.
Massoterapia: origem e como realizar?

Massoterapia: origem e como realizar?

A massoterapia é uma terapia que está crescendo cada vez mais em nosso tempo. Já reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ela possibilita diversas benefícios aos seres humanos, entre eles, o relaxamento, a cura de doenças musculares e até mesmo o regulamento do fluxo sanguíneo.

Origem da massoterapia

A massoterapia surgiu na Antiga China, há milhares de anos. Vários escritos e ilustrações mostram que antigos pastores chineses já massageavam os seus pés para se verem livres do desconforto de muitas caminhadas.

As mulheres também, durante a gravidez, eram massageadas por seus maridos nas regiões lombar e dos ombros.

Com o passar do tempo, essa técnica se espalhou para todo o mundo, tomando a Índia, o Japão, os países árabes, a Europa e – consequentemente – todo o ocidente.


Clique Aqui: Do-in: automassagem chinesa que alivia dores. Aprenda a fazer!


Benefícios da massoterapia

Tendo em vista os nossos tempos atuais, um dos principais benefícios dessa terapia é justamente o relaxamento. O trabalho e a vida corrida fazem com que acumulemos pontos de tensão em todo o corpo. Você mesmo pode sentir passando a mão atrás da sua nuca ou em outros lugares próximos à costela e às costas.

Quando você encontra esses pontos, você percebe que apenas os pressionando uma dor já aparece, como se fosse uma infecção leve que te deixa duro e se sentindo “quebrado” e, por vezes, muito incomodado.


Massoterapia: como massagear?

Existem diversos tipos de massagens e motivos para escolhê-las separadamente.

A massagem com pedras quentes é importantíssima para a harmonia de toda sua coluna e costas. Para pessoas que trabalham muito tempo em uma mesma posição, as pedras quentes liberam reagentes na camada da hipoderme que, pela circulação sanguínea, relaxam todo o nosso tronco.

O Shiatsu, técnica sino-japonesa, é também muito importante e vem crescendo com o passar do tempo. Ela consiste em massagens pontuais com os dedos, por onde apenas a pressão de dedos específicos em lugares previamente estudados pode promover até mesmo a cura de doenças, como a depressão e o mal-estar.

A Shantala, outra massagem muito conhecida, é realizada em bebês, sobretudo em recém-nascidos. Ela consiste em deitarmos o bebê sobre o nosso colo e, com um óleo para bebês, massagearmos todo o corpinho dele, fazendo movimentos com os dedos de maneira que toda a mão deslize, do pescoço até os pés.


Clique Aqui: Abhyanga – a massagem ayurvédica dos óleos vegetais


Contraindicações

Dificilmente as massagens são contraindicadas, entretanto, se você estiver sentindo fortes dores na região, tome cuidado e procure não pressionar muito. Caso essas dores aumentem com o passar do tempo, procure um médico.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.