.
Como ter sonhos lúcidos com batidas binaurais: passo a passo

Como ter sonhos lúcidos com batidas binaurais: passo a passo

De fato, o conceito de sonhos lúcidos parece simples. Afinal, para que aconteçam, basta que você esteja consciente enquanto sonha. Sonhadores lúcidos mais experientes podem ir muito além da consciência, manipulando inimagináveis elementos presentes no sonho.

Entretanto, seja você experiente ou não, as chamadas batidas binaurais podem acelerar alguns processos rumo a consciência e te guiar pelo subconsciente, alterando a frequência em que seu cérebro funciona.

Batidas binaurais e sonhos lúcidos

Tente se recordar do seu sonho mais incrível. O que havia nele? Você era rico e famoso? Estava em um relacionamento com um ídolo? Havia viajado para um local paradisíaco? Agora, imagine ter a capacidade de despertar em meio a esse sonho e ter controle total sobre as suas ações e todos aqueles que aparecem nele.

Sonhar lúcido é como escrever, dirigir e estrelar seu próprio filme, e se você vem encontrando dificuldades em “despertar”, as batidas binaurais podem te ajudar a acelerar esse processo, quase de forma mecânica.


Sonhos Lúcidos: como tê-los com frequência!


O caminho das ondas cerebrais

Seu cérebro está constantemente produzindo impulsos elétricos, os quais se movimentam em forma de ondas cerebrais. Quanto mais rápido essas ondas se movem, mais alerta e desperto você está.

A forma mais alerta dessas ondas é chamada de Beta. Estar em Beta significa estar acordado, alerta e em movimento. Conforme você vai se acalmando e entrando em um estado de relaxamento, as ondas Alpha assumem a posição.

Agora, se você está dormindo, pode estar em Theta ou ainda imerso em um estado tão profundo de relaxamento que passa a ser Delta.

Quando você está dormindo, seu ciclo cerebral passa por Alpha, Theta e Delta. Mas quando você sonha, suas ondas cerebrais estão se movendo em um estado Theta — sua mente está alerta e criando ativamente, mas você não está física ou conscientemente ciente disso.

Se você acorda durante esse estado, irá se lembrar do sonho. No entanto, se acordar durante um estado Alpha, você se sentira bem-disposto, mas provavelmente não irá se lembrar de nada. Para atingir o estado de sonhos lúcidos, você precisará estar entre Alpha e Theta, ou seja, nem tão adormecido, mas também nem tão desperto.


Clique Aqui: 10 ervas que podem te ajudar a ter sonhos lúcidos


A influência das batidas binaurais

Resumidamente, batidas binaurais são ritmos, sons ou músicas que você ouve, e elas ajudam seu cérebro a se movimentar através dos mais diversos ciclos do sono. Isso é possível devido a sua capacidade de alterar levemente a frequência que você ouve em cada ouvido.

Por exemplo, se você ouve 400hz em seu ouvido esquerdo e 410hz no direito, seu cérebro será capaz de compensar esses 10hz no ouvido esquerdo — os quais serão frutos das batidas binaurais.

Ao alterar as frequências, você pode controlar as batidas que seu cérebro. Essas batidas binaurais podem ser usadas para te ajudar a atingir um sono profundo e restaurador, permitindo que você acorde energizado, e assim permaneça ao longo do dia.

Batidas binaurais podem ser usadas para o tratamento da insônia, cansado, ansiedade e, claro, para induzir aos sonhos lúcidos.


Clique Aqui: 6 motivos para começar a ter sonhos lúcidos hoje mesmo


Como ter sonhos lúcidos através de batidas binaurais?

Se você seguir os passos abaixo, estará se preparando para atingir um estado de sonhos lúcidos. Através das batidas binaurais, o despertar não irá acontecer automaticamente. O processo demanda alguma paciência e prática.

Apesar de haver a necessidade de um exercício e dedicação, ter sonhos lúcidos com o auxílio das frequências será muito mais fácil do que se comparado a uma tentativa por conta própria. Veja o que é preciso fazer:

  • 1

    Entenda seus padrões de sono

    Antes de qualquer coisa, você precisa se familiarizar com seu próprio padrão de sono. Sonhos lúcidos são baseados na consciência, e o primeiro passo para a consciência é compreender quanto tempo você leva para adormecer e quanto tempo você permanece em cada ciclo do sono.

    Esse monitoramento pode ser feito por meio de aplicativos para celular, se você quiser uma ajuda. Um bom exemplo é o Sleep Cycle (em inglês), disponível para Android e iOS.

  • 2

    Registre seus sonhos assim que acordar

    Assim que você acordar pelas manhãs, escreva ou grave tudo o que se lembrar a respeito dos seus sonhos. Você pode utilizar de gravadores, blocos de notas no celular ou qualquer outro meio de registo, o importante é que você crie o hábito de manter esse diário de sonhos.

    Uma vez estabelecido esse hábito, você começará a se lembrar vividamente dos seus sonhos com muito mais frequência. Não desanime se você não conseguir se lembrar logo de cara. Apenas prometa a si mesmo de que irá registrar algo todas as manhãs assim que abrir os olhos.

  • 3

    Faça “testes de realidade”

    Para se tornar um verdadeiro “mestre” em sonhos lúcidos, você precisa ter a habilidade de discernir a realidade do mundo dos sonhos. Agora, antes do seu treinamento, você sonha e aceita aquilo como realidade; quando acorda, percebe que estava errado e que estava sonhando. Sonho lúcido significa que, enquanto sonha, você é capaz de dizer “estou sonhando”.

    Para te ajudar nesse projeto, você deverá realizar alguns testes de realidade durante o dia para provar a si mesmo de que está acordado. Uma vez que você estabelecer esse hábito, estará usando esses testes também durante os sonhos para se certificar de que realmente está sonhando.

    Testes de realidade funcionam como uma forma de provar que está acordado. Você pode performar um teste dando um pulinho ou tentando atravessar a sua mão por um objeto sólido.

    Se você pular e cair de volta ao solo, é porque está acordado; se pular e flutuar, já sabe, está sonhando. O mesmo se tentar atravessa um objeto com sua mão; se der certo é porque, num sonho, isso é possível.

  • 4

    Tente ter sonhos lúcidos pela manhã

    Uma informação pode ser curiosa a essa altura: sonhos lúcidos tendem a acontecer mais facilmente durante cochilos diurnos. À noite, seu cérebro está mais cansado e menos disposto a se manter em um estado mental apropriado.

    Até pegar prática, tente ter sonhos lúcidos quando estiver se sentindo com mais energia. Esses momentos devem ser mais propícios para o sucesso da técnica.

  • 5

    Prepare-se para a experiência

    Tudo pronto? Então vamos, finalmente, introduzir as batidas binaurais nesse contexto. Comece providenciando uma máscara de olhos, fones de ouvido confortáveis, um dispositivo para reproduzir vídeos e um lugar confortável onde você não será incomodado.

    Deite-se confortavelmente. Você pode começar praticando uma meditação curta, se isso for te deixar mais confortável ainda. Deixe seu telefone no modo silencioso e coloque os fones de ouvido.

  • 6

    Aperte o play

    Agora que está tudo certo, é só apertar o play para acessar os áudios específicos para essa finalidade. Veja alguns exemplos de canais no YouTube que oferecem playlists direcionadas e que você pode testar:
    The Brainwave Hub

    Binaural Beats Sounds

    Brainwave Power Music

    Assim que escolher o vídeo, coloque a máscara de olhos para bloquear a luz. Permita que as batidas binaurais sincronizem seu cérebro às ondas cerebrais necessárias para que se tenha sonhos lúcidos. Apenas relaxe e deixe a sua mente vagar enquanto ouve os sons reproduzidos.

    Uma vez que estiver em um estado lúcido, você poderá explorar e manipular seus arredores. Você se verá em meio a um mundo bizarro, mas fascinante que é o seu subconsciente. O controle estará em suas mãos o tempo todo, já que se encontrará em meio a um senso de paz e consciência.

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar