A filosofia de Gaia: equilíbrio da mãe terra
A filosofia de Gaia é um conjunto de abordagens sobre a Terra e o papel de cada organismo, incluindo os seres humanos, neste planeta. Com raízes em crenças ancestrais, religiões indígenas e se desenvolvendo em campos científicos e ideologias políticas, a filosofia de Gaia atingiu visibilidade. Isso acontece por causa da conexão do desenvolvimento pessoal e espiritual com a ecologia e um modo de vida sustentável. As informações são diversas e difíceis de ser coletadas, mas vamos focar no básico neste artigo para termos uma visão geral.
Clique Aqui: 2020: o pior ano do século XXI segundo a Astrologia
A conexão com a mãe terra
O nome desta filosofia é uma referência à deusa grega Gaia, que foi uma das divindades primordiais e uma personificação da Terra. De acordo com a devoção a essa deusa, ela era considerada a mãe ancestral de toda a vida. Por isso, Gaia é a vida e a alma de tudo o que existe.
Com tal informação, é fácil entender que todas as teses e perspectivas em torno da filosofia de Gaia tenham um profundo respeito pela Mãe Terra, que é a fonte primária de nossa existência. Portanto, como mãe e filho não podem ser separados, nenhum ser existente na face do planeta pode ser separado dele.
“A mãe natureza necessita da consciência dos seus filhos!”
A ciência e a filosofia de Gaia
Antes de entrar na área espiritual deste assunto, vamos falar um pouco sobre sua abordagem científica. A homeostase é o principal termo que precisamos entender. Ele se trata da tendência de um equilíbrio estável, ou ao menos relativamente, entre elementos interdependentes. Refere-se principalmente a processos fisiológicos.
Integrada ao planeta Terra, a biosfera funciona como um sistema auto-organizado. Ele age para permitir a manutenção da vida. Este é o argumento mais plausível, existem outros mais radicais que não são apoiados por fragmentos científicos de evidências.
Filosofia de Gaia e nossa responsabilidade espiritual na Terra
Antes de conhecermos uma abordagem mais racional para essa teoria, precisamos saber que o desenvolvimento espiritual faz parte dessa equação. De acordo com a consciência de Gaia, nosso papel na Terra deve fazer parte do equilíbrio já mencionado anteriormente. Não estamos separados do todo, somos filhos da Terra e do Sol, como qualquer outra coisa existente.
É nossa responsabilidade agir para proteger o planeta. Tais ações podem ser reciclagem, proteger a atmosfera, economizar mais água, cuidar dos animais, reduzir o consumo de plástico etc. Mas não termina aí.
No âmbito espiritual, pensamentos negativos, ações ruins e maus sentimentos fazem parte da energia da Terra. O planeta também adoece e nossas vibrações podem afetá-lo. A filosofia de Gaia apoia que para ajudar a Terra a se equilibrar novamente precisamos viver por amor, em qualquer circunstância de nossas vidas.
A filosofia de Gaia nesta era
Considera-se que a filosofia de Gaia vai ficar cada vez mais forte. Na mitologia grega, Gaia era amante de Urano. Urano está no signo de Touro, onde permanecerá pelos próximos sete anos. Touro é governante da Terra, o que significa que não podemos ignorar os danos que estamos causando ao nosso planeta.
As coisas estão mudando nos últimos meses e as pessoas estão sendo chamadas para pensar e agir.
Saiba mais :