Como as tatuagens influenciam na nossa vida?
Quer tatuar, mas não sabe o que isso pode influenciar na sua vida? Entenda mais sobre o que as tatuagens podem trazer para você.
Clique Aqui: Sonhar com tatuagem é bom presságio? Veja como interpretar
Como surgiu a tatuagem em diferentes culturas?
Pelo o que as pesquisas indicam, o hábito de deixar marcas no corpo é muito antigo, tanto que os primeiros registros de uma pessoa tatuada datam que isso aconteceu em torno de 5300 anos antes de cristo quando acharam o fóssil de Ötzi no Alpes. Existe a teoria que suas marcas teriam sido feitas com propósito medicinal pois coincidiam com os pontos de acupuntura.
No Egito Antigo, também foi encontrado apenas nas múmias do sexo feminino traços e pontos marcados na região abdominal, o que leva a crer que tais marcas poderiam ter finalidade ritualística (principalmente para fertilidade).
A Índia também desenvolveu seu tipo de pintura corporal chamada Mehndi, ela era feita com o pigmento de Henna. Diferente das outras culturas, esse tipo de arte durava em torno de uma semana e era usada exclusivamente para enfeitar o corpo. Em relação ao hinduísmo, muitas mulheres da religião tatuam seus rostos ao redor de olhos e queixos com um ponto porque se acredita que afastava o mal e as tornavam mais bonitas. Inclusive, uma das deusas da religião, Lirbai Mata, é retratada com tatuagens nas pernas e nos braços.
O país que mais desenvolveu essa técnica foi o Japão e a prática ficou muito associada ao grupo mafioso Yakuza. As sessões de tatuagem feitas podiam levar até anos para os desenhos cobrirem o corpo todo (exceto pés e mãos). Até mesmo um tipo de “tatuagem oculta” foi criado, já que o desenho só aparecia com determinados estímulos (como ingerir álcool), chamado kakoushibori.
Na Nova Zelândia, as tatuagens eram feitas tanto para diferenciar os integrantes por classes sociais em que cada espiral significa um nível na hierarquia quanto para mostrar a nobreza de um homem. Os desenhos da tatuagem maori eram feitos baseado na história da pessoa e das crenças da sua tribo de origem. Apenas homens eram tatuados.
Entre os romanos, a prática de tatuar não era bem vista pois os desenhos marcados na pele eram feitos para sinalizar criminosos e escravos. Porém, com o passar do tempo, os soldados romanos começaram a se tatuar influenciados pelos bretões e celtas, que faziam isso como símbolo de honra. Inclusive, durante as cruzadas, os romanos se marcavam com o desenho de uma cruz para ter um enterro cristão se falecessem em uma batalha.
Por causa do cristianismo, ainda na idade média, as tatuagens foram consideradas pecado pois o corpo era visto como templo de Espírito Santo e não deveria ser “vandalizado”. As tatuagens também eram vistas como prática das religiões pagãs na época da Inquisição.
No período das grandes navegações, a prática voltou a se popularizar durante a Europa entre os marinheiros, principalmente por causa de James Cook. Ele e sua tripulação viajaram rumo a região Oceânica e assim, conheceram as tribos Maori. Os desenhos eram chamados de “tatau” (devido ao barulho que era feito durante a prática) que deu origem ao termo “tattoo”.
Nas américas, diversas tribos indígenas se tatuavam de modo medicinal, para marcar momentos da vida como puberdade e casamento ou apenas de modo vaidoso. Entretanto as colonizações fizeram com que a prática fosse banida desses povos e só retornando novamente ao continente bem depois.
Devido a passagem “Não fareis figura alguma no vosso corpo” no livro de Levítico da Bíblia, as tatuagens eram proibidas segundo o judaísmo. Durante a segunda Guerra Mundial, a prática se tornou ainda mais mal vista devido ao fato de que judeus prisioneiros foram marcados para identificação.
A primeira máquina de tatuagem foi uma adaptação de uma invenção de Thomas Edison por Samuel O’Reilly e com o tempo ela foi cada vez mais desenvolvida até que em 1979, Carol Nightingale patenteou uma máquina desenvolvida exclusivamente para tatuar.
Desde então, cada vez mais pessoas tem se tatuado, o preconceito com as tatuagens tem diminuído e diversas técnicas de tatuagem foram criadas como o old school, bold line, geométrico, pontilhismo, tribal, fine line, black work, minimalismo, aquarela, oriental, realista, etc.
Os significados por trás de uma tatuagem
Assim como nossos antepassados, ao fazer uma tatuagem geralmente se deseja expressar algo que ficará eternizado no seu corpo por ser algo que se acredita ou que represente alguma fase da sua vida, um sentimento, etc.
Em um sentindo mais estético, as tatuagens (quando bem-feitas e bem pensadas) aumentam muito a autoestima daquele que é tatuado já que é uma imagem considerada bonita por ele e/ou também porque aquilo afirma a sua personalidade.
Muitas pessoas também fazem uma tatuagem por causa do significado que aquilo representa. Nesse tipo de tatuagem, ela irá atuar como “amuleto”, ou seja, você irá carregar aquilo com você por causa do sentido que aquilo faz na sua vida.
Por exemplo, se você tatuar um coração porque acredita que ele representa o amor; sempre que você olhar aquela imagem e pensar no seu significado, você irá atrair essa energia para você. Outro ponto importante é que uma mesma imagem possui um sentido diferente para cada pessoa, afinal, cada um tem sua interpretação daquilo.
Para desenhos com mais de um sentido, é aconselhado que você veja como essa simbologia funciona para você. Se você acredita em algum sentido negativo, é melhor buscar algo diferente pois inconscientemente você irá pensar nesse significado e projetar essa energia para o universo.
Então, o melhor conselho para você que quer tatuar é busque algo que tenha seja importante para você pois assim você irá atrair algo que deseja e dificilmente irá enjoar dessa tatuagem.
Caso você queira tatuar apenas pela estética, essa dica também serve: encontre um profissional adequado para fazer sua tatuagem, assim ela ficará modo que te agrade e todos os procedimentos de higiene serem seguidos corretamente.
Saiba mais :