.
Yoga para ansiedade: dicas e posturas para se beneficiar da prática

Yoga para ansiedade: dicas e posturas para se beneficiar da prática

No meio da agitação da vida moderna, nossa saúde emocional fica instável, mas a prática do yoga pode ajudar a amenizar isso.

Yoga é um estilo e filosofia de vida que visa uma mente e um corpo saudável. Nós somos seres compostos de físico, mental e espiritual, e o Yoga ajuda a promover um equilíbrio dos três.

A prática reúne disciplinas éticas, morais, físicas e mentais para alcançar um corpo e mente pacíficos, sendo o yoga para ansiedade, um aliado e tanto! O praticante sente-se energizado e relaxado, afastando pensamentos ansiosos.

Este artigo é inteiramente dedicado a como esta prática milenar pode auxiliar você no controle da ansiedade. Confira todas as dicas e prepare seu tapete!

O que é ansiedade

De um modo geral, a ansiedade é uma preocupação sobre o futuro. Uma condição que pode instigar medo, preocupação, apreensão e nervosismo. Essas emoções afetam nosso comportamento e, se prolongadas, elas também podem nos afetar também fisicamente.

Estresse, medo, ansiedade – se começarmos a contar todas as vezes em que sentimos essas emoções, podemos perder a conta. Ansiedade sobre o resultado de um exame, nervosismo sobre o primeiro encontro ou uma entrevista de emprego – todos nós já passamos por isso.

Um pouco de ansiedade é normal. Na verdade, é necessário para nos manter disciplinados, focados e dinâmicos. O problema começa quando essa ansiedade se torna persistente e começa a interferir em nossa vida cotidiana.

Em seguida, pode tornar-se um transtorno de ansiedade – um estado de desconforto excessivo, preocupação ou medo do desconhecido, que precisa ser tratado. E é aí que a prática de Yoga pode ajudar.


Clique Aqui: Como começar a praticar Yoga


Como o Yoga ajuda a aliviar a ansiedade

Há muitos sintomas físicos desconfortáveis gerados pela ansiedade, como sentimentos de tensão, insônia e sensibilidade à dor. As posturas de yoga, conhecidas como asanas, ajudam a aliviar o desconforto físico.

E mais do que isso, o Yoga não só ajuda a aliviar as dores do corpo físico, mas também pode ajudar com pensamentos ansiosos. Padrões de pensamento negativo e preocupações freqüentes são comuns para aqueles que enfrentam a ansiedade.

Meditação, visualização e foco na respiração ajudam a liberar a preocupação e o medo. Nos ensinam a focar no momento presente, desacelerando e desapegando das preocupações futuras.

Este conjunto de movimentos, equilibra ainda os chakras – centros energéticos do nosso corpo.

A prática de Yoga permite se mover e respirar, ativando o sistema nervoso parassimpático, para relaxar o corpo e mente. Um convite para o estado meditativo!

A ativação do sistema nervoso parassimpático também ajuda a liberar endorfinas, conhecidas como hormônios da felicidade. Assim, aliviando a ansiedade e gerando uma grande sensação de bem-estar, que deve ser levada para o dia a dia.

Também é bom lembrar que a Yoga sozinha não deve ser considerada como a única opção de tratamento para quem enfrenta graves crises de ansiedade. Terapias Holísticas para ansiedade (como Florais, Barras de Access, EFT e Aromaterapia) podem auxiliar a tratar as causas e raízes. Em casos mais graves, é importante também ter acompanhamento médico.


Clique Aqui: Yoga: tudo sobre o exercício para o corpo e a mente


Asanas: 4 posturas de yoga para ansiedade e alívio do estresse

Os asanas trabalham para alongar, fortalecer e equilibrar os músculos. Também ajudam a liberar a tensão muscular e a rigidez acumuladas em todo o corpo, nos ensinando a ter mais consciência corporal.

As posturas de yoga são, frequentemente, ensinadas em sequências e podem ser uma forma poderosa de exercício físico. Há muitas maneiras em que o exercício beneficia a ansiedade e a saúde como um todo.

Além do relaxamento, da percepção da respiração e da atenção plena, existem algumas posturas específicas de yoga que ajudam bastante no alívio da ansiedade.

Aqui estão algumas, fáceis e simples, para você experimentar. Uma dica: mova-se devagar e tente tornar-se o mais consciente possível da sua respiração. Após fazer a postura, sinta como está seu corpo.

1. Pose da Criança (Balasana)

yoga balasana

A pose da criança é conhecida como um lugar de descanso no Yoga. A maioria das pessoas usa para relaxar e se recuperar entre asanas mais desafiadores.

Esse asana ajuda a liberar a tensão nas costas, pescoço e ombros, que são áreas onde a maioria das pessoas mantém muito do seu estresse.

Esta postura também ajuda a promover o relaxamento, incentivando a respiração consciente constante, que é importante para quem sofre de ansiedade.

  1. Em seu tapete de Yoga, fique de joelhos e verifique se é possível sentar nos pés. Caso não seja, coloque uma manta ou almofada entre o quadril e os pés;
  2. Expirando, flexione o tronco caminhando com as mãos à frente, seguindo a largura dos ombros até onde conseguir chegar confortavelmente;
  3. Apoie a testa no chão e respire profundamente nessa posição por aproximadamente 1 minuto;
  4. Se necessário, use um apoio para cabeça ou opte pela variação, flexionando os cotovelos formando uma base com os punhos cerrados.

2. Pose de Árvore (Vrikasana)

Vrikasana

Ao implementar o equilíbrio básico dos pés, você promove a concentração, o foco e a conscientização, com a intenção de afastar sua mente da ansiedade e colocar sua atenção em seu eu físico.

  1. Fiquem em pé em posição ereta e encontre um ponto visual à sua frente, na altura dos olhos, e olhe fixamente para ele para manter o equilíbrio desde o início. Respire profundamente;
  2. Procure inicialmente transferir o peso para o pé que ficará em contato com o chão, pensando em enraizá-lo;
  3. Flexione a outra perna e apoie a sola do pé, se possível, na coxa com o calcanhar tocando a virilha. Ou, se não conseguir, busque o apoio na panturrilha, abaixo do joelho (nunca apoie no joelho);
  4. Contraia a coxa da perna de apoio e ative o abdômen e o assoalho pélvico numa atitude de encaixe parcial da pélvis, para alinhar a bacia;
  5. Negociando com o ajuste da pélvis, o joelho vai para o lado na medida do possível, quando começar a desalinhar a bacia pare de levar o joelho para o lado;
  6. Ainda olhando para um ponto fixo na altura dos olhos eleve os braços sem tencionar os ombros. É opcional juntar as mão e fechar os olhos;
  7. Gerencie a permanência na postura e respire profundamente nessa posição por aproximadamente 1 minuto.

3. Postura do Guerreiro (Virabhadrasana II)

Virabhadrasana II

Esta postura aumenta a força do núcleo, melhora a coordenação, equilíbrio e postura. Trabalha nosso chakra básico Muladhara.

A pose do guerreiro nos convida para a coragem e trabalha a autoestima e confiança em nós mesmos. Traz firmeza, estabilidade e determinação!

Também ajuda a acalmar a mente, desviando sua atenção dos pensamentos intrínsecos e direcionando seu pensamento para si mesmo!

  1. Separe os pés em um espaço largo no tapete;
  2. Vire o pé esquerdo na posição de 90 graus com o corpo. O calcanhar deve estar exatamente na posição oposta ao arco do pé direito. Vire levemente o pé direito para dentro;
  3. Levante os braços para os dois lados. Certifique-se de manter os ombros abaixo das mãos enquanto as palmas apontam para o chão;
  4. Mantenha o olhar na direção das pontas dos dedos esquerdos enquanto estende os braços: o que você vê além?
  5. Expire e dobre o joelho esquerdo. Sua coxa deve ficar paralela ao chão e o joelho deve estar sobre o tornozelo;
  6. Fique na posição por alguns segundos e depois endireite as pernas. Vire o pé esquerdo para dentro e o direito para fora e repita a posição para o outro lado;
  7. Não esqueça de permanecer na postura por o tempo que conseguir, expirando e inspirando fundo a cada movimento.

4. Pernas na parede (Viparita Karani)

Virabhadrasana II

Este asana é ótimo para aliviar a dor lombar e aliviar os sintomas de ansiedade, além de aliviar o desconforto da artrite, cólicas menstruais, reduzir a insônia e reduzir a pressão alta.

Essa postura pode ser realizada em qualquer lugar onde tenha uma parede, no entanto, encontre um lugar de conforto, silêncio e serenidade para realmente aproveitar todos os benefícios.

Você pode colocar um travesseiro ou cobertor sob sua coluna lombar para aliviar qualquer pressão e desconforto.

  1. Para preparar a postura, coloque a borda do tapete de yoga encostado na parede;
  2. Sente-se sobre a ponta, de lado para a parede, de forma que a parede fique do seu lado direito. Simultaneamente, apóie as mãos no chão e vire quadril e pernas na direção da parede, elevando as pernas e se sustentando com as mãos. Apóie os cotovelos e depois as costas e a cabeça no chão gradativamente;
  3. Tente aproximar os glúteos da parede, de modo que o alongamento dos músculos da coxa ( isquiotibiais) permita que o cóccix relaxe. Quando isso acontecer, o umbigo e o osso púbico devem estar no mesmo nível;
  4. Se sentir os músculos da coxa muito rígidos, deslize o corpo e mova-se um pouco mais longe da parede;
  5. Lembre-se de que essa postura é para relaxar, não para alongar, portanto a parte posterior das pernas não precisa, necessariamente, ficar contra a parede.

Se você ainda não é praticante do yoga, comece fazendo regularmente estes asanas para aliviar sua ansiedade, em sua casa mesmo. Pode ser em momentos de crise, e para iniciar melhor o seu dia.

Sinta em seu corpo e mente todos os benefícios que a prática oferece.

E quando se sentir à vontade, vá mais fundo. Avance nesta jornada de autoconhecimento e bem-estar, buscando por instrutores certificados, que ofereçam aulas direcionadas de yoga para ansiedade. Cuide de você!

Artigo original escrito com carinho pelo https://guiadaalma.com.br/


Saiba mais :

Guia da Alma Guia da Alma

Vida mais leve com Terapia Holística Online e Presencial em todo Brasil! Encontre Terapeutas certificados e confiáveis em nosso Portal. Descubra o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no nosso Blog!