Como conquistar a independência emocional
O amor é um dos mais belos sentimentos, certo? Mas às vezes, o relacionamento amoroso pode ser torturante, principalmente se não existe uma independência emocional saudável, tornando um mal para quem sofre da falta de tal sentimento.
Veja 5 dicas para tentar sair desse tipo de relacionamento:
-
Reconheça a ausência da independência emocional
Reconhecer que você está precisando de uma independência emocionalmente de outra pessoa é o primeiro passo. Com isso, você pode avaliar se você precisa de ajuda médica para sair dessa situação. Além disso, reconhecer que está com um problema é estar consciente dele, sendo assim, você começará a querer mudar a situação.
-
Trabalhe a sua autoestima
Muitas pessoas se encontram sem independência emocional, pois não se valorizam. Acreditar em si mesmo e ter amor próprio fará você enxergar seus valores, não deixando se abalar emocionalmente. Acredite no seu potencial, e procure fazer coisas para si. Descobrir o que te faz realmente feliz consigo mesma.
“Têm lhe sido ensinado a ser delicado para com os outros e duro para consigo mesmo. Isso é um absurdo. Eu lhe ensino que a primeira e mais importante coisa é ser amoroso para consigo mesmo. Não seja duro; seja delicado. Cuide de si mesmo. Aprenda como se perdoar, cada vez mais e novamente; sete vezes, setenta e sete vezes, setecentos e setenta e sete vezes. Aprenda como perdoar a si próprio. Não seja duro; não seja antagônico consigo mesmo. Assim você irá florescer. Nesse florescimento você atrairá alguma outra flor. Isso é natural. Pedras atraem pedras; flores atraem flores.”
-
Tenha controle de si
Você é responsável por si, por suas emoções, ações e sentimentos. Nem sempre estamos bem para tomar decisões, mas é importante ter em mente que a sua vida é apenas sua! Não permita que outras pessoas comandam por você, indo contra a sua vontade.
-
Tenha amor próprio antes de querer amar os outros
Parece clichê, mas é uma verdade! Antes de querer amar os outros, ame você! Perceba as qualidades presentes em sua personalidade. Respeite os seus limites e suas limitações. É preciso se amar antes de querer amar outras pessoas, só assim você conseguirá manter um relacionamento saudável e feliz.
-
Peça ajuda
Se você não consegue sair de um relacionamento de extrema ausência de independência emocional que te faz sofrer, sentir-se infeliz, peça ajuda de profissionais ou de familiares e amigos próximos. Eles podem te ajudar a sair dessa situação.
Saiba mais :