.
Sacramento do Batismo: sabe para que ele existe? Descubra!

Sacramento do Batismo: sabe para que ele existe? Descubra!

Os rituais sacramentais foram instituídos por Cristo e confiados à Igreja. Simbolizam nossa comunhão com Deus através de Jesus e pela ação do Espírito Santo, assim como nossa relação íntima com a Igreja por meio da doutrina dos apóstolos. O Sacramento do Batismo é o fundamento da vida cristã, a porta de entrada para a existência em comunhão com a Igreja. O ritual é responsável por abrir o acesso aos demais sacramentos. Através dele, somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornados membros de Cristo e incorporados à Igreja como participantes de sua missão: Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo (O Batismo é o Sacramento da regeneração pela água na Palavra). Mas, qual é o motivo pelo qual Jesus instituiu o Sacramento do Batismo? Descubra a seguir.

Por que existe o Sacramento do Batismo?

Eva e Adão pecaram gravemente, desobedeceram a Deus buscando ser iguais a Ele. Por este motivo, foram expulsos do Paraísos e sofreram até morrer. Deus os puniu e transmitiu a todos os filhos de Adão, a todos os homens, o pecado original. Porém, Deus prometeu a Adão e Eva que enviaria Seu Filho ao mundo, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que seria um homem e morreria na Cruz pagando os pecados deles e de todos os homens.

Mas, não basta que Jesus tenha morrido na cruz para pagar os pecados no mundo. Ainda é necessário que Sua morte seja aplicada sobre as almas, para que elas possam reencontrar a amizade de Deus, tornando-se filhas d’Ele e apagando o pecado original. Para que Seu Sangue derramado na cruz fosse aplicado sobre nossas almas, Jesus instituiu o Sacramento do Batismo.


Clique aqui: Símbolos do batismo: conheça os símbolos do batismo religioso


Como Jesus instituiu o Sacramento do Batismo?

No início de Sua pregação na terra, Jesus instituiu o Batismo entrando no rio Jordão para ser batizado por São João Batista. Até então, o batismo de João não era um sacramento. Jesus santificou as águas do rio Jordão com Sua presença e a voz do Pai se fez ouvir dizendo: “Este é meu Filho bem amado, em quem pus minhas complacências”. Então, o Espírito Santo aparece sob a forma de uma pomba, uma visão da Santíssima Trindade. O Sacramento do Batismo ficou assim instituído.

Jesus confirma a instituição aos apóstolos dizendo: “Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Leia, na Bíblia, o Evangelho de São Mateus 3,13.


Clique aqui: Tudo que você deve saber sobre os 7 sacramentos da Igreja


O ritual do Sacramento do Batismo

Após instituir o Sacramento do Batismo, Jesus determinou que a água seria usada como a matéria do ritual. Também foi Ele que definiu a forma que seria feito: “Eu o batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”. No rito sacramental, a água é derrubada na cabeça da pessoa que está sendo batizada, ao mesmo tempo em que a frase anterior é dita. Mas,  apenas o ato não basta. O ministro precisa ter a intenção de realizar o Batismo com todos os significados que representa.

A Igreja Católica acrescentou orações e elementos na cerimônia. O padre usa o sal bento, o óleo dos catecúmenos, os padrinhos acedem uma vela, veste-se roupa branca no batizado e reza-se orações contra o mal. Este é o batismo que nos torna filhos de Deus.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.