Conheça o mito de Tyr, o deus nórdico da guerra
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
A mitologia nórdica tem como origem os países escandinavos (nórdicos), atualmente os países Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia e Dinamarca. E um dos deuses mais corajosos dessa mitologia é Tyr, representando a guerra e a justiça.
Tyr, o deus nórdico da guerra
Tyr é o deus da guerra, do direito (leis) e da justiça, tendo como característica latente a sua coragem. Tyr já chegou a ser até mais importante que Odin em algumas épocas na era viking.
Na mitologia nórdica, Tyr é filho do gigante Hymir, um dos deuses do Aesir, considerado deus do combate, da guerra, da coragem, do céu, da luz e dos juramentos, além de ser o patrono da lei e da justiça.
Tyr também é considerado filho de Odin, o pai de todos os deuses. Por demonstrar a sua coragem, o deus Tyr não possui a mão direita, que perdeu ao colocá-la dentro da boca do lobo Fenrir, filho de Loki, e empunha com a outra mão uma lança. No Ragnarok, o deus Tyr foi profetizado para matar e ser morto por Garm, o cão de guarda dos portões de Hel.
O conto de Tyr
O lobo Fenrir é um dos filhos de Loki. Enquanto o lobo crescia, ele ia se tornando mais feroz e aumentava de tamanho em uma proporção que chegou a causar preocupação e medo aos deuses. Os deuses, então, resolveram manter Fenrir preso, e pediram aos anões que forjassem uma corrente que não pudesse ser quebrada. Dessa forma, os anões usaram vários itens místicos para construí-la.
- O som do passo de um gato;
- As raízes de uma montanha;
- Os tendões de um urso;
- A barba de uma mulher;
- A respiração de um peixe;
- E por fim, o cuspe de um pássaro.
Fenrir desconfiava que algo estava errado com a corrente construída. Dessa forma, quando os deuses foram colocar as correntes no lobo, ele não aceitou. Ele só concordou que colocassem a corrente nele, se alguém colocasse a mão em suas mandíbulas como garantia.
Apenas Tyr foi corajoso o suficiente para fazer o que o lobo queria, mesmo sabendo que perderia a mão. Ao perceber que não conseguia sair das correntes, Fenrir, filho de Loki, arrancou a mão de Tyr, e acabou deixando-o apenas com a mão esquerda.
Curiosidades sobre Tyr
- Tyr tem como símbolo a sua lança, arma que representa a justiça e a coragem, criadas pelos anões filhos de Ivald, armeiros de Odin;
- Tyr é representado pela runa Tîwaz, que era esculpida nas armas (como escudos, espadas e lanças) dos guerreiros em homenagem ao deus da guerra. E assim, garantir a vitória e proteção nas batalhas;
- Tyr também está associado ao dia da semana terça-feira (Tuesday, em inglês), uma homenagem ao deus.
Prece ao deus Tyr
“Invoco a coragem de Tyr, para que me permita lutar no meu dia a dia com bravura. Possa eu também ser justo no meu combate interior e com as pessoas ao meu redor. Saúdo a ti Tyr, que me abençoa com sua lança e coragem.” Que assim seja.
Leia também:
- Anúbis, o Deus Egípcio Guardião: ritual para proteção, banimento e devoção
- Deusa Ostara: do paganismo à Páscoa
- Deus escreve certo por linhas tortas?