alimentos oferece muitos dos benefícios de reposição e rejuvenescimento.

A recomendação do Ayurveda tradicional é que uma limpeza deve ser feita na mudança de cada estação, mas você também pode fazer a limpeza baseada em alimentos sempre que sentir que seu corpo precisa apenas de um ajuste.

Segundo a Dra. Premal Patel, médica e especialista em Ayurveda e Acupuntura, uma limpeza doméstica pode ser feita em apenas uma semana à base de determinados alimentos, e resumida em 5 etapas fáceis:

  • 1

    Comece uma dieta Kitchari

    Kitchari é uma refeição completa, super fácil de fazer e de ser digerida. Ela é feita com arroz, moong dal (feijão moyashi ou lentilhas amarelas sem pele, amassadas e temperadas com cominho, alho e outras especiarias), especiarias, manteiga clarificada e vegetais. Durante uma semana, coma esse prato em todas as suas refeições, e você verá a limpeza e simultânea nutrição em seu corpo.

  • 2

    Evite “beliscar”

    Essa é melhor forma de reconfigurar a sua digestão, remover toxinas e até mesmo perder peso. Mas alto lá! Você não deve passar fome. Se estiver com fome, prefira alimentos cozidos e quentes, que usem os mesmos ingredientes que kitchari: mingau de arroz, legumes cozidos no vapor, etc. Lembre-se apenas que a digestão funcionará melhor se você der pelo menos de cinco a seis horas de intervalo entre as refeições.

  • 3

    Beba água quente e chá detox

    Essas bebidas durante a manhã e ao longo do dia ajudam a regular a digestão e limpar as toxinas. Estar bem hidratado é fundamental. Se necessário, beba também água em temperatura ambiente para garantir a abundância em líquidos — no mínimo de 8 a 10 copos. Evite bebidas geladas, gelo e cafeína.

    Sucos de maçã, gengibre, limão, babosa ou vegetais crus (devidamente higienizados) com uma pitada de sal marinho ou mel também podem entrar na sua dieta líquida.

    Se quiser, você também pode fazer uso de pimenta caiena e limão para quebrar o muco no cólon e eliminar toxinas. Adicione meia colher de sopa de pimenta a um copo de água. Em seguida, esprema um limão fresco. Você pode adicionar um pouco de mel ou melado para tornar a bebida mais palatável.

    Recomenda-se ingerir a mistura ainda com o estômago vazio. Se a pimenta causar a sensação de queimação, tome uma colher de sopa de mel a cada 15 minutos até a sensação passar.

  • 4

    Faça uma massagem diária com óleos

    Essa é uma ótima maneira de cuidar de si mesmo e relaxar. No Ayurveda, a automassagem funciona para facilitar a remoção de toxinas, que podem ser eliminadas. Óleos vegetais em temperatura morna ajudam a acalmar e rejuvenescer o sistema nervoso.

  • 5

    Tome Triphala antes de dormir

    Triphala é um composto de três ervas (Amla, Bibhitaki e Haritaki) que promove o rejuvenescimento dos tecidos ao mesmo tempo em que mantém saudáveis os movimentos intestinais. Se tiver a Triphala em cápsulas, tome 2 antes de dormir. Na versão em pó, tome ½ colher de chá.

    Assim que você tiver terminado a limpeza, tire alguns dias para reintroduzir outros alimentos à sua dieta normal. Espere um pouco mais antes de introduzir alimentos mais pesados como carnes e laticínios.

    Se você tiver hábitos não saudáveis, agora é a hora de abandoná-los. E se você achou que alguns desses itens da “semana detox” foram benéficos num geral, como a automassagem ou a Triphala, sinta-se à vontade para incorpora-las a sua rotina diária.

Sinais físicos do excesso de toxinas

Para saber que é hora de fazer uma limpeza, é bom ficar atento a alguns sinais que seu corpo manifesta. Eles são evidentes, mas costumamos ignorar e colocar a culpa apenas no estresse do cotidiano.

Apesar dos sintomas do excesso de ama, é sempre melhor ser examinado pelo seu médico para garantir que esses sinais não estejam relacionados a uma doença diagnosticável. Veja quais são alguns dos indícios das toxinas:

  • Redução nos níveis de energia;
  • Uma camada densa sobre a língua;
  • Mau hálito;
  • Cheiro desagradável no corpo;
  • Indigestão;
  • Flatulência excessiva;
  • Dores no corpo;
  • Pensamentos nebulosos;
  • Sonolência após as refeições.

Clique Aqui: Conheça os princípios e significados da Ayurveda


Os benefícios da limpeza do cólon

Uma das melhores formas de se ter uma vida saudável é fazendo uma limpeza do cólon ayurvédica de vez em quando. O cólon é uma parte crítica do sistema digestivo, responsável por extrair água e sal de resíduos sólidos antes de elimina-los, junto das toxinas do corpo. Esse processo é feito para manter o equilíbrio eletrólito.

O acúmulo de toxinas nas paredes do cólon pode acarretar em inúmeros problemas, como constipação, dores de cabeça, dores nas articulações, ganho de peso, vômito, baixa energia, fadiga, diarreia, problemas na visão, alergias de pele, estresse, dentre outros.

Se a longo prazo os cuidados não forem tomados, esses sintomas podem se agravar, transformando-se em doenças como cálculos biliares, asma, problemas cardíacos, doenças renais e hepáticas, alergias cutâneas, etc.

A limpeza do cólon caseira, segundo o Ayurveda, busca remover os resíduos presos e toxinas. É claro que existem medicamentos disponíveis para isso e alguns tratamentos não-cirúrgicos também, mas os métodos naturais de limpeza são bem fáceis e inofensivos. Quando a limpeza do cólon é feita, os benefícios incluem:

  • Aumento da imunidade;
  • Auxílio na perda de peso;
  • Melhora das habilidades cognitivas e concentração;
  • Redução dos riscos de câncer de intestino;
  • Prevenção da constipação;
  • Cura do sistema digestivo;
  • Regulagem da circulação sanguínea;
  • Boas noites de sono;
  • Aumento dos níveis de energia;
  • Melhor absorção de vitaminas e minerais pelo corpo;
  • Aumento das taxas de fertilidade nas mulheres;
  • Fortalecimento da saúde como um todo.

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar