13 sinais de que você tem inteligência emocional
Em 1995, o psicólogo e jornalista científico Daniel Goleman publicou um livro apresentando o conceito ainda inicial de inteligência emocional. A ideia de que a capacidade de entender e gerenciar emoções aumenta, e muito, nossas chances de sucesso, decolou rapidamente e influenciou bastante a maneira como as pessoas pensam sobre as emoções e o comportamento humano.
Mas a inteligência emocional se manifesta na vida cotidiana?
Existem várias ações que ilustram como a inteligência emocional se reflete no mundo real.
Aqui estão 13 sinais de que você tem inteligência emocional:
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Você pensa nos sentimentos
A inteligência emocional começa com o que é chamado de consciência pessoal e social, a capacidade de reconhecer emoções (e o impacto delas) em você e nos outros. Essa consciência começa com a reflexão. Você se faz perguntas como:
– Quais são meus pontos fortes emocionais? Quais são minhas fraquezas?
– Como meu humor atual afeta meus pensamentos e tomadas de decisão?
– O que está acontecendo na realidade que influencia o que os outros dizem ou fazem?Questões como essas oferecem informações valiosas que podem ser usadas em sua vantagem.
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Você faz pausas necessárias
A pausa é tão simples quanto tirar um momento para parar e pensar antes de falar ou agir. (Fácil na teoria, difícil na prática.) Isso pode ajudá-lo a evitar momentos embaraçosos ou a assumir compromissos sem pensar.
Em outras palavras, a pausa ajuda a evitar uma decisão permanente com base em uma emoção temporária.
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Você se esforça para controlar seus pensamentos
Você não tem muito controle sobre a emoção que experimenta em um determinado momento. Mas você pode controlar sua reação a essas emoções – concentrando-se em seus pensamentos. (É o famoso ditado: você não pode impedir um pássaro de pousar na sua cabeça, mas pode impedir que ele construa um ninho).
Ao se esforçar para controlar seus pensamentos, você resiste a se tornar um escravo de suas emoções, se permitindo viver de uma maneira que esteja em harmonia com seus objetivos e valores.
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Você se beneficia das críticas
Ninguém gosta de feedback negativo. Mas você sabe que a crítica é uma chance de aprender, mesmo que não seja apresentada da melhor maneira. E mesmo quando é improcedente, oferece uma oportunidade de compreender como os outros pensam.
Ao receber feedback negativo, você mantém suas emoções sob controle e se pergunta: como posso melhorar com isso?
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Você mostra autenticidade
Autenticidade não significa compartilhar tudo da sua vida, para todos, o tempo todo. Significa dizer o que você quer dizer, significa agir de acordo com seus valores e princípios acima de tudo.
Você sabe que nem todo mundo irá compartilhar seus pensamentos e sentimentos. Mas aqueles que se importam o farão.
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Você demonstra empatia
A capacidade de mostrar empatia, que inclui a compreensão dos pensamentos e sentimentos dos outros, ajuda você a se conectar com os outros. Em vez de julgar ou rotular os outros, você trabalha duro para ver as coisas através dos olhos deles.
Empatia não significa necessariamente concordar com o ponto de vista de outra pessoa. Em vez disso, trata-se de se esforçar para entender – o que permite que você construa relacionamentos mais profundos e alinhados.
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Você elogia os outros
Todos os humanos desejam reconhecimento e apreciação. Quando você elogia os outros, você satisfaz esse desejo e constrói confiança no processo.
Tudo isso começa quando você se concentra no bem dos outros. Então, ao compartilhar especificamente o que você aprecia, você os inspira a serem a melhor versão de si mesmos.
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Você dá feedbacks úteis
O feedback negativo tem um grande potencial de prejudicar os sentimentos dos outros. Percebendo isso, você reformula a crítica como feedback construtivo, para que o destinatário o veja como útil, e não prejudicial.
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Você não vê problema em pedir desculpas
É preciso força e coragem para pedir desculpas. Mas fazer isso demonstra humildade, uma qualidade que naturalmente atrairá outras pessoas a você. A inteligência emocional ajuda você a perceber que pedir desculpas nem sempre significa que você está errado. Significa valorizar mais o seu relacionamento do que o seu ego.
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Você perdoa e esquece
Se apegar ao ressentimento é como deixar uma faca dentro de uma ferida. Enquanto a parte ofensiva segue em frente com sua vida, você nunca se dá a chance de se curar.
Quando você perdoa e esquece, impede que outras pessoas mantenham suas emoções reféns – permitindo que você avance na sua vida.
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Você mantêm seus compromissos
Hoje em dia, é comum as pessoas quebrarem um acordo ou compromisso quando sentem vontade. É claro que furar uma noite de Netflix com um amigo causará menos danos do que quebrar uma promessa ao seu filho ou perder um prazo importante relacionado aos negócios.
Mas quando você tem o hábito de manter sua palavra – em grandes e pequenas dimensões – você desenvolve uma forte reputação de confiança.
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Você ajuda os outros
Uma das melhores maneiras de impactar positivamente as emoções dos outros é ajudá-los. As pessoas realmente não se importam onde você se formou, nem mesmo de onde você veio. Mas quantas horas você deseja tirar do seu dia para ouvir ou ajudar? Você está pronto para ser um verdadeiro soldado e estar ao lado deles?
Ações como essas criam confiança e inspiram outras pessoas a seguirem sua liderança quando for importante.
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Você se protege da sabotagem emocional
Você percebe que a inteligência emocional também tem um lado sombrio – como quando os indivíduos tentam manipular as emoções dos outros para promover uma situação pessoal ou para alguma outra causa egoísta.
E é por isso que você continua aprimorando sua própria inteligência emocional – para se proteger quando isso acontecer.
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