.
Óleo essencial de Camomila - calmante, cicatrizante e analgésico

Óleo essencial de Camomila - calmante, cicatrizante e analgésico

O óleo essencial de camomila é um dos mais antigos óleos utilizados pela humanidade e possui diversas funcionalidades e benefícios à saúde graças ao seu alto nível de antioxidantes. Veja as propriedades e benefícios deste óleo essencial e como utilizá-lo na aromaterapia.


Os efeitos calmantes e regeneradores do óleo essencial de camomila

 Existem muitas espécies diferentes de camomila, as duas mais comumente utilizadas na produção de óloe essencial são a Camomila Alemã (Marticaria recutita) e Camomila Romana (camomila-romana). Elas têm sido usadas desde os tempos antigos para suas propriedades calmantes e antiinflamatórias, e cada uma oferece diferentes benefícios à saúde. O óleo essencial é obtido a partir de flores de camomila por destilação a vapor. 

Curiosidade: Para produzir 1 litro de óleo essencial é necessário processar cerca de 200 kg de flores de camomila.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

As propriedades e benefícios do óleo essencial de camomila

Ele possui propriedades analgésicas, antialérgicas, calmantes, antidepressivas, anticonvulsivas e combate a anemia. É também um excelente cicatrizante, antisséptico, diurético, digestivo e sedativo.

O óleo possui ainda um efeito emocional relaxante, eliminando tensão, raiva e medo, e trazendo sensação de bem-estar e conforto.

Veja como ele age em diversas áreas do nosso corpo:

  • Sistema nervoso: combate a insônia, a fadiga, a irritabilidade, a depressão, a hipersensibilidade e age como um sedativo leve. Utilizar através da inalação ou de aromatizador pessoal.
  • Sistema digestivo: facilita a digestão, trata úlceras e elimina flatulência. Utilizar através de compressa local abdominal ou massagem local.
  • Sistema excretor: é diurético, ajuda a eliminar cálculos renais, estimula o funcionamento do fígado e baço. Utilizar em massagem local ou banhos de imersão.
  • Sistema reprodutivo: reduz os sintomas da TPM, diminuindo irritabilidade, cólicas menstruais e seis doloridos. Ajuda a regularizar o ciclo menstrual. Utilizar em massagem local, banhos de imersão ou de ducha, compressas.
  • Para músculos e articulações: excelente analgésico para dores contínuas, principalmente em articulações inflamadas. Utilizar em compressas ou banhos, evitar massagem direta.
  • Para a pele: o óleo é indicado em casos de queimaduras, bolhas, inflamações, úlceras, furúnculos e feridas, além de ser útil para tratamento de peles hipersensíveis, acne, herpes, dermatite e alergias. Sempre utilizar diluído e em baixa concentração.

Leia também: Óleos essenciais - como usar? Veja os principais métodos de utilização


Contraindicações e cuidados necessários

O óleo deve ser sempre diluído em óleo vegetal base ou creme neutro para a aplicação. As gestantes devem evitar o uso nos primeiros 4 meses de gravidez. Em altas doses, a erva é ligeiramente hipnótica ou soporífera. Mantenha o frasco longe das crianças.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!