.
Óleo essencial de eucalipto – poderoso para a respiração e muito mais

Óleo essencial de eucalipto – poderoso para a respiração e muito mais

O cheirinho de eucalipto nos remete a lembrança de remédios para a respiração, pois grande parte deles utilizam o óleo essencial desta planta para aproveitar os seus benefícios contra doenças respiratórias como a asma e a bronquite. Mas este óleo tem ainda muitas outras potencialidades dentro da aromaterapia. Veja quais são.

Os poderes do óleo essencial de eucalipto

Apesar de todos possuírem o aroma semelhante, o eucalipto possui diversas espécies diferentes de onde são extraídos os óleos essenciais utilizados na aromaterapia. Os principais e mais encontrados são: Eucalipto Globulus, Eucalipto Citriodora e Eucalipto Stageriana. Veja os benefícios de cada um deles no nosso corpo físico e emocional.


Eucalipto Globulus

É um dos mais comuns e que possui aroma leve e mentolado. Ele é analgésico, antibacteriano, antisséptico, antiviral, antitérmico e expectorante.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Encontre já o seu Bem Estar Espiritual!

Aceito a ajuda! >

  • Benefícios para o corpo físico: é poderoso no combate dos sintomas e também na prevenção de gripes, sinusites, otites, dores de garganta, pneumonia e asma. Para isso o indicado é utilizar 1 ou 2 gotas no inalador ou difusor. É poderoso também no combate a dores musculares, má circulação e artrite. Nesses casos o melhor é misturar 6 gotas de óleo essencial em um creme base e massagear a região dolorida.
  • Benefícios às emoções: é excelente para dar determinação e foco às pessoas que se encontram sem rumo. Ele ajuda na concentração e estimula o raciocínio para encontrar os melhores caminhos. Utilize-o no difusor elétrico com 5 gotas de óleo misturado em água ou 2 gotas no difusor pessoal.

Eucalipto Citriodora

Este eucalipto possui um cheiro muito intenso e é amplamente utilizado em produtos de limpeza e como aroma essencial de saunas. Suas principais propriedades são: anti-infeccioso, analgésico, desodorizante, anti-inflamatório, antiviral e antibacteriano.

  • Benefícios ao corpo físico: é um sedativo leve e natural, ajudando a amenizar dores de tensão muscular, processos inflamatórios, dores na coluna, nevralgias e cistite. Para aproveitar desses benefícios pingue de 5 a 10 gotas em uma gaze ou pano limpo com um pouco de álcool de cereais, aplique na região dolorida por cerca de 10 minutos.
  • Benefícios às emoções: é um ansiolítico natural, por isso pode ser utilizado no combate ao estresse e à depressão. Basta pingar 2 gotas no difusor pessoal ou 5 gotas misturadas com água no difusor elétrico.

Leia também: Aromaterapia: Óleos Essenciais para Esquentar a Relação.

Eucalipto Stageriana

De cheiro mais leve e suave, esse óleo essencial de eucalipto pode ser utilizado em crianças a partir de 7 anos e em adultos. Ele é um revigorante mental, ajuda a acalmar e relaxar.

  • Benefícios ao corpo físico: é poderoso contra doenças respiratórias e falta de ar. Basta pingar 5 gotinhas do óleo essencial misturado a um pouco de água no difusor pessoal, ou então pingar diretamente 2 gotas de óleo essencial no difusor pessoal.
  • Benefícios às emoções: ajuda a digerir o sentimento de abandono, rejeição e solidão. É um óleo que alivia o sentimento de carência afetiva. Para utilizá-lo, sugerimos que você misture 30 ml de creme base com 2 gostas de óleo essencial de eucalipto stageriana e mais 2 gotas de óleo de manjerona e esfregue essa mistura nos pés antes de dormir.

Contraindicações

A utilização do óleo essencial de eucalipto não é indicada para crianças menores de 7 anos de idade e para quem faz tratamentos homeopáticos.
 

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!