Insegurança emocional: o que é e o que causa esse sentimento?
A insegurança emocional, ou simplesmente a insegurança, é um sentimento de inquietação ou nervosismo que é desencadeado por perceber a si mesmo como alguém sem valor, sem amor ou sem ser bom o suficiente para para se adaptar, especialmente quando comparados a outra pessoa.
A insegurança emocional também é, em grande parte, uma grande parcela de alguns transtornos mentais, como o transtorno de personalidade borderline e o transtorno de personalidade narcisista. Esses tipos de transtornos mentais frequentemente resultam em baixa autoestima e, às vezes, em autoestima alta demais, que eventualmente se manifesta como arrogância ou sensação de superioridade.
“Todos nós vivemos devorados pela necessidade de sermos amados, mas temos medo da insegurança de amar.”
A insegurança emocional: você a reconhece?
E além disso, ser emocionalmente inseguro, isto é – constantemente se preocupar em não ser bom o suficiente, sem confiança, e ter todo tipo de dúvida, pode desencadear depressão e ansiedade também. Uma pessoa emocionalmente insegura é pessimista e às vezes antissocial. Também pode sofrer de ansiedade social, dismorfia corporal e egocentrismo, entre outros estados emocionais.
A maioria das pessoas inseguras sofre de algum grau de isolamento. Quanto maior a insegurança, mais a pessoa será isolada. Mas antes de nos aprofundarmos mais em saber mais sobre a insegurança emocional, vamos saber como isso difere da segurança emocional.
Segurança emocional x insegurança
Segurança emocional é a habilidade em que uma pessoa tem em controlar completamente seu estado emocional. Uma pessoa emocionalmente segura é aquela cuja saúde mental e emocional está livre de qualquer tipo de sofrimento, e é psicologicamente resistente.
Uma das teorias da segurança emocional mais conhecidas fala sobre um estado de espírito em que se está disposto a aceitar as consequências do comportamento de alguém. Todos os aspectos do comportamento de um indivíduo em todas as áreas de sua vida podem ser interpretados em termos de segurança.
Ao contrário de uma pessoa que está emocionalmente segura, uma pessoa insegura não tem controle sobre seu estado emocional. Eles tendem a ser neuróticos; e são geralmente egoístas e egocêntricos.
Então, o que causa insegurança?
A raiz de toda insegurança é o medo, mas geralmente é influenciada por suas experiências passadas. Porque quando criança, você não pensa como se fosse inútil ou imperfeito. Mas à medida que você se torna adulto, recebe informações do ambiente ao seu redor e das pessoas com quem você geralmente entra em contato para que isso aconteça.
Cada vez que você interage com as pessoas, digamos, amigos da família, colegas, colegas de trabalho, conhecidos, eles deixam você com algum tipo de impressão. Essa impressão pode ser encorajadora, mas às vezes pode ser prejudicial, o que pode afetar negativamente o seu bem-estar mental.
Saiba mais :