Xarope de mel – faça e mande o resfriado para longe
Existem frutas e ervas que são muito eficazes para combater o mal-estar dos resfriados, reduzir a tosse, expelir o muco dos pulmões, acabar com irritação da garganta etc. Tangerina, laranja, limão, cenoura, acerola, abacaxi, agrião, cebola, menta, alho, alecrim, guaco, cardamomo, gengibre, canela e mel são alguns dos ingredientes que contribuem para amenizar os sintomas do resfriado. Uma excelente maneira de tratar a gripe e aliviar a tosse carregada com catarro é tomar o xarope de mel.
O que é o Xarope?
Xarope é uma palavra árabe – “sharab” – que significa poção ou bebida. Qualquer tipo de xarope precisa ter muito açúcar, de qualquer tipo, para que tenha viscosidade e para manter sua conservação (o açúcar precisa estar acima de 85%). Porém, de acordo com a Anvisa, é possível usar menos açúcar, um mínimo de 45%.
Quando se faz xarope, primeiro é preparado um chá, ou tisana, das ervas que serão usadas, extraindo seus óleos essenciais. Assim, são ativados os princípios ativos responsáveis pela cura. Neste chá, é acrescentado o açúcar, garantindo que fique gostoso, viscoso e conservado. Porém, também é possível fazer xarope de mel, deixando os ingredientes escolhidos macerando no mel por um bom tempo.
Os princípios ativos são incorporados ao mel por osmose celular, resultando no xarope. Recomenda-se usar produtos orgânicos e de boa procedência, pois esta preparação não será fervida. Não passar por processo de fervura, ajuda a conservar muitas vitaminas, mantendo o mel em sua qualidade curativa essencial. Selecione um mel de boa procedência, sem mistura e saiba que, mesmo assim, a contaminação do mel de Apis mielifera com esporos de Clostridium botulinum é comum no mundo todo. A pasteurização do mel não elimina o risco, portanto, nunca dê mel a crianças pequenas pois até um ano de idade, elas não possuem defesa contra o botulismo.
Clique aqui: Tudo sobre Aromaterapia
Como se faz um xarope de mel?
Diversas plantas são boas para fazer xarope de mel para resfriado, tosse e catarro. Cada uma tem suas propriedades curativas e você pode escolher as que te agradem mais. Depois de escolher as ervas, frutas e condimentos que vai utilizar, separe um pote de vídeo com tampa e esterilize-o. Corte as frutas em fatias finas, rale gengibre e pique as ervas que escolheu. Ponha tudo no vidro, amasse bem os vegetais para romper as células, misture com o mel e deixe descansar.
O mel vai fazer as frutas soltarem seu suco e as ervas seus óleos, através de um processo de osmose, de troca da água das células. São necessárias de 4 a 6 horas para que o xarope de mel fique pronto. Conserve o vidro tampado, em um local fresco.
O xarope de mel tem duração de um a dois meses. Recomenda-se tomar de uma a duas colheres de sopa do xarope a cada três ou quatro horas. A dose também pode ser misturada com água quente em uma xícara e tomada como chá.
Seguem algumas sugestões de boas misturas para seu xarope de mel caseiro:
- Limão, gengibre e mel;
- Limão, menta e mel;
- Cebola ralada, canela e mel;
- Cenoura ralada e mel;
- Abacaxi e mel;
- Guaco, menta e mel;
- Limão, alecrim e mel;
- Laranja, cravo-da-índia e mel;
- Tangerina, cardamomo e mel;
- Acerola, guaco e mel;
- Abacaxi, gengibre e mel;
- Cebola, alho, canela e mel
Há milênios, a humanidade inventa seus remédios. As razões científicas para escolhas dos ingredientes já são conhecidas – os princípios ativos já foram detectados pela ciência moderna. Hoje, receitas antigas de nossos avós não são mais taxadas como curandeirismo.
Não precisamos depender apenas das farmácias, as plantas estão disponíveis, assim como a sabedoria milenar. O processo de cura depende muito da nossa força de vontade, do conhecimento a respeito de nosso próprio corpo.
Clique aqui: Os melhores remédios caseiros
Uma receita de xarope de mel com cenoura
A cenoura tem propriedades expectorantes e antioxidantes, que auxiliam no combate a gripes e resfriados. Um de seus efeitos principais é a diminuição da tosse, já que limpa as vias aéreas e acalma a irritação que resulta na tosse. Veja como você deve preparar o xarope de mel com cenoura.
Ingredientes
- Uma cenoura ralada;
- Meio limão;
- Duas colheres de sopa de açúcar;
- Uma colher de chá de mel (só deve ser usada se não for uma criança mais nova que um ano de idade).
Como fazer?
Rale a cenoura ou corte em rodelas bem fininhas. Em seguida, coloque a cenoura em um prato e a cubra com açúcar. Para potencializar o efeito do remédio, esprema meio limão e jogue uma colher de mel sobre a cenoura. Você deve deixar o prato ao ar livre para repousar.
Quando a cenoura começar a eliminar seu suco natural, o xarope estará pronto para ser consumido. Recomenda-se consumir duas colheres deste xarope por dia. Mas, ele deve ser tomado com precaução, pois possui grande quantidade de açúcar. Pessoas com diabetes não devem consumi-lo.
O período da manhã é um bom momento para tomar o xarope, assim como após as refeições, pois assim o índice glicêmico não aumenta muito rápido, favorecendo a fome. Não se esqueça que este xarope não é recomendado para crianças menos de um ano, devido ao risco de botulismo.
Saiba mais :