.

O que é o Horóscopo Chinês?

O horóscopo que estamos mais habituados é o Horóscopo Ocidental, com os 12 signos divididos pelos meses do ano. O Horóscopo Chinês é completamente diferente. Ele é baseado na ancestral astrologia da China e é dividido em 12 signos representados por animais. Ao invés de ser dividido por meses, cada ano é regido por um animal, seguindo o calendário chinês, que é diferente do ocidental.

A sabedoria chinesa na Astrologia

O Horóscopo Chinês é uma sabedoria milenar que utiliza de 12 animais para descrever a personalidade de cada grupo de pessoas de acordo com o ano do seu nascimento. As características são apontadas de acordo com o calendário lunar e o uso dos animais é justificado porque, segundo a lenda, Buda realizou uma festa de ano novo e convidou todos os animais da floresta, mas apenas 12 deles compareceram. Como recompensa ele deu o nome de cada animal presente a um gupo de pessoas no horóscopo e a ordem foi apontada de acordo com a ordem de chegada dos animais à festa. No calendário chinês, a cada ano um animal representa um ano inteiro e isto tem uma simbologia própria para as pessoas daquele ano em específico. Confira aqui as origens e características de cada um dos grupos animais segundo o Horóscopo Chinês e descubra qual é o seu.

Previsões Completas do Horóscopo Chinês 2017 - O ano do Galo

A origem do Horóscopo Chinês

Esse Horóscopo foi construído com base no movimento dos astros, na religião e também no calendário tradicional chinês. Este zodíaco apresenta um sistema de previsão de futuro e de descriçao de tendências de personalidade baseado no primeiro calendário chinês, que surgiu em 2637 aC, nos cinco elementos, no movimento cíclico dos astros e na antiga religião chinesa. Os 12 animais que, segundo a lenda, compareceram à festa de ano novo de buda e foram presenteados com a representação de um grupo de pessoas são 12: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.

A astrologia chinesa e a sua base lunar

A astrologia chinesa é diferente da ocidental justamente por causa da sua orientação ser baseada a partir do movimento da lua e não do sol (como é feita a astrologia aqui no ocidente). No ano lunar é possível ter 12 ou 13 luas, algo que não acontece no ano solar. Os resultados são baseados num sistema de cálculos complexo que existe há mais de 2 mil anos.

Baseado neste sistema, o Horóscopo Chinês nomeou cada um dos meses lunares de um ano como um animal. Como o ano lunar tem 12 meses, são 12 animais. Mas, a cada 2 ou 3 anos, um 13º mês é adicionado, que pode ser inserido após qualquer um dos meses (ou animais) exceto dos últimos, o 11º ou o 12º. Somente uma vez em 2033 anos o mês adicional foi colocado após o 11º mes, e esse mês adicional é apontado pelo movimento dos astros.

Existem diversas maneiras de apontar a qual animal você pertence, a forma mais simples é através do ano do seu nascimento pois cada ano corresponde a um animal.

Os símbolos do horóscopo chinês

Os signos da astrologia chinesa estão relacionados aos símbolos Yin e Yang, os polos opostos da filosofia chinesa. Veja qual deles se relaciona com cada polo:

Yin: Boi, Coelho, Serpente, Cabra, Galo e Porco

Yang: Rato, Tigre, Dragão, Cavalo, Macaco e Cachorro

horóscopo chinês

Os signos do horóscopo chinês

Nesse horóscopo, animais ocupam lugar de destaque. E eles foram escolhidos a partir de uma lenda que diz que Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de réveillon. Ele prometeu a cada animal uma recompensa por comparecer à festa. A lenda conta detalhadamente o percurso de cada animal para chegar até Buda e mostra como cada um deles foi agraciado com um ano específico. A ordem de chegada dos animais na festa foi: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Galo, Macaco, Cão e por último o Porco. 

No fim da festa, todos os animais fizeram um juramento a Buda de proteger os nativos nascidos em seu ano. Eles prometeram também que um deles estará sempre, por um dia e uma noite inteira pelo mundo dos vivos, pregando e convertendo, enquanto os demais praticam o bem em silêncio. E essa atividade é rotativa entre os animais, por isso o Universo pode estar sempre em equilíbrio. 

O ano e o mês de cada animal 

Durante o ano do animal, ele influencia todos os signos do zodíaco com as suas características. Além disso, durante todos os 12 meses de sua influência, as energias positivas estão voltadas para os nativos deste ano, tendendo a ser um ano vibrante, propício e favorável aos nascidos no ano do animal, e àqueles animais compatíveis com ele. 
Já os animais que são pouco compatíveis com o signo do ano, podem ter um ano difícil. Mas é tudo uma questão de equilíbrio, vai sempre haver signos favorecidos e desfavorecidos em todos os anos. 

E o mês?

Além da influência do ano (que é a mais forte e preponderante), a cada mês um animal assume a regência. Por isso protege, estimula e influencia também a todos os signos chineses com as suas características. Por isso é interessante conferir mês a mês qual é o animal regente para conseguir alinhar as energias e aproveitar das características positivas de cada signo.

Um pouco sobre cada signo chinês

Signo Chinês Rato: descontraído, alegre e sociável. Tem muita garra para lutar pelos seus objetivos e sonhos. A liberdade é algo muito importante para esse signo, qualquer pessoa que tente o prender, o incomoda e ele não mede as palavras para expressar isso, sendo franco até demais. Sua família, seus amigos e sua vida amorosa estão em destaque, por isso tem um coração mole.
Características: ambicioso, apaixonado e de temperamental.
São do Signo de Rato os que nasceram em 2008, 1996, 1984, 1972, 1960, 1948, 1936, 1924

Signo Chinês Boi: é o signo da calma e do bom senso. Tem muito foco para atravessar obstáculos, para ter desafios no trabalho e no mundo financeiro. É reservado, e não abre seu coração a qualquer pessoa.  Só compartilha suas emoções, pensamentos e decisões com quem confia. A timidez é marcante em sua personalidade.
Características: autoritário, determinado e rebelde.
São do Signo de Boi os que nasceram em 2009, 1985, 1973, 1961, 1949, 1937, 1925, 1913

Signo Chinês Tigre: é um signo dono de um grande coração, sempre disposto a ajudar os outros. Gosta de estar junto das pessoas que ama, conversar e trocar confidências. Antes de tomar uma decisão, pede sempre conselho e opinião das pessoas próximas, pois é bastante indeciso. É bem-humorado e comunicativo. Curioso, gosta de conhecer coisas novas, desvendar mistérios, aventuras.
Características: corajoso, impulsivo e solidário.
São do Signo de Tigre os que nasceram em 2010, 1998, 1986, 1974, 1962, 1950, 1938, 1926, 1914

Signo Chinês Coelho: a marca desse signo é a prudência e discrição. São pessoas muito prestativas, que gostam de ajudar os outros. Gosta de novidades e de estar por dentro de tudo, argumentar, discutir, ser bem informado. Com as amizades é bem reservado, tem poucos e bons amigos. Tímido e discreto, procura um parceiro romântico e sensível para a vida toda. Não deixa de lado seus sonhos, mas quando é magoado, torna-se uma fera.
Características: calmo, narcisista e persuasivo.
São do Signo de Coelho os que nasceram em 2011, 1999, 1987, 1975, 1963, 1951, 1939, 1927, 1915

Signo Chinês Dragão: signo de coragem, força de vontade e disposição. Não se deixa abater por nada e nunca desiste da sua felicidade. Gosta de estar no comando e não gosta de ser criticado. É muito reservado no setor profissional.  Poder e liderança é muito importante para esse signo, sua vida social e amorosa pode ser delicada por causa dessa dedicação excessiva ao trabalho. 
Características: idealista, perfeccionista e inflexível.
São do Signo de Dragão os que nasceram em 2012, 2000, 1988, 1976, 1964, 1952, 1940, 1928, 1916

Signo Chinês Serpente: é um signo misterioso e fascinante. Por trás de uma carinha doce, tem uma pessoa com sonhos difíceis de desvendar. Gosta de ter as pessoas próximas mas precisa se conter pois acaba criando uma dependência emocional. Sofre de ingenuidade por confiar demais nas pessoas. A segurança e o conforto são coisas importante em sua vida. É observador e persistente, não desiste fácil do que quer, seja no amor, no trabalho, ou em qualquer outro campo da vida. São verdadeiros e sinceros com todos.
Características: sedutor, egoísta, desconfiado e manipulador.
São do Signo de Serpente os que nasceram em 2013, 2001, 1989, 1977, 1965, 1953, 1941, 1929

Signo Chinês Cavalo: comunicativo e descontraído, esse signo tem muita facilidade em fazer amigos. Gosta de se divertir, de sair, de estar com amigos, curtir a vida. É curioso e teimoso. Adora viajar e detesta se sentir preso. É uma pessoa muito culta, inteligente e discreta. Apesar do grande conhecimento não gosta de ficar discutindo com os outros.
Características: livre, criativo e independente, alma de artista.
São Signo do Cavalo os que nasceram em 2014, 2002, 1990, 1978, 1966, 1954, 1942, 1930

Signo Chinês Cabra: é o signo mais romântico e sonhador desse horóscopo. Busca a harmonia entre amigos e familiares, é justo e tenta combater as desigualdades e sofrimentos. Mas é frágil e muitas vezes essa fragilidade o interrompe na busca por seus objetivos. É comunicativo e adora falar de seus planos com as pessoas próximas. Na vida profissional, é discreto e tem pouco contato com colegas de trabalho.
Características: inteligente, criativo, pragmático, solitário e teimoso.
São do Signo de Cabra os que nasceram em 2015, 2003, 1991, 1979, 1967, 1955, 1943, 1931

Signo Chinês Macaco: é um signo otimista, que busca ver o lado bom da vida. Tem uma alegria contagiante e não se deixa abater por nada. É muito seguro de seus sonhos e sabe onde quer chegar, não medindo esforços para alcança-los. Busca prosperidade com afinco. É uma pessoa amiga e companheira, que gosta de ouvir a opinião dos mais próximos antes de tomar decisões. É impulsivo e não sabe guardar segredos.
Características: inteligente, engenhoso e oportunista
São do Signo do Macaco os que nasceram em 2016, 2004, 1992, 1980, 1968, 1956, 1944, 1932

Signo Chinês Galo: é um signo que não desiste fácil dos seus projetos e planos, tem muita cautela e organização ao agir. É perfeccionista e gosta de liderar. Adora a presença dos amigos sempre por perto. Quando tem um problema amoroso, é daqueles que gosta de desabafar. A saúde é muito importante para esses nativos. Tem uma vida muito organizada e rotineira, mas nunca desiste de buscar a felicidade. 
Características: honesto, ordeiro e com mente analítica.
São do Signo do Galo os que nasceram em 2017, 2005, 1993, 1981, 1969, 1957, 1945, 1933

Signo Chinês Cão: é um signo que gosta de ajudar os outros. Tanto que muitas vezes esquece de si mesmo. Liga demais para a opinião dos outros e deixa que isso interfira em sua vida. Tem amizades verdadeiras e sinceras, de longa data e precisa muito do apoio das pessoas mais próximas. No amor são muito sensíveis e românticos, procura um amor para a vida toda.
Características:  sensível, luta pela justiça e pela arte.
São do Signo do Cão os que nasceram em 2018, 2006, 1994, 1982, 1970, 1958, 1946, 1934

Signo Chinês Porco: é um signo que vive no mundo da lua, dos sonhos e da fantasia. Sonha com um mundo melhor, de amor e paz. É muito sensível e romântico e não mede esforços para realizar os seus sonhos. É discreto apesar da personalidade marcante. Age sempre com cautela e prudência pois não gosta que ninguém faça comentários da sua vida pessoal. É reservado e só se abre às pessoas mais próximas. Apesar da discrição, gosta de se destacar pelos seus potenciais. 
Características: generoso, inconstante e perspicaz.
São do Signo do Porco os que nasceram em 2019, 2007, 1995, 1983, 1971, 1959, 1947, 1935

 

Gostou? Compartilhe!