Como bloquear energias negativas (passo a passo espiritual)
Desde a infância sofremos muitas cobranças que em geral têm como foco o intelectual. Somos cobrados a sermos os melhores, os mais educados, os com as melhores notas na sala de aula.
O que pouco aprendemos é a reconhecer e a controlar nossos sentimentos. As competências comportamentais são pouco desenvolvidas e não sabemos como canalizar a raiva ou ignorar emoções negativas alheias, que são dirigidas a nós. Demoramos para adquirir uma integridade emocional, e muitas vezes chegamos a passar a vida sem conhecê-la.
Sendo assim, se alguém de nosso meio nos critica, julga ou agride de algum modo, nosso ânimo se vai. Por diversas vezes, mesmo que a emoção negativa não seja direcionada a nós, acabamos sendo influenciados por ela. Isso acontece quando convivemos com uma pessoa negativa, que reclama e resmunga por tudo o tempo todo.
Para sair desse ciclo negativo e trazer melhores energias para sua vida, separamos alguns passos.
Passos para bloquear as energias negativas
Tenha amor próprio
Perceba e compreenda que você é um ser único e iluminado. Para isso, faça uma autoanálise e identifique suas qualidades e seus pontos fortes e apegue-se a eles. Perceba que o que o outro julga sobre você é de responsabilidade dele e não faz você ser o que ele julga que você seja.
Use, sem economizar, a compaixão!
Todos nós estamos em um processo de evolução e temos muitos pontos de nossa personalidade que precisamos desenvolver. Para começar, comece desenvolvendo a compaixão. Aprenda a aceitar suas fraquezas, aprenda se perdoar. A partir do momento em que isso acontecer, o julgamento dos outros sobre você perderá poder e deixará de lhe abalar.
Pratique também a compaixão com o outro. As pessoas têm diferentes visões e opiniões sobre aspectos diversos da vida e cada um está em uma etapa diferente de evolução. Compreenda que cada um expressa aquilo que viveu e aprendeu. Não julgue, revide ou critique. A própria vida ensina.
Crie um mantra pessoal
Quando os ânimos estão exaltados, o melhor a fazer é “nada”. Nada de tomar decisões drásticas, nada de dar respostas ríspidas. Nada de acusações. Nada! Muitas vezes o melhor a se fazer é se afastar e deixar as coisas se acalmarem.
Para conseguir adquirir o controle de você mesmo em momentos de caos, desenvolva um mantra. Crie uma ou duas frases para repetir mentalmente para que você possa voltar a seu equilíbrio anterior. E mais do que tudo: respire fundo.
Veja também: