Tolerância: como praticar essa virtude que pode nos livrar do ódio
Diante de um cenário delicado, em que o ódio e a imposição do que julga-se estar certo estão disseminados sem qualquer abertura para opiniões alheias, a tolerância surge como uma virtude que poucos difundem e praticam diariamente; cara a cara e, principalmente, nas redes sociais, onde o “anonimato” abstém de consequências imediatas.
Admitir que amigos, conhecidos e demais indivíduos possam, com toda a propriedade, ter pontos de vista divergentes ao seu é o primeiro passo para praticar a tolerância. O mesmo se aplica com seus próprios pensamentos, uma vez que é perfeitamente aceitável mudar de opinião ou mesclar ideologias de acordo com o que acredita estar certo; desde que estejam bem resolvidos dentro de si.
Praticando a tolerância
Os pontos chave da intolerância e dos discursos de ódio que se disseminam, muitas vezes consistem na falta de empatia entre as pessoas, a superficialidade das amizades e o poder que as influências (seja ela proveniente da mídia ou terceiros) exercem em cada um dos indivíduos. Diante de um treinamento para alcançar a tolerância e, consequentemente, a paz interior, é importante acreditar na capacidade do próximo em encontrar seu próprio caminho para determinada solução, o que é intrínseco ao ser humano. Sem interferências negativas, imposições, julgamentos e ódio.
Mas como atingir a paz interior e tornar-se uma pessoa mais tolerante? Comece praticando no dia a dia, enquanto caminha pelas ruas, dirige, enfrenta filas, entra em lojas, entre outros meios de convívio coletivo social. Imagine que todos os que te cercam são amigos, pessoas semelhantes a você e com uma história completamente diferente da sua, com motivos distintos que podem ou não levá-lo a divergir com suas opiniões. Em suma, acredite que todos estão em um mesmo time, vão para o mesmo lugar ou buscam a mesma coisa para suas vidas; conquistas e desejos comuns a todo o ser humano.
Emanar amizade: o segredo para a tolerância
Emanar amizade, simpatia e empatia tem o poder de mudar tudo à sua volta, inclusive o comportamento do próximo. A serenidade e a tolerância tornará uma negociação mais favorável, uma maior compreensão da índole de um indivíduo e até mesmo, diante de situações conflitantes, mais facilidade em aceitar os erros e inflexão do próximo. Afinal, conversar, ponderar e tolerar as decisões de um amigo tem um resultado muito diferente de um inimigo, o qual lutará com todas as forças para impor seus ideais e começar uma guerra a qualquer instante.
Intolerância de cor, sexualidade, nacionalidade, política ou religiosa separam seres humanos incríveis e que, juntos, teriam a chance de transformar o mundo em um lugar melhor. Para mudar esse cenário, basta começar com você; pratique a tolerância, abstenha-se de incitar o ódio ou impor suas opiniões diante de ameaças e ofensas. Faça o bem, da sua maneira, aceitando que o próximo também busca pela solução, diante de seu próprio ponto de vista.
Saiba mais:
- Para ser feliz, tome banho de sal grosso com alfazema.
- Banho de sal grosso para mente, corpo e alma.
- Ritual de Proteção com a Pedra do Sol.