.

O Horóscopo Chinês - A sabedoria chinesa na Astrologia

O Horóscopo Chinês é uma sabedoria milenar que utiliza de 12 animais para descrever a personalidade de cada grupo de pessoas de acordo com o ano do seu nascimento. As características são apontadas de acordo com o calendário lunar e o uso dos animais é justificado porque, segundo a lenda, Buda realizou uma festa de ano novo e convidou todos os animais da floresta, mas apenas 12 deles compareceram. Como recompensa ele deu o nome de cada animal presente a um gupo de pessoas no horóscopo e a ordem foi apontada de acordo com a ordem de chegada dos animais à festa. No calendário chinês, a cada ano um animal representa um ano inteiro e isto tem uma simbologia própria para as pessoas daquele ano em específico. Confira aqui as origens e características de cada um dos grupos animais segundo o Horóscopo Chinês e descubra qual é o seu.

A origem do Horóscopo Chinês

O Horóscopo Chinês foi construído com base no movimento dos astros, na religião e também no calendário tradicional chinês. Este zodíaco apresenta um sistema de previsão de futuro e de descriçao de tendências de personalidade baseado no primeiro calendário chinês, que surgiu em 2637 aC, nos cinco elementos, no movimento cíclico dos astros e na antiga religião chinesa. Os 12 animais que, segundo a lenda, compareceram à festa de ano novo de buda e foram presenteados com a representação de um grupo de pessoas são 12: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.

A astrologia chinesa e a sua base lunar

A astrologia chinesa é diferente da ocidental justamente por causa da sua orientação ser baseada a partir do movimento da lua e não do sol (como é feita a astrologia aqui no ocidente). No ano lunar é possível ter 12 ou 13 luas, algo que não acontece no ano solar. Os resultados são baseados num sistema de cálculos complexo que existe há mais de 2 mil anos.

Baseado neste sistema, o Horóscopo Chinês nomeou cada um dos meses lunares de um ano como um animal. Como o ano lunar tem 12 meses, são 12 animais. Mas, a cada 2 ou 3 anos, um 13º mês é adicionado, que pode ser inserido após qualquer um dos meses (ou animais) exceto dos últimos, o 11º ou o 12º. Somente uma vez em 2033 anos o mês adicional foi colocado após o 11º mes, e esse mês adicional é apontado pelo movimento dos astros.

Existem diversas maneiras de apontar a qual animal você pertence no Horóscopo Chinês, a forma mais simples é através do ano do seu nascimento pois cada ano corresponde a um animal.

Os símbolos do horóscopo chinês

Os signos da astrologia chinesa estão relacionados aos símbolos Yin e Yang, os polos opostos da filosofia chinesa. Veja qual deles se relaciona com cada polo:

Yin: Boi, Coelho, Serpente, Cabra, Galo e Porco

Yang: Rato, Tigre, Dragão, Cavalo, Macaco e Cachorro


Os traços de caráter de cada signo

Veja como é definido caráter de cada grupo de pessoas no Horóscopo Chinês:

Não perca também:

Artigos mais recentes

Gostou? Compartilhe!