Pensamentos intrusivos: técnicas para lidar com eles
Pensamentos intrusivos são pensamentos que causam grande angústia. Eles parecem vir do nada e causam uma grande ansiedade. O conteúdo dos pensamentos intrusivos indesejados muitas vezes se concentra em imagens autodestrutivas ou socialmente inaceitáveis. Eles podem ser violentos ou perturbadores, podem ser pensamentos de natureza sexual, incluindo fantasias. Também podem ser pensamentos sobre comportamentos que você considera inaceitáveis e abomináveis. Muitas vezes as pessoas têm vergonha e se preocupam com eles, e por isso os mantêm em segredo, criando ainda mais culpa e ansiedade.
Uma pessoa que tem medo de perder seu emprego, por exemplo, pode ter pensamentos constantes de que não é capaz ou que está fazendo algo errado e, a partir disto sem que nenhuma situação concreta justifique pensar de tal maneira, ficar tão insegura e desanimada que realmente vai prejudicar seu desempenho.
Há muitos mitos sobre os pensamentos intrusivos. Um dos mais angustiantes é que ter tais pensamentos significa que você inconscientemente quer fazer as coisas que vêm à sua mente. Isto simplesmente não é verdade, e, na verdade, é exatamente o contrário. É o esforço que as pessoas usam para combater o pensamento que o faz aderir e alimentar o seu retorno. As pessoas lutam contra os pensamentos porque o conteúdo parece estranho, inaceitável e em desacordo com quem eles são.
Um segundo mito é que cada pensamento que temos vale a pena examinar. Na verdade, esses pensamentos não são mensagens, alertas, sinais ou avisos – apesar de como se sentem.
Estes pensamentos, no entanto, são apenas pensamentos. Aparecem aparentemente do nada, causam ansiedade, mas não têm sentido na sua vida. Eles não são mensagens de aviso ou de alerta. São simplesmente pensamentos.
O que lhes dá poder é que as pessoas que os experimentam tornam-se preocupadas com o seu significado. Elas podem se fixar nelas e se envergonhar, com a intenção de mantê-las em segredo dos outros. As pessoas tendem a tentar desesperadamente e urgentemente se livrar dos pensamentos, o que, paradoxalmente, alimenta sua intensidade. Quanto mais tentam suprimir ou distrair ou substituir os pensamentos, mais pegajoso se torna o pensamento em suas mentes.
Como lidar com pensamentos intrusivos?
Existem algumas técnicas para lidar com os pensamentos intrusivos que podem ajudar:
-
Identifique e dê nome a eles: “pensamentos intrusivos”
-
Tenha em mente que esses pensamentos são automáticos e não dependem de si.
-
Aceite, reconheça e permita que os pensamentos entrem na sua mente. Não tente afastá-los.
-
Permita que o tempo passe e pratique estar presente no momento.
-
Tenha paciência consigo mesmo, pare, respire e não tenha pressa em se livrar deles. Lembre-se são só pensamentos.
-
Eles provavelmente vão voltar, então já espere por isso, como se fosse algo natural.
-
Continue fazendo a mesma atividade que você estava fazendo antes do pensamento intrusivo chegar, permitindo esse convívio com a ansiedade sem se paralisar.
O que você deve evitar fazer?
- Entrar em contato de maneira ativa com eles, relacionando-se como se eles fossem um desejo.
- Tentar empurrá-los para fora da sua mente.
- Tentar achar um significado neles.
Uma vez que você passa a enxergar os pensamentos intrusivos como o que eles são, apenas pensamentos, resíduos de um fluxo de informação constante que o nosso cérebro recebe, eles passarão naturalmente a diminuir.
Saiba mais :