.

O que são os Salmos?

Os Salmos são um conjunto um Livro da Bíblia Cristã com um conjunto de 150 poemas de louvor. A autoria do Livro dos Salmo é atribuida ao rei Davi, que se julga ter escrito cerca de 73 salmos. Acredita-se que os autores dos Salmos tinham em si a ação do Espirito Santo quando escreveram os versos.
Tidos como a música da Bíblia, os salmos são constituidos por versículos e têm como objectivo ser uma oração a Deus, pedindo proteção e ajuda ao Todo-Poderoso!
A palavra Salmo tem origem grega e significa canção ou hino. Saltério é o nome dado à coleção completa dos Salmos. 

Origem dos Salmos

Apesar de não se saber quando começou a redação do Livro dos Salmos, sabe-se que o processo da sua composição demorou pelo menos nove séculos: Moisés escreveu no século 15º a.C., e alguns dos salmos foram escritos depois da sua volta do cativeiro, que aconteceu no século 6º a.C. No entanto, a grande maioria dos versos é originária do reino do sul de Judá e foi associada ao Templo em Jerusalém, onde provavelmente serviram como livreto durante o culto ao Templo.

Interpretação dos Salmos

Os Salmos são verdadeiros exemplos de adoração. Eles tratam de toda espécie de experiência humana e relatam narativas não históricas. Falam de vitória e alegria, e de medo e perseguição. Refletem as emoções de homens espirituais gozando comunhão com o seu Criador, e de pecadores sentindo falta Dele. Pedem bênçãos sobre os justos e punição dos ímpios. 
Na tradição judaica e cristã posterior, os salmos passaram a ser usados como orações, individuais ou comunitárias, como expressões tradicionais do sentimento religioso.

Importância dos Salmos

O livro de Salmos é importante pois nele se encontram palavras de louvor que nos inspiraram, confortam e até corriguem quando precisamos de uma palavra vinda de Deus! Os Salmos são um ótimo recusro para fazer uma oração de louvor e agradecimento a Deus. Para João de Calvino, o livro dos Salmos é  onde podemos aprender de forma mais profunda sobre como deveríamos nos direcionar a Deus: “Tenho por costume denominar este livro- e creio não de forma incorreta- de: Uma Anatomia de Todas as Partes da Alma, pois não há sequer uma emoção da qual alguém por ventura não tenha participado que não esteja aí representada como num espelho.”

Assim, escolha um salmo e medite em seu coração nas palavras de louvor a Deus: fique com a certeza que a sua prece será ouvida e peça ajuda para continuar caminhando.