Santo do dia 20 de outubro: São Pedro de Alcântara
Conhecido por ter sido um homem de oração e jejum, além de poucas horas de sono, São Pedro de Alcântara, Santo do Dia 20 de outubro, tinha sempre seu hábito surrado e era um grande pregador.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 20 de outubro
Em Gálatas (5,24), encontramos palavras que se aplicam muito bem à figura de São Pedro de Alcântara, santo do dia de hoje: “Aqueles que são de Cristo crucificaram a própria carne com os seus vícios e concupiscências”
Quando lembramos essa passagem falarmos deste homem santo que santo que soube vencer o corpo do pecado por meio de muita oração e pelas mortificações.
O santo do dia 20 de outubro nasceu no ano de 1499 na cidade de Alcântara, na Espanha. Ele era um menino simples, de muita oração e bom comportamento. Ele entrou ainda novo na universidade, mas soube se destacar, igualmente, no cultivo das virtudes do Cristianismo.
Obediente ao Mestre, o casto e caridoso jovem entrou posteriormente na Ordem de São Francisco, mesmo sabendo do desejo de seu pai de que fosse para a área de Direito. São Pedro de Alcântara então foi ordenado sacerdote e passou a ser modelo de perfeição monástica, além de ocupar altos cargos na Igreja. Ele chegou inclusive a administrar, com vinte anos de idade, a superior do convento e, posteriormente, ser eleito provincial da Ordem.
O santo do dia 20 de outubro era franciscano tanto de espírito quanto de oração e assim vivia em jejum, dormia pouco, pregava muito e orava sempre. Como provincial, São Pedro visitou a todos os conventos pertencentes à sua jurisdição. Foi assim que ele promoveu uma reforma de acordo com a regra primeira de São Francisco, da qual era o santo do dia de hoje testemunho vivo.
Muito conhecido em toda a Europa, mesmo sem ter desejado isso, São Paulo foi conselheiro do imperador Carlos V e também do rei João III. Além disso, foi também amigo dos santos e diretor espiritual de Santa Teresa de Ávila, que é lembrada hoje por ter atestado após a morte do santo: “Pedro viveu e morreu como um santo e, por sua intercessão, conseguiu muitas graças de Deus”.
O santo do dia de hoje é considerado um dos grandes místicos espanhóis do século XVI.
Aos 63 anos de idade o santo do dia foi para o encontro de Nosso Senhor e é conhecido hoje como padroeiro do Brasil, graças a Dom Pedro I, que solicitou isso ao Papa, o que foi feito, em 1826, por Leão XII.
Leia também: Santo do dia 21 de outubro: Santa Úrsula
Oração para o santo do dia
Hoje voltamos nossas orações para o padroeiro do Brasil, que foi quem deu origem aos nomes de Dom Pedro I e Dom Pedro II:
Ó grande amante da Cruz e servo fiel do divino Crucificado, São Pedro de Alcântara; à vossa poderosa proteção foi confiada a nossa querida Pátria brasileira com todos os seus habitantes. Como Varão de admirável penitência e altíssima contemplação, alcançai aos vossos devotos estes dons tão necessários à salvação. Livrai o Brasil dos flagelos da peste, fome e guerra e de todo mal. Restituí à Terra de Santa Cruz a união da fé e o verdadeiro fervor nas práticas da religião.
De modo particular, vos recomendamos, excelso Padroeiro do Brasil, aqueles que nos foram dados por guias e mestres: os padres e religiosos. Implorai numerosas e boas vocações para o nosso país. Inspirai aos pais de família uma santa reverência a fim de educarem os filhos no temor de Deus não se negando a dar ao altar o filho que Nosso Senhor escolher para seu sagrado ministério.
Assisti, ó grande reformador da vida religiosa, aos sacerdotes e missionários nos múltiplos perigos de que esta vida está repleta. Concede-lhes a graça da perseverança na sublime vocação e na árdua tarefa que por vontade divina assumiram.
Lá dos céus onde triunfais, abençoai aos milhares de vossos protegidos e fazei-nos um dia cantar convosco a glória de Deus na bem-aventurança eterna. Assim seja!
Leia também: Santo do dia 22 de outubro: São Gaudêncio
Saiba mais :