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Asanas de Yoga: Poorvottanasana

Asanas de Yoga: Poorvottanasana

O significado literal da Poorvottanasana (ou Purvottanasana) é “se estender para o leste”. No entanto, isso não tem nada a ver com o alongamento na direção leste. O significa da postura da Prancha é Poorva = leste + uttana = alongamento máximo + asana = postura corporal.

Como praticar a Poorvottanasana (postura da prancha para cima)

Sente-se com as pernas esticadas à sua frente, mantendo os pés juntos e a coluna ereta. Coloque as palmas das mãos no chão ao redor da cintura ou na altura dos ombros, apontando os dedos para longe de você. Não dobre os braços.

Recoste-se e apoie o peso do seu corpo com as mãos. Inspirando, levante a pélvis para cima, mantendo todo o corpo em linha reta.

Mantenha os joelhos eretos e coloque os pés no chão. Coloque os dedos no chão e a sola tenderá a ficar no chão. Deixe a cabeça cair para trás em direção ao chão. Mantenha a postura e continue respirando.

Ao expirar, volte para a posição sentada e relaxe. Repita a postura com os dedos apontados na direção oposta.
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Benefícios da Poorvottanasana

  • Fortalece os pulsos, braços, ombros, costas e coluna.
  • Estica as pernas e os quadris.
  • Melhora a função respiratória.
  • Alonga os intestinos e os órgãos abdominais.
  • Estimula a glândula tireóide

Contra-indicações da Poorvottanasana (postura da prancha)

Como todo o peso do corpo deve ser sustentado principalmente pelas mãos e pelos pulsos, as pessoas com lesões no pulso devem evitar essa asana.

Além disso, aqueles que sofrem de alguma lesão no pescoço devem evitar completamente a Poorvottanasana ou usar o apoio de uma cadeira enquanto praticam a postura.


Dica para principiantes sobre a Poorvottanasana

Se você acha difícil fazer essa asana como um iniciante, use uma cadeira de apoio até se sentir mais confortável. Sente-se na borda de uma cadeira e envolva as mãos atrás das costas. Inspire e levante a pélvis, seguido por cada perna. Segure na postura por alguns segundos e solte.


Alteração avançada de Poorvottanasana

Não há níveis avançados para esta asana. No entanto, você pode fazer a prancha lateral, se você desejar intensificar o seu treino.


A ciência por trás da Poorvottanasana

Esta asana é dita para abrir o caminho para a luz interior a um nível espiritual. Se o coração é considerado frágil, essa asana contrapõe essa noção. Permite que o coração se eleve e permite que a luz interior se eleve. Poorvottanasana abre as  nossas portas e nos ajuda a olhar além dos medos e apreensões.


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