.
Projeciologia - o que é a ciência que estuda a projeção da consciência?

Projeciologia - o que é a ciência que estuda a projeção da consciência?

A projeciologia de um modo bem simples seria como um subcampo que estuda de maneira mais específica as projeções de consciência, tão conhecidas da projeção astral. A projeção astral faz parte de um campo de estudos muito amplo e que engloba diferentes tipos de manipulação da consciência, por assim dizer.

O próprio termo projeciologia vem do latim “projectio” que em tradução livre significa exatamente “projeção”. Ela também é parte do espectro de conhecimentos criado em grande parte pelo então estudioso e médium, Waldo Vieira.

O que é a Projeciologia?

O estudo da projeção astral e da projeciologia ainda carece de muitos dados a serem coletados. Mesmo que não seja um campo de estudos exatamente novo, devido a certas limitações físicas a obtenção de dados mais concretos se torna dificultosa.

Os estudiosos do tema explicam que a consciência é algo que se utiliza de muitos veículos para se manifestar e se comunicar. O corpo humano físico é apenas um desses veículos, e obviamente o mais tangível deles – e assim perceptível aos sentidos físicos mais comuns.

Porém, esses sentidos são dominantes quando estamos acordados. Já quando entramos em um estado de sono acontece uma pequena transformação no modo como esses sentidos atuam. É como se enquanto acordados e em estado de vigília, todos os nossos sentidos estivessem acoplados uns aos outros de forma uniforme e atuando em conjunto.

No entanto, quando somos induzidos ao sono, o relaxamento proporcionado por esse estado permitiria que nossos diferentes sentidos pudessem aos poucos se desencaixar e liberar a consciência para se manifestar com mais liberdade. Ela não mais estaria necessariamente presa a esse modo básico.

Como funciona a Projeciologia?

Durante o processo da Projeciologia, o corpo físico continua em estado de dormência e relaxamento, mantendo todas as suas funções biológicas em estado de normalidade; nenhum processo é interrompido e assim não existe nenhum risco saúde física. Entretanto, a consciência poderia se projetar para fora a partir de outro corpo menos densos: os corpos sutis do emocional e do psicossoma. Isso sem nos esquecer que existem ainda manifestações corpo mental ou mentalsoma, que denotariam um controle e uma lucidez ainda maior dessa consciência.

As experiências obtidas durante uma projeção são muito variadas, sendo que as mais comuns envolvem a sensação de flutuar e ver seu próprio corpo adormecido enquanto paira sobre ele, como se fizesse parte do próprio ar.

Pela projeciologia, isso é explicado pelo fato de a projeção, ou manifestação da consciência extracorpórea, ser também uma forma de manifestação bioenergética, onde muitos copos podem ser conectados como o soma, psicossoma, mentalsoma e energossoma, formando o conjunto de holossoma.

São também descritas como sensações frequentes ruídos dentro da cabeça, pequenas vibrações, sensação de queda-livre e a conhecida incapacidade de mover seu próprio corpo devido a desconexão da consciência – o que pode ser confuso, a princípio.


Clique Aqui: 5 sinais de projeção astral: saiba se a sua alma sai do seu corpo


Como surgiu a projeciologia?

Tal como o próprio Waldo, muitos adeptos da área colocam a projeciologia dentro da conscienciologia. Por sua vez, ela faria parte da esfera dos fenômenos de projeção astral, estudando de forma muito específica a maneira como se projeta a consciência, seu próprio ego e personalidade humana para fora do corpo físico, mas de uma maneira totalmente integral.

O fenômeno de projeção astral e seus estudos, na realidade, já são observados e datados desde tempos muito antigos, e comumente recebem também as denominações de desdobramento, projeção astral, EFC (que significa “Experiência Fora do Corpo”) ou até mesmo sua sigla em inglês, OBE.

Porém Waldo procura propor uma análise deste mesmo processo sob uma ótica diferente, criando inclusive o termo projeciologia. Nela Waldo diz como é importante diferenciar com muita precisão o que seria efetivamente uma projeção e o que seria um sonho, por exemplo.

A proposta de Waldo surgiu ainda no início da década de 80, com a publicação de seu livro “Projeções da Consciência”, onde descreve em detalhes o que considera realmente uma projeção energética consciente completa. Ou seja, uma forma de consciência operando livremente fora do estado restritivo do corpo físico.

Waldo é, segundo ele próprio, um projetor consciente desde os 9 anos de idade e portanto sempre esteve inteirado sobre pesquisas dessa área. Após o lançamento de seu livro e ainda na década de 80, mais precisamente no ano de 1986, propôs o tratado Projeciologia – Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano, um documento onde descrevia muito bem seus estudos sobre a projeciologia e a conscienciologia.

Esse importante documento é considerado por muitos centros de pesquisa ao redor do mundo como uma grande referência literária no estudo da projeção consciente.

“Sair do corpo humano, com lucidez, é a mais preciosa e prática fonte de esclarecimentos e informações prioritárias acerca dos mais importantes problemas da vida, elucidando-nos sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos.” – Waldo Vieira, 1997.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Redatora, yogi e entusiasta da vida. Ama gatos, cinema, música, literatura e não perde a oportunidade de conhecer o novo. Vê na espiritualidade o caminho para aceitar, aprender e evoluir sempre.