LinkedIn x TikTok – onde investir quando o assunto é trabalho?
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Já pensou que algum dia você teria que fazer um currículo utilizando um aplicativo de vídeos curtos, em vez de um documento com Arial 12? Essa pode ser a nova realidade para muitos candidatos a uma vaga de emprego.
O crescimento do TikTok virou assunto de especialista. O aplicativo caiu no gosto durante a pandemia, especialmente para a geração Z – nascida entre a segunda metade da década de 1990 e o início dos anos 2000. As famosas dancinhas e dublagens fizeram com que até outras redes sociais tentassem se adaptar ao modelo que estava dando tão certo. Mas o aplicativo foi além. Não apenas para conteúdo de entretenimento, o TikTok está ganhando novos rumos no mercado de trabalho, com destaque para o empreendedorismo. Será que o LinkedIn ficou ultrapassado nessa batalha?
Ainda existem prós e contras para cada rede
Ambas as redes partem da premissa de interação social e redes de contatos, mas o LinkedIn é essencialmente profissional. “É uma ferramenta essencial, que mantendo um currículo bem atualizado, permite que amplie nossa rede, tanto para encontrar profissionais, no caso de empregadores, mas nós na posição de profissionais de firmar contatos, parcerias e de sermos encontrados por empregadores. “Um perfil bem estruturado, atualizado e formatado no LinkedIn é muito interessante. Do mesmo modo que nos preocupamos com nossas redes sociais, nos preocuparmos com a nossa rede profissional também é importante”, explica a professora Jaqueline Ferrarezi, mestre em administração.
A plataforma de vídeos curtos já faz alguns testes para tentar dominar o mercado de trabalho. Como, por exemplo, o TikTok Resumes, que funciona como um meio de recrutamento e descobertas de empregos. O projeto piloto conta com aproximadamente 30 empresas, onde os candidatos que querem se candidatar a uma vaga mostram suas habilidades e experiências em um vídeo, e utiliza a #TikTokResumes na legenda.
O objetivo é estar cada vez mais próximo das novas gerações, que são nativas digitais, e que se relacionam com o futuro profissional e o mercado de trabalho de novas formas. Na era das mudanças digitais constantes algumas características profissionais são necessárias, que antes não contavam tanto.
Qual é o seu potencial? Suas inspirações?
“Como você expressa em um currículo que você é criativo? Que você tem um olhar crítico, analítico, reflexivo? Então formas alternativas de conseguir identificar essas potências nos colaboradores são muito válidas, que seria a lógica do TikTok, que a partir do vídeo seria possível identificar”, analisa Ferrarezi, em comparação ao currículo tradicional.
No entanto, identificar essas competências precisa fazer sentido para a empresa e estar aliado ao que a empresa procura. A especialista ressalta que o TikTok, por exemplo, pode ajudar a identificar determinadas potencialidades em um profissional, mas precisa ser dentro de um processo seletivo estruturado e não de forma aleatória. Da mesma forma, para as perspectivas profissionais. Se o público alvo está no meio digital, faz sentido investir nesse meio para encontrar novos clientes.
Ferrarezi explica que depende muito da área de atuação e perspectiva de carreira. “Precisamos ficar atentos às ferramentas e se isso se aplica à nossa perspectiva de carreira. LinkedIn eu acho que é fundamental, pensando na era da tecnologia e da informação que a gente está hoje. O TikTok vai depender da sua formação, da sua carreira, das empresas que você almeja trabalhar, porque vai estar muito relacionado às competências que precisamos desenvolver em termos de carreira e se isso vai ser condizente ao uso da ferramenta”, ensina.
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