Autossabotagem: 5 tipos de perigos
A autossabotagem é o processo que nós mesmos criamos quando nos sabotamos. Popularmente conhecida como o “ato de sermos o inimigo de nós mesmos”, a autossabotagem nos faz criarmos obstáculos e barreiras para coisas que realmente queremos e, no fim, não conseguimos.
O fracasso, gerado pela autossabotagem, imputa em nós um sentimento de culpa que pode ser muito prejudicial para a nossa vida, transformando o nosso estado mental e adoecendo as nossas perspectivas de vida.
Autossabotagem: por que combatê-la?
Bem, a autossabotagem é discutida e ganha importância porque ela cria vários riscos à saúde humana e, sobretudo, ao êxito de nossa vida, como profissionais e seres de bom caráter.
É exatamente por causa disto que devemos combatê-la, para que possamos ser pessoas mais estruturadas e que saibamos aproveitar todas as oportunidades da vida sem ficar sofrendo por ocasiões perdidas e destinos mal feitos. Conheça abaixo os 5 tipos de autossabotagens mais frequentes.
Reflexo da baixa autoestima
A gente nem sempre está feliz com tudo. Sobretudo hoje em dia, em que tudo parece tão complicado e difícil. Passamos por crises, por momentos de angústia, mas não podemos nos deixar abater.
A baixa autoestima, que às vezes desenvolvemos em nós, pode ser um fator de risco para a autossabotagem. Isto ocorre quando queremos fazer tal coisa, pois sabemos que isto é bom para nós, mas acabamos perdendo a vontade ou apenas recusando pois nos sentimos tão tristes, que acreditamos que não seremos capazes.
Este pensamento precisa ser suprimido de nossas mentes, pois isto só nos leva à perdição. Muitas vezes, quando fazemos algo tristes, este algo pode criar e devolver a nós uma alegria que não pensávamos ter. É sempre preciso dar uma segunda chance à vida.
Clique Aqui: Como melhorar a autoestima e viver melhor
Criar desculpas sem motivo
Criar desculpas é algo que fazemos ou que já fizemos em algum momento de nossa vida. Em alguns casos, é necessário, mas em outros isto é também uma fora de autossabotagem. Bem, quando ganhamos a responsabilidade de fazer tal ação, podemos ficar com medo. Mas este medo não pode ser maior do que a nossa vontade de sucesso.
Com medo, acabamos dizendo que não podemos, que não estamos preparados, etc. Isto apenas nos arranca a oportunidade de sermos os donos de nossas vidas, dando-lhe este cargo para outrem. Saiba aproveitar e dizer sim, mesmo quando o desafio parecer difícil!
Desistir no meio do caminho
Do que adianta entrar numa corrida, se vamos desistir no meio do caminho ou antes da linha de chegada? Este problema vem afetando milhares de brasileiros, criando seres desistentes e sem perspectivas de vitórias.
Quando você for se engajar para realizar tal coisa, procure ir até o fim. Esta desistência antes da hora, por medo ou falta de vontade, só nos levará ao fracasso, acabando com qualquer reconhecimento ou lição de vida que poderiam ser aprendidos.
Saiba, a cada dia que passa, reconhecer todas as possibilidades que a vida te dá e não pense em desistir apenas por saber que outros podem estar à frente de você. É necessário aprender com a vida! Nem que você chegue em último lugar, saiba que a competição lhe fez digno e, já, competidor!
Clique Aqui: Auto sabotagem: o que é?
A temida procrastinação
Quem nunca escutou falar sobre a “procrastinação”? Super em alto nestes últimos tempos, esta palavra tão estranha descreve um sentimento tão fácil de ser chutado fora de nossos lares.
A procrastinação nada mais é do que deixar para amanhã ou para depois aquilo que você pode ou deveria fazer hoje. Muitas pessoas têm suas teorias para dizer o porquê de tudo isto. Por que procrastinamos? Mas a verdade é que, em muitos casos, isto não tem um motivo muito claro.
Às vezes precisamos terminar um serviço ou fazer alguma coisa, por mais simples que seja, e não conseguimos, seja pela preguiça ou pela falta de vontade momentânea. É necessário nos levantarmos e respirarmos fundos! Precisamos movimentar o corpo e dizermos a nós mesmos: “Eu conseguirei fazer isto hoje, pois se deixar para amanhã haverá mais consequências e menos tempo para a realização desta tarefa!”.
Negar aquilo que você quer ou gosta
Muitas vezes a gente só precisa de um descanso, de uma mão amiga, de um chocolate, de algo que sentimos precisar, de algo que gostamos com muita força!
O problema é quando estamos tão acostumados a reter e economizar, que não sabemos abrir mão para um tira-gosto, para algo tão simples e, em geral, tão barato. Você às vezes até pensa: “Nossa, como eu queria comer um chocolatinho!”. Mas depois acha que não deve gastar e que isto não vai fazer bem para a sua saúde. Daí, fica com um peso na consciência sem motivo algum. Respire fundo e saiba dar para vocês esses momentos de prazer.
A vida não é só trabalho. Pare de fazer autossabotagem e viva a sua vida com amor e cuidado pela mente!
Saiba mais :