Sacramento da Confissão – entenda como funciona o ritual do perdão
Os sacramentos da Igreja representam nossa comunhão com Deus através de Jesus Cristo e pela ação do Espírito Santo. Também simboliza nossa relação próxima com a Igreja por meio da doutrina dos apóstolos. Cada sacramento corresponde a uma etapa importante da vida do cristão, de forma similar às fases da vida natural e espiritual. O Sacramento da Confissão é conhecido como um processo de cura dos católicos. Jesus instituiu este sacramento para que os fiéis possam ser perdoados por seus pecados e recebam a graça santificante. Entenda como funciona este rito do perdão.
O que é o Sacramento da Confissão
O Sacramento da Confissão, também conhecido como reconciliação, sacramento da penitência ou sacramento do perdão, é um ritual em que o fiel confessa seus pecados perante um padre (presbítero) ou bispo, que neste instante atua em nome de Cristo. As entidades vão perdoar as falhas confessas e determinar uma penitência, caso necessário, para reparar os danos causados pelo pecado.
De acordo com a Igreja, o pecado original deixou em nós uma raiz profunda do mau, que representa tudo aquilo que não vem de Deus. Pecamos quando infligimos as leis dos mandamentos e fazemos Deus decepcionado com Seus filhos.
Quando recebemos uma visita em casa buscamos mantê-la limpa e organizada, para que os visitantes se sintam bem nela. Devemos pensar da mesma forma quando recebemos o Pai Celeste na Eucaristia ou em nossa rotina. Precisamos manter nosso corpo, Templo do Espírito Santo, limpo da sujeira vinda do demônio. O pecado é considerado essa sujeira. A partir do Sacramento da Confissão podemos fazer uma verdadeira faxina em nosso interior.
Clique aqui: Tudo que você deve saber sobre os 7 sacramentos da Igreja
Como funciona o Sacramento da Confissão
O Sacramento da Confissão é um processo de cura, assim como o Sacramento da Unção dos Enfermos. Através dele, temos o perdão de nossos pecados por maiores que eles sejam. Porém, existem condições essenciais para que o pecado seja absolvido: arrependimento, exame de consciência e propósito.
O arrependimento acontece quando estamos convencidos de nossas falhas, ou seja, estamos certos de que erramos e que não devíamos ter feito o que fizemos. O exame de consciência ocorre quando temos consciência de nossos pecados. Antes do Sacramento de Confissão, devemos realizar em ritmo de oração um exame de todos os nossos atos desde a última vez que recebemos o sacramento.
Por fim, o propósito acontece quando saímos do confessionário e decidimos não cometer os mesmos pecados que foram feitos e dos quais estamos arrependidos. Essa condição é especialmente importante, porque não adianta nos arrependermos e cometermos novamente os mesmos pecados. Temos que sempre estar em busca da santidade que Jesus pediu a todos.
Saiba mais :