.
Inteligência espiritual: quanto mede a sua?

Inteligência espiritual: quanto mede a sua?

Discutir inteligência é algo sempre complicado, pois vários fatores estão associados. Desde o nascimento do QI, que mede a nossa inteligência humana, até o QE, que mede a nossa inteligência emocional, vários estudiosos vêm trabalhando e, recentemente, estuda-se então o QS, também conhecido como a Inteligência espiritual.

QI: Inteligência padrão

A inteligência padrão, medida por testes de QI, é responsável por medir a nossa capacidade de pensar, de fazer cálculos, de raciocinar sob pressão. São julgados conhecimentos de física, matemática, história, etc. O seu funcional é o cérebro.


Clique Aqui: Que tipo de inteligência você possui? Descubra!


QE: Inteligência emocional

Essa inteligência, que também fora novidade há pouco tempo, mede o nosso coração, como gerimos as nossas emoções e de que maneira estamos preparados para a vida. Nela, o coração é o seu funcional.


QS: Inteligência espiritual

E, por fim, temos a inteligência Espiritual, um dos tópicos que mais vêm sendo estudado nas universidades de psicologia e psiquiatria. Nela, é estudado o funcional da “alma”, ou seja, de que maneira ela se adequa e é ativa para a nossa vida.

A especialista Danah Zohar é um dos nomes mais influentes nesse domínio. Em suas últimas pesquisas, ela nos decifrou ao menos 10 características que toda pessoa de alta QS possui, ou seja, as pessoas mais inteligentes espiritualmente:

  • São repletas de compaixão
  • São espontâneas sem medo
  • Enxergam as coisas de maneira mais ampla e universal
  • Não têm receio de perguntar “por quê?”
  • Nutrem a independência física, material e emocional
  • São a favor da diversidade
  • São holísticas
  • Sabem aproveitar os malefícios e as desvantagens a seu favor
  • Seguem seus ideais e nunca abandonam seus valores
  • Procuram o autoconhecimento e o divulgam

Como vocês puderam ver, a Inteligência Espiritual pressupõe uma visão vasta e global do ser humano. O aspecto holístico, de compreender o todo sem deixar de lado cada parte é essencial, pois permeia todos os caminhos desta inteligência.

O respeito à diversidade, por exemplo, é uma prova disso. Quando respeitamos tudo o que é diverso, sabemos reconhecer nas minorias, nos pequenos detalhes e nas mínimas coisas, um dos tijolos para a construção de um grande castelo de autoconhecimento.

“O primeiro dever da inteligência é desconfiar dela mesma.”
Albert Einstein

Uma mente universal, quando se desenvolve exponencialmente, nunca mais será a mesma. Ela se expande até alcançar a graça de si mesma.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.