Como utilizar as técnicas de Feng Shui na organização de gavetas
Entre os espaços que pouco se dá atenção, as gavetas representam uma importante influência na vida de quem as possui, onde sua arrumação frequente ou desleixo possibilitam novidades, oportunidades ou a lentidão e o marasmo em suas vidas. De acordo com as técnicas aplicadas no Feng Shui, não importa em qual cômodo as gavetas estejam dispostas, dedicar o seu tempo a elas é convidar oportunidades e proporcionar a abertura dos caminhos de sua vida.
Como utilizar técnicas de Feng Shui na organização de gavetas
Em geral, no Feng Shui, ainda que promovam bem-estar, esses espaços possuem particularidades em cada cômodo, os quais devem receber atenção especial para cada finalidade. Não é preciso fazer uma “revolução” em suas gavetas. Essa transição pode ser feita aos poucos, respeitando seu próprio ritmo.
De um modo geral, gavetas, armários e closets representam nosso “eu” mais profundo, as intimidades, os segredos e até mesmo os fantasmas que preferimos ignorar. Então o primeiro passo é assumir a bagunça. Depois, tome uma atitude e comece a mexer com seu íntimo para arrumar essa confusão toda.
Sua vida é um reflexo da sua saúde mental, espiritual e emocional. Sendo assim, um interior confuso e bagunçado irá refletir em um caos pessoal e profissional. Que tal começar hoje mesmo a colocar ordem na casa? Garanto que você vai se sentir muito mais leve depois da arrumação.
Clique Aqui: Feng Shui – Conheça o significado do sino dos ventos
Como organizar suas gavetas com Feng Shui
Com simples passos e uma rotina para arrumar e mantê-las funcionais, as técnicas de Feng Shui para organizar as gavetas prometem trazer a harmonia e a prosperidade para dentro do seu lar. Ainda que cada cômodo tenha seus simbolismos particulares, a arrumação se aplica de modo geral e pode ser dividida em algumas regras básicas.
Vamos começar primeiramente com uma separação dos itens que devem ocupar cada gaveta. A ordem utilizada será de cima para baixo. Além disso, daremos um parâmetro simples, para apenas três gavetas, já que a média dos móveis possui entre 3 e 4 gavetas alinhadas na vertical.
Primeira gaveta
A primeira gaveta é aquela também mais acessível e que deve conter os itens de uso mais frequentes. Separe tudo aquilo que você usa quase diariamente e priorize-os nessa gaveta. Também é conveniente que dentro da gaveta seja estabelecida outra ordem de prioridade, colocando os itens de mais uso na frente e os de menor uso ao fundo.
Dê preferência para colocar suas roupas íntimas na primeira gaveta de cômodas e armários; itens como sutiãs, calcinhas e cuecas são de uso diário e se encaixam muito bem nela. Em outros móveis, como penteadeiras, é ideal utilizar a primeira gaveta para itens como joias e acessórios diversos.
Segunda gaveta
A segunda gaveta deve seguir o mesmo padrão da primeira, já que ela ainda é de fácil acesso. Aqui ainda é possível colocar objetos um pouco menores e que estejam em maior quantidade ou variedade.
O que irá mudar no padrão é que os objetos, além de não terem uso tão recorrentes como os da primeira gaveta, também devem procurar se encaixar em aspectos um pouco mais volumosos. Lembre-se que quanto mais para baixo seguimos, também mais difícil fica a visualização dos itens.
Seguindo o mesmo exemplo de uma cômoda ou um armário, aqui poderíamos guardar itens como camisolas, pijamas, meias ou até mesmo alguma lingerie que goste de usar com frequência.
Terceira Gaveta
Aqui a coisa fica bem simples se você já tiver compreendido bem o conceito de organização com os princípios do Feng Shui. Na terceira, e muito provavelmente a última de seu móvel, você deve colocar aqueles objetos que quase não usa ou que acessa de maneira mais esporádica. Itens que talvez precise apenas uma ou duas vezes na semana.
Se seguirmos o mesmo exemplo de cômodas e armários, aqui seria um bom lugar para armazenar, camisetas, blusas ou outros itens pessoais de tecidos mais leves e que não tenham uma participação tão intensa no seu cotidiano.
Em alguns casos você também pode optar pelas roupas mais grossas como blusas de malha, que são usadas apenas em dias frescos.
Cuidados na organização de gavetas com Feng Shui
Não apenas o tipo de item que vai em cada gaveta é importante, mas também a forma como acomodamos todos eles. O Feng Shui sugere algumas pequenas indicações para que tudo fique mais harmonioso e prático em seu dia-a-dia, e é sobre elas que falaremos agora:
- Se algo não lhe serve mais, por que deveria continuar com você? Tudo aquilo que não é mais útil, que já não utiliza há muito tempo e não representa nenhum apego emocional realmente importante, deve ser descartado e, de preferência, reciclado. Uma roupa que não serve mais? Dê a um amigo, um irmão ou faça uma doação a quem possa precisar mais que você;
- Objetos com valor emocional podem ser mantidos. Mas entenda que isso não deve ocorrer em excesso e que esses itens devem despertar memórias emocionais positivas em você. Não é bom guardar um presente de ex-namorado com quem teve uma briga ou guarda mágoas, por exemplo.
- Objetos quebrados devem ser consertados ou descartados. Segundo o Feng Shui, não é bom guardar objetos danificados. Encontre algum tempo ou uma forma de consertá-lo caso realmente deseje mantê-lo, ou então finalmente se desfaça dele. Nada de guardar aquele fone de ouvido de só funciona de um lado já faz um tempo;
- Descarte produtos vencidos. Isso vale para produtos como medicamentos, pilhas e cosméticos, por exemplo, o que pode ser muito perigoso em um momento de distração. Lembre-se ainda de levar esses produtos a um centro de descarte adequado;
- Faça uso de divisórias. Dependendo da gaveta, talvez seja conveniente usar pequenas divisórias para manter cada item em seu lugar e impedir, por exemplo, que objetos pequenos fiquem rolando para frente e para trás.
Seguir essas regras sobre como utilizar as técnicas do Feng Shui na organização de gavetas irá proporcionar inúmeros benefícios, como redução do estresse e da ansiedade. Isso sem contar que, obviamente, você terá mais espaço para as suas coisas e uma maior sensação de amplitude em sua casa e nos mais amplos aspectos da sua vida.
Saiba mais :