Conheça os benefícios da Biodança – a dança da vida
A Biodança – ou Biodanza em espanhol – é uma mistura de dança e psicologia criada em 1960, pelo psicólogo Rolando Toro Araneda, baseada em fundamentos da Antropologia, Biologia e Psicologia. O psicólogo promoveu uma pesquisa sobre as expectativas das pessoas em relação à vida e, a partir de 600 respostas catalogadas, criou cinco linhas de potencial desenvolvidas pela Biodança. As linhas são: vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência. Entenda melhor sobre a dança da vida.
As aulas de Biodança
As aulas são criadas a partir de movimentos de dança com músicas selecionadas, gerando situações de encontro não verbal e valorizando o olhar e o toque físico. A prática busca promover a saúde, a consciência ética e a alegria de viver.
Através da dança e da música, a Biodança busca o equilíbrio do estado psíquico e físico de seus praticantes. Com o estresse cada vez mais presente na vida das pessoas, existe muita instabilidade entre corpo e mente, causando desequilíbrios em comportamentos, que podem ser reequilibrados pela prática desta atividade.
O aspecto lúdico da Biodança resgata a criança que existe dentro de cada um de nós, o que possibilita que cada pessoa enfrente seus próprios fantasmas. Acredita-se que um tratamento lúdico tenha resultados mais rápidos e eficazes do que os tratamentos tradicionais, para casos de gravidade leve.
Clique aqui: Pedra Jaspe Vermelha: pedra da vitalidade e sexualidade
Quais são os benefícios da prática?
A Biodança não é reconhecida cientificamente como terapia, porém é vista como uma prática do bem-estar. A dança traz vários benefícios associados, mas o principal está relacionado com o tratamento do estresse, buscando o equilíbrio do estado emocional dos praticantes. Veja seus principais benefícios abaixo:
- Aumenta a vitalidade;
- Renova as energias;
- Melhora a autoestima;
- Estimula a criatividade;
- Aumenta o prazer de viver;
- Ajuda no controle da ansiedade;
- Melhora a saúde psíquica;
- Promove autoconhecimento;
- Diminui a timidez.
Em consequência de todas as melhorias, os praticantes começam a ter mais cuidados consigo mesmos, trazendo mais benefícios.
Clique aqui: Sabia que a sua cor favorita influencia na sua sexualidade? Saiba como!
Como começar a praticar?
O primeiro passo para iniciar a prática é a vontade pessoal de cada um. Estando consciente que o corpo e a mente precisam de uma pausa do estresse do dia-a-dia e de reencontrar o equilíbrio, qualquer pessoa pode optar pela Biodança. Deve ser feita em busca do bem-estar e como uma alternativa a tratamentos convencionais.
Caso você sinta que seu corpo e mente estão precisando de um apoio para se reequilibrar, pode optar pela Biodança. Não há contraindicações, ou efeitos colaterais que prejudicam o organismo. Pelo contrário, promove saúde e bem-estar e não é preciso ser um dançarino nato com ótima coordenação, pois a dança funciona com gestos de pleno sentido.
Não está ligada à técnica ou performance, mas ao fortalecimento da identidade e integração dos seres humanos consigo mesmos.
Saiba mais :