.
Descubra o poder do Tui Na – sistema milenar de massoterapia

Descubra o poder do Tui Na – sistema milenar de massoterapia

Além da aplicação de agulhas e outros aparatos, a Medicina Tradicional Chinesa pode usar as próprias mãos do terapeuta como instrumento de cura. O Tui Na é um sistema milenar de massoterapia que muitos defendem ser o mais antigo da terapia chinesa. Tui significa “deslizar” e Na significa “segurar com força”. O terapeuta utiliza as mãos ou outras partes do corpo para obter a circulação do Qi, seguindo os conceitos referentes aos meridianos e pontos trabalhados na acupuntura.

Acredita-se que o Tui Na nasceu entre 4000 a.C e 3000 a.C, de acordo com registros encontrados em ossos e cascos de tartaruga. O Tui Na é anterior aos sistemas de massoterapia japoneses que são mais conhecidos no Brasil como Am Ma e Shiatsu. Conheça um pouco mais sobre essa terapia, seu surgimento e aplicações.

“O massoterapeuta antes de tudo faz das suas mãos uma extensão da sua mente, espírito e do seu coração”
Desconhecido

A história do Tui Na

Durante a dinastia Ming, surgiram dois relevantes livros que marcaram a Medicina Chinesa: Os 10 volumes de massoterapia de Huan Di e Qi Po (Huan Di Qi Po Am Mo Shi Juan) e o Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo (Huan Di Nei Jing). Infelizmente, os volumes sobre massoterapia foram perdidos na história. Entretanto, várias referências deste clássico encontram-se no Huan Di Nei Jing.

A massoterapia chinesa teve origem na região central do país, devido à grande quantidade de trabalhadores nas plantações de arroz. Como eles ficavam expostos muito tempo à umidade,  sofriam com edemas. A forma considerada mais eficaz para tratamento era justamente terapias que usavam recursos mecânicos para melhorar a circulação de Qi, assim como a circulação de sangue e líquidos corporais.

Uma das grandes evoluções do Tui Na foi o surgimento de outra técnica chamada de Xiao Er Tui Na – que significa Tui Na para pessoas pequenas ou Tui Na pediátrico. Trata-se de uma prática que exige estudo aprofundado e apresenta grandes ganhos para o uso da medicina chinesa em crianças, especialmente ocidentais, por não usar agulhas ou moxabustão.


Clique aqui: Conheça a Moxabustão – poderosa técnica de acupuntura térmica


A aplicação do Tui Na

A partir de manobras específicas de manipulação, é possível estimular acupontos e os trigger points (pontos gatilhos, utilizados em Reumatologia para definir a fibromialgia, por exemplo). A prática libera aderências musculares e tendinosas, promovendo um fluxo melhor de Qi.  A Tui Na atua nas dores musculoesqueléticas e no controle das alterações emocionais, tais como ansiedade e estresse. Isso acontece devido seu efeito relaxante, promovido pela circulação mais eficaz de sangue e Qi.

O Tui Na possui diferentes manobras e algumas delas são bem específicas. Podemos ressaltar duas delas que são dignas de destaque:

  • Yi Zhi Chan Fa (Meditação com um dedo): Essa é uma das manobras mais difíceis do Tui Na. Ela é muito eficaz para o tratamento baseado nos pontos da acupuntura. Sua execução usa a ponta do dedo polegar junto com a flexão e extensão da articulação distal.
  • Gun Fa (Rolamento): Essa é a manobra mais conhecida do Tui Na. Ela combina movimentos de supinação e pronação do braço com extensão e flexão do punho.

A lenda diz que as manobras do Tui Na devem ser praticadas com um saco de arroz. Para ficar bom na manobra Gun Fa, o praticante deve treiná-la no saco de arroz até que o seu conteúdo vire pó. Todos que se propõe a fazer o Tui Na devem aprender essa manobra básica.


Clique aqui: Conheça os grandes benefícios da eletroacupuntura


Mais sobre a Tui Na

O ato de apertar, esfregar e esquentar é até um pouco instintivo. De forma inconsciente, quando sentimos uma dor, temos o hábito de massagear o lugar. A massagem promove melhor circulação de Qi no local comprometido por estagnação do mesmo, como logo depois de uma pancada. O Tui Na une esse instinto com o conhecimento da medicina chinesa sobre o Qi, os meridianos e os acupontos, estabelecendo uma técnica que tanto o terapeuta quanto o próprio paciente podem aplicar. Você entendeu certo! O Tui Na pode ser auto aplicado. Basta ter mínima noção sobre Acupuntura ou ser orientado por um acupunturista. Com a informação devida, você pode estimular uma região ou meridiano afetados para promover a circulação Qi. Porém, como se trata de energia, nada melhor que a “troca energética” entre terapeuta e paciente. Isso explica o porquê da maioria dos pacientes preferirem a atuação de outra pessoa junto à técnica.

O Tui Na consiste na estimulação com as mãos ou até com outras partes do corpo (cotovelos, joelhos, punhos) em determinados pontos. O tempo de cada sessão depende do terapeuta. Não é preciso estar doente para usufruir os benefícios do Tui Na, pois ele atua na prevenção, seguindo os conceitos da Medicina Tradicional Chinesa de circulação do Qi. Por ser um pouco vigorosa, a prática não é aconselhada para pacientes com problemas de pele, gestantes ou pessoas com doenças no sistema linfático.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.