Geração sanduíche e seus dilemas: dicas para vencer os desafios do dia a dia
A rotina está longe de ser considerada tranquila. Logo ao acordar, o excesso de responsabilidade parece pesar nos ombros: sair para o trabalho, voltar para cuidar da casa, do filho que ainda mora com você e ainda arrumar tempo para ir na casa dos seus pais idosos para ajudar em alguma atividade e verificar se está tudo bem.
O que é a geração sanduíche?
Esse é o dia a dia de muitas famílias.
A chamada “geração sanduíche” é composta por pessoas que cuidam de duas gerações ao mesmo tempo. Como ficam no meio entre os mais jovens e os mais velhos, representam o meio de um sanduíche. Claro que cuidar da família é algo natural, mas ser o responsável financeiro e emocional tanto dos filhos quanto dos pais pode ser difícil de lidar. Por isso, separamos algumas dicas para aliviar o estresse de quem precisa encarar esse desafio.
Como lidar com a dupla responsabilidade?
-
Pense primeiro em você
Respire fundo e deixe qualquer resquício de culpa de lado. Para cuidar de alguém, primeiro é preciso cuidar de si mesmo. Por isso não há nem um pouco de egoísmo em pensar e agir dessa forma. Lembre-se que você é um ser humano e como todo mundo precisa de um tempo para fazer o que gosta.
Então, priorize atividades que lhe causem bem estar. Caminhadas diárias, alimentação saudável, sono em dia. Por mais ocupada que seja a sua agenda encontre tempo para realizar essas ou quaisquer outras tarefas que vão fazer com que a sua saúde, tanto física quanto mental, permaneçam livres de qualquer sinal de crise.
-
Delegue responsabilidades
Seus filhos e seus pais podem morar com você, mas isso não quer dizer que você precisa assumir todas as tarefas sozinho. Aprenda a dividir as obrigações com outros familiares para que a sua rotina se torne menos cansativa.
Se os seus filhos já deixaram de ser crianças uma boa opção é estabelecer tarefas para serem cumpridas em casa: lavar a louça, levar o lixo para fora, varrer a casa não só vai ajudar você como vai fazer com que eles adquiram um maior senso de responsabilidade.
Eles também podem ajudar no cuidado com os avós e se você tiver irmãos, não deixe de compartilhar esta responsabilidade com eles. Qualquer auxílio é bem vindo.
c
-
Viva o momento
Absolutamente tudo na vida passa. Por isso é muito importante que você aprecie o lado bom que a vida está lhe proporcionando. Ter a chance de conviver com seus filhos e seus pais, poder ajudá-los neste período de vida, é algo recompensador.
Não somos eternos. É preciso valorizar a companhia, a conversa, a partilha de experiências. Viver o momento não só traz mais conhecimento e felicidade como ajuda a diminuir o estresse.
-
Planeje
Existem assuntos que qualquer família precisa discutir, cedo ou tarde. Se os seus pais possuem bens imóveis, por exemplo, é bom planejar como é que eles vão ser administrados de agora em diante. Se os seus filhos pretendem fazer um curso ou até mesmo uma faculdade, é necessário verificar se é possível arcar com as despesas para tornar isso possível.
Se as contas não fecharem, o planejamento vai te dizer e você vai ter a oportunidade de pensar em outras possibilidades para conseguir realizar o que almeja.
-
Priorize
Não adianta tentar esticar o tempo.Os dias vão continuar com o mesmo número de horas. Por isso é importante priorizar as coisas que você considera que precisam ser realizadas. Deixar para lidar com todas as suas responsabilidades em outro momento pode ser uma estratégia muito arriscada.
Não deixe nada acumular! Apenas aprenda a decidir o que você vai fazer e o que você vai delegar para outras pessoas. A organização ajuda muito: compre uma agenda e anote suas tarefas, defina metas, estabeleça um prazo para cumpri-las.
-
Atualize todos os membros da família de uma só vez
Imagine só atualizar todos os parentes sobre como vão as coisas com seus filhos e seus pais? Dependendo da quantidade de pessoas isso pode demandar um tempo precioso da sua rotina. Por isso use e abuse da tecnologia para espalhar as notícias importantes e de interesse de todos.
Utilize o grupo de WhatsApp da família para deixar todos bem informados sobre como estão as coisas. O e-mail também é outra ferramenta que pode ser utilizada para assuntos mais extensos e que precisem de atenção e resposta mais efetiva dos outros membros de família. Pedir ajuda também pode se tornar mais fácil através dessas tecnologias, já que sua mensagem atinge um maior número de pessoas de uma só vez.
-
Converse com seu chefe
Essa dica serve para qualquer pessoa, imagine se não estaria aqui como uma sugestão para a geração sanduíche! Muita gente acha impossível guardar dinheiro, mas talvez o que falte a elas seja um pouco de organização e controle dos gastos.
A poupança garante a segurança da família na hora em que alguma emergência aparece. Isso vai impedir que você precise recorrer aos empréstimos dos bancos- que são repletos de juros- ou mesmo pedir dinheiro emprestado para alguém da família. Manter as contas em dia e garantir uma reserva é saudável para o bolso e para a saúde emocional.
-
Desabafe
Cuidar de tantas pessoas e de tantas coisas é algo muito difícil e sacrificante. Por isso é normal que você sinta a necessidade de conversar com alguém e expor seus sentimentos. As frustrações se tornam mais leves quando divididas.
Compartilhar seus sentimentos com um familiar, um amigo, ou com aquele conhecido que também está passando pela mesma situação ajudam a aliviar o estresse. Mas se a carga parecer mais pesada do que consegue suportar, a ajuda de um profissional se faz necessária. Se o dinheiro anda pouco, procure por faculdades que oferecem atendimentos a preços simbólicos.
-
Contrate ajuda
Em algumas famílias a ajuda que você precisa simplesmente não existe ou não aparece. Isso pode acontecer se você possuir uma família pequena ou até mesmo porque nenhum de seus parentes parece disposto a ajudar. Como não podemos obrigar ninguém a fazer essas tarefas, se a situação se mostrar muito difícil, talvez seja interessante pensar em contratar alguém para dividi-las.
Se não tiver dinheiro para pagar uma pessoa em tempo integral, faça em momentos pontuais, seja por um dia ou durante uma semana mais difícil. Um serviço de transporte para buscar e levar os filhos na escola, um cuidador para seus pais ou até mesmo uma diarista para aliviar o trabalho de casa são boas opções.
Saiba mais :