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RAUSIS: a famosa técnica para ter sonhos lúcidos, passo a passo

RAUSIS: a famosa técnica para ter sonhos lúcidos, passo a passo

Após dedicar anos e anos aos estudos sobre sonhos lúcidos, o suíço Jean Rausis desenvolveu uma incrível técnica que leva seu sobrenome, e que promete resultados rápidos e fáceis para ingressar no mundo dos sonhos.

Em suas pesquisas, Rausis buscou alterar e manipular o estado consciente da mente. Como resultado, sua técnica alcançou um status aclamado, onde até mesmo iniciantes poderiam ter sonhos lúcidos logo na primeira tentativa. Será que você também fará parte dessa estatística de sucesso?

RAUSIS, a poderosa técnica para ter sonhos lúcidos

O conceito por trás da técnica RAUSIS vai direto ao ponto. Puxe pela memória: você é capaz de perceber quando um som externo é incluído no seu sonho, certo? Algo como um telefone tocando, um alarme ou simplesmente alguém te pedindo para acordar…

Pois bem, essa habilidade do cérebro em incorporar barulhos externos pode ser muito bem explorada com relação aos sonhos lúcidos. Para os mais leigos, quando o seu corpo escuta um barulho na “vida real”, sua mente instantaneamente o associa ao sonho para fazer com que esse som fora de contexto tenha sentido.

O método RAUSIS permite que você adormeça rapidamente em um profundo sono REM. A partir daí, você atingirá um estado hipnagógico (uma sonolência que precede o sono verdadeiro) e estará pronto para atingir o tão esperado momento dos sonhos lúcidos.

De acordo com os estudos de Jean Rausis, 6 em 10 indivíduos são capazes de ter sonhos lúcidos logo na primeira tentativa, enquanto os outros 4 conseguiram dentro de 3 tentativas. Sendo assim, em comparação com outras técnicas que envolvem gatilhos externos, RAUSIS se mostrou extremamente eficiente.


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Como ter sonhos lúcidos com o método RAUSIS?

Para praticar essa técnica você vai precisar de dois itens básicos: um celular e um despertador (ou dois celulares, ou dois despertadores, ou um celular com as configurações necessárias). Agora basta seguir os passos a seguir:

  • RAUSIS: a famosa técnica para ter sonhos lúcidos - 1

    Defina um alarme

    Pegue o primeiro despertador e defina o alarme exatamente três minutos antes do próximo despertador. O volume do alarme deve estar em alto e bom som, e é você quem define o horário. Você pode praticar a técnica tanto pela manhã quanto durante o sono noturno, o importante é que você esteja se sentindo cansado o suficiente para dormir.

    É importante frisar que o segundo alarme não deverá tocar “infinitamente”. Arranje algum dispositivo que repita o barulho somente durante um certo tempo (entre 30 e 60 segundos), e então pare.

    Caso você fique exposto ao barulho do segundo alarme durante muito tempo, as chances de que você acorde são muito grandes, e não é isso que você quer aqui.

  • RAUSIS: a famosa técnica para ter sonhos lúcidos - 2

    Aperte o botão “soneca” quando ele tocar

    Quando o primeiro alarme tocar, ative o modo “soneca” imediatamente. É importante dizer a si mesmo que o próximo som que ouvir estará presente nos seus sonhos. Esse aviso deixará a sua mente na expectativa de ouvir um outro alarme.

    Vale dizer para que você deixe o dispositivo do primeiro alarme bem próximo a você. Assim que ele tocar, abra levemente seus olhos, desligue o alarme e volte a dormir, sabendo que o segundo horário irá tocar.

    Seu sono não deverá ser interrompido, e a função do primeiro alarme é a de te colocar em um curto estado REM.

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    Escute o próximo alarme

    Assim que você voltar a dormir, dentro de 3 minutos o próximo alarme irá tocar. Esse barulho deve ser audível o suficiente. E a partir daí o som deverá aparecer em seus sonhos, incluído em algum contexto da história criada pela sua mente.

  • RAUSIS: a famosa técnica para ter sonhos lúcidos - 4

    Você está em um sonho lúcido

    Agora você está em um estado hipnagógico, e finalmente pode ter sonhos lúcidos. Aproveite, por esse é o estágio em que você pode fazer tudo o que quiser. No entanto, é importante que, dentro do sonho, você se afaste daquilo que emitindo barulho (no caso, seu alarme), para que então esteja livre para comandar seus sonhos.

A importância do estado hipnagógico

No método RAUSIS de sonhos lúcidos, o foco é justamente atingir esse estado. E ele deverá acontecer no momento em que você desligar o primeiro alarme e seu corpo quiser voltar a dormir. A partir daí, você implantou um gatilho, e uma voz em sua mente que deve estar te alertando que outro alarme irá tocar — momento em que um curto estado hipnagógico tem início.

Quando você se encontra parcialmente desperto e parcialmente adormecido, chegamos ao estado ideal para se ter sonhos lúcidos.


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Detalhes para o sucesso da técnica

Apesar de parecer simples, alguns detalhes precisam ser ajustados para que a técnica RAUSIS funciona como se deve. Veja quais são os principais tópicos para ter sonhos lúcidos o mais rápido possível.


Defina com precisão o volume dos seus alarmes

Ajustar o volume dos seus alarmes é um dos detalhes mais importantes, especialmente o segundo. Afinal, se o volume estiver alto demais, irá acorda-lo; e se baixo demais, deixará que você permaneça adormecido.

Uma dica é realizar alguns testes antes de utilizar a técnica pra valer. Defina um volume e vá ajustando-o até chegar num limiar. O som do primeiro alarme deve acorda-lo sem sustos e o segundo deve apenas ser suficiente para penetrar no seu subconsciente, sem que você desperte.


3 minutos de intervalo não são um padrão

Durante o passo a passo, demos a dica para que você definisse 3 minutos de intervalo entre um despertador e outro. Entretanto, este é apenas um número padrão, e pode variar dependendo do tempo que você demora para voltar a dormir.

Você se conhece melhor que ninguém, então sinta-se livre para ajustar o intervalo para 4, 5 ou até 6 minutos. Cuide desses ajustem assim como lidou com o volume dos alarmes.


Não tente forçar o som em seus sonhos

Mesmo que tudo esteja perfeitamente definido, sua mente pode ter dificuldades em incluir o som externo em seus sonhos. Ainda assim, você não deve tentar forçar esse barulho.

Além de não funcionar, isso pode tornar o processo ainda mais difícil na próxima tentativa. Não deu certo? Apenas desligue o despertador, durma e tente de novo em outro momento.

Eventualmente, sua mente deve se acostumar com o fato de que você não tem intenção de acordo no segundo alarme, e isso deve tornar ainda mais propício que o som chegue aos seus sonhos e se transforme em um gatilho para os sonhos lúcidos.


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Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar