Conheça 6 benefícios da hidroterapia e suas indicações
A água é a nossa fonte de vida e é preciso consumir uma certa quantidade diariamente para nos manter saudáveis. Mas, ela também pode ser usada de outras formas para trazer o bem-estar de nosso corpo e mente. Se utilizada da forma correta, proporciona o relaxamento dos músculos e de todo o corpo. Também pode ter efeito anti-inflamatório, aliviar dores, estimular a circulação e metabolismo, tonificar e aumentar nossa energia. A hidroterapia é um ramo da medicina alternativa que usa essa ferramenta natural de diferentes formas, trazendo diversos benefícios.
Muitas pessoas confundem a hidroterapia com a hidroginástica. Ambas são realizadas na água, mas possuem finalidades diferentes. A hidroginástica é uma atividade física, feita na piscina, que tem como objetivo o condicionamento físico, fortalecimento muscular e melhora da resistência cardiorrespiratória, a partir de exercícios rítmicos feitos em uma intensidade moderada. Enquanto a hidroterapia, é um recurso da fisioterapia que usa as propriedades da água para prevenção e tratamento de diferentes patologias. Ela consiste em realizar exercícios específicos na piscina, buscando uma recuperação mais rápida e eficaz para algum problema.
Neste artigo, vamos citar 6 benefícios da hidroterapia e suas principais indicações.
Benefícios da hidroterapia
-
Bem-estar físico
Entre os benefícios da hidroterapia, podemos destacar o relaxamento muscular, alívio de dor, diminuição dos edemas, ganho de amplitude de movimento e aumento da força muscular. O tratamento é indicado para toda as áreas da fisioterapia que incluem problemas de ordem traumatológica, ortopédica, esportiva, neurológica, reumática, estética, etc.
-
O acompanhamento de um fisioterapeuta
Enquanto na hidroginástica as atividades são coordenadas por profissionais de Educação Física, de acordo com os objetivos da modalidade, a hidroterapia é realizada por um fisioterapeuta, que está preparado para corrigir problemas de saúde, prevenir lesões e orientar o paciente para manter movimentos que preservem os avanços conquistados no tratamento.
Após uma avaliação, o fisioterapeuta determina metas e condutas que serão seguidas para facilitar e acelerar a reabilitação. As sessões de hidroterapia são direcionadas para as necessidades dos pacientes, respeitando suas limitações impostas pela patologia. Trata-se de uma ótima forma de promover uma recuperação rápida e eficaz, para o paciente não voltar a se lesionar.
-
Condições adaptadas para o tratamento
A hidroterapia deve ser realizada em uma piscina diferenciada. Conhecida como piscina terapêutica, a água para realizar a terapia deve ser aquecida entre 32 e 34°C. A piscina também possui estrutura para receber todos os tipos de pacientes, incluso cadeirantes e idosos que têm dificuldade de locomoção.
-
Baixo impacto no corpo
Especialmente para os pacientes com lesões sérias ou idade avançada, uma grande vantagem da prática de fisioterapia na piscina é o baixo impacto dos movimentos realizados dentro da água. Se praticados no solo, o impacto chega a ser 90% maior do que dentro da piscina. A água também possui uma outra grande vantagem, ela diminui o peso corporal, permitindo uma liberdade maior de movimento e tornando possível trabalhar grandes grupos musculares com amplitudes e direções diferentes, tudo isso de uma forma segura.
-
Os benefícios da água
A água contribui muito para a cura dos pacientes, ela funciona como um veículo de calor ou frio para o corpo. Quando entra em contato com o paciente, é capaz de fazer modificações que atingem o sistema nervoso, que age sobre o aparelho circulatório e produz efeitos regularizadores do calor corporal. Portanto, existem três reações para a aplicação da água no corpo: nervosa; circulatória e térmica.
Por causa da mudança de temperatura, a hidroterapia aumenta a circulação sanguínea, diminui a pressão arterial e alivia dores musculares e espasmos. A água quente ainda possui as seguintes vantagens:
– Abertura das vias aéreas, com alivio de congestões;
– Estimula o sistema imunológico;
– Ajuda a remover as toxinas do organismo, a partir do suor;
– Promove relaxamento e descanso.
Também devemos ressaltar que as atividades físicas dentro da água ajudam o paciente a ter mais controle corporal, o que causa melhora no equilíbrio e coordenação motora.
-
Diminuição do sedentarismo e melhora de condicionamento
Apesar do principal objetivo ser corrigir lesões, a hidroterapia também funciona como uma atividade física muito saudável, que contribui para manter o paciente em movimento e melhora seu condicionamento físico. Ao mexer seu corpo na piscina, a pessoa sai do sedentarismo e se sente mais disposta em sua rotina. O corpo ainda fica mais resistente e forte, prevenindo lesões futuras.
As indicações e contraindicações da hidroterapia
Algumas indicações da hidroterapia são:
- Gestantes, pessoas obesas e na terceira idade;
- Pessoas que possuem artrose, osteopania, osteoartrose e artrites;
- Pacientes com mal de Parkinson e fibromialgia;
- Para treino de marcha, equilíbrio e coordenação;
- Para hérnia discal e compressões ciáticas. Lordoses, escoliose e cercicalgias.
- Pessoa com lesão no cotovelo, ombro, coluna, joelho, quadril, pé e tornozelo;
- Pacientes com atrofias musculares e limitações de ADM.
Algumas das contraindicações da hidroterapia são:
- Pessoas com sondas e cateteres;
- Paciente com micoses ou infecções genitais;
- Aqueles que possuem feridas abertas ou não cicatrizadas;
- Pessoas com disfunções urinárias ou intestinais.
Saiba mais :