Tabacomancia: a arte de ler o tabaco e os seus sinais
A leitura do tabaco, também conhecida como “Tabacomancia”, é a antiga arte divinatória de obter informações sobre eventos passados, presentes e futuros, através da interpretação do processo de queima de um tabaco, charuto ou cigarro. Seus poderes são utilizados em diversas culturas, por guias espirituais diversos.
Durante a sessão de tabacomancia, o praticante leva em consideração a forma como o tabaco é queimado (enquanto fuma), a cor das cinzas, a direção da fumaça, e as figuras que podem aparecer nesse elemento.
É uma técnica antiga associada principalmente à magia tradicional (bruxaria), espiritismo e correntes espirituais com raízes africanas, como Santeria, Voodoo e Palo Mayombe. Entretanto, é possível encontrar expressões e técnicas associadas à Tabacomancia, em outros sistemas esotéricos ou ocultos.
Clique Aqui: Quiromancia: Guia básico da Leitura das Mãos
O que acontece em uma sessão de Tabacomancia?
Baseado no princípio de que cada tradição mágica tem as suas próprias regras e protocolos, que são transmitidos dos mestres espirituais aos alunos, e que portanto não há uma visão única do assunto, podemos identificar três fases em uma sessão de Tabacomancia:
- Consagração do elemento a ser utilizado (tabaco, cigarro, charuto).
- Incineração do objeto (o tabaco é fumado ou queimado).
- Análise dos resultados (pode acontecer simultaneamente com a fase 2).
A consagração do tabaco envolve a recitação de uma série de orações e fórmulas esotéricas, geralmente acompanhadas do nome completo e data de nascimento da pessoa em sendo consultada.
As orações usadas são geralmente ensinadas a cada praticante por seu professor ou seu guia espiritual.
Um dos métodos mais populares, porém, é recitar um Pai Nosso e Ave Maria em nome da pessoa que está sendo consultado, enquanto se segura o tabaco na mão dominante (a mão que a pessoa utiliza para escrever. Mão direita se ela for destra e mão esquerda se ela for canhota).
Nesta sequência, o portador do tabaco conclui o processo de consagração fazendo o sinal da cruz, usando a mão em que segura o elemento.
Como funciona a leitura do Tabaco
Uma vez consagrado, o tabaco é iluminado e o trabalhador espiritual concentra sua atenção na sua interpretação, de acordo com o seu próprio conhecimento e experiência, adquirido ao longo das suas práticas e com o auxílio dos seres espirituais.
É importante notar que esta fase da sessão de Tabacomancia pode ser executada em diferentes formatos:
Em um deles:
- O praticante fuma o tabaco consagrado;
- O elemento é consumido por si só, sem intervenção;
- O praticante dá o tabaco ao interessado, que será o único a fumar;
- Dois tabacos são consagrados, e tanto o praticante quanto o interessado fumam simultaneamente.
Da mesma forma, alguns fumantes realizam um pequeno ritual de purificação do indivíduo a ser consultado, antes de iniciar a sessão, utilizando um tabaco, cigarro ou charuto aceso, cuja fumaça será direcionada para envolver o sujeito.
Uma vez selecionada a técnica de preferência para a queima do tabaco, o praticante acende o elemento e procede com a sua análise.
Interpretação dos sinais na Tabacomancia
A maioria dos trabalhadores espirituais dedicados ao tabaco como arte de adivinhação identifica a parte superior do tabaco como o lar e a família da pessoa que o consulta; a parte inferior com a personalidade e a saúde do indivíduo em si; a esquerda com o seu mundo emocional; e a direita com o ambiente em que ele transita e existe.
A sessão pode ser feita de uma forma livre, em que o praticante comunica as informações recebidas ao interessado, sem impor qualquer assunto em particular; ou com a orientação do sujeito, que irá colocar uma determinada questão.
Nota: é possível que, durante a sessão, o praticante fume mais de um cigarro para responder às preocupações apresentadas; mas uma vez concluído o procedimento, não é recomendável que a mesma pessoa seja consultada novamente nos próximos 7 dias (alguns trabalhadores espirituais propõem períodos mais longos, de até 3 meses, entre as sessões).
Clique Aqui: Geomancia: o método de adivinhação ao lançar terra na mesa
Tabacomancia – A leitura espiritual do tabaco
Embora diferentes aspectos possam ser analisados (fumaça, resíduos, velocidade de consumo do elemento), o foco principal é colocado na análise das características das cinzas do tabaco, durante e após a queima.
A seguir estão algumas das interpretações mais comuns utilizadas na leitura das cinzas do tabaco. Lembre-se que, dependendo da tradição do mestre espiritual, diferentes significados podem ser atribuídos a um mesmo evento.
- Se as cinzas permanecerem presas ao tabaco, em linha reta e sem cair: boa sorte.
- Se as cinzas permanecerem presas ao tabaco, curvadas para baixo e sem cair: dúvidas, má sorte
- Se as cinzas caírem desde o primeiro momento: incerteza
- Se o tabaco queima mais de um lado do que do outro: contratempos, decepções
- Se o tabaco queima de forma uniforme: felicidade, sucesso
- Cinzas brancas: resposta afirmativa
- Cinzas negras: resposta negativa
- Cinzas brancas com partes escuras: obstáculos, fofoca, olho gordo, inveja, rancor
- Se a borda ou coroa do tabaco (primeira parte das cinzas) é branca: prosperidade, amor
- Se a borda ou coroa tem pontos pretos: quebras, ciúmes
- Flocos brancos nas cinzas: boas notícias
- Escamas pretas ou cinzas para cima: tristeza
- Linha branca: estabilidade e boa sorte
- Linha preta: agitação, conflito
- Pontos Vermelhos na Chama do Tabaco: Surpresas Perigosas
Existem muitas outras indicações que podem ser interpretadas na análise das cinzas do tabaco, ou que o praticante irá definir de acordo com sua própria experiência, a lista apresentada apenas aponta as mais comuns.
Cuidado: ler o tabaco em nome de terceiros é uma prática comum; no entanto, muitos usuários de tabaco se abstêm desta prática, considerando-a antiética.
Saiba mais :